Plano de trabalho dos estágios licenciatura artes visuais

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Artes cênicas

Documento 1

O plano de trabalho em questão constitui-se como um importante instrumento de conhecimento e de integração do discente na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Serão abordados neste relatório diversos aspectos relativos ao papel do educador da educação infantil, ressaltando-se a relação deste profissional com a equipe pedagógica, e o seu papel dentro dos documentos institucionais, com uma visão voltada para os estudos das Artes Visuais. Será realizada uma análise textual a respeito o ensino de artes visuais, uma análise de vídeos em que gestores explicam a importância do papel da equipe de direção escolar, e ainda foram desenvolvidos aqui dois planos de aulas. Os planos de aula contidos aqui, foram desenvolvidos para alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Discutiu-se ainda, o Plano Político Pedagógico (PPP) que é um documento de suma importância para qualquer instituição que trabalhe com educação. Nesse sentido, o estudo da Arte, torna-se essencial em escolas, sendo peça fundamental da formação de alunos desde a educação infantil. Percebe-se, no entanto, que a disciplina de Artes, que trata da representação da cultura por diversos meios, não tem sido levada a sério como deveria. Infelizmente, há um entendimento generalizado em escolas públicas de que a disciplina de Artes é apenas um momento de lazer, com um fim no próprio prazer de se divertir, não de entender sobre assuntos culturais relevantes para a formação dos alunos enquanto cidadãos. É de grande importância trazer ao aluno, o conhecimento de Artes desde a primeira infância.

É essencial ainda, entender a finalidade e importância da mesma na educação infantil. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? Os documentos se relacionam diretante, pois o PPP serve para orientar as atividades e ações tomadas pela escola, estas ações são elaboradas com base no contexto social da escola, e nos objetivos contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isto é, a Base Nacional, é também uma orientadora dos princípio descritos no Projeto Político da escola. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados.

Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? A avaliação constitui-se de parte extremamente relevante no processo pedagógico, com a função de verificar os avanços pessoais alcançados por cada aluno. Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. A equipe deve orientar o professor em relação à necessidade de planejamento das aulas, levando-se em consideração as habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular. Aplicar avaliação diagnóstica antes da avaliação, deve-se considerar o fato de que as turmas são heterogêneas, e os alunos possuem desempenho diferenciado em diferentes áreas e cada um deve ser estimulado de alguma forma.

Dessa maneira o professor deve considerar outros modos de realizar a avaliação diferentes das provas escritas, do modo tradicional, assim, o aluno poderá apresentar os avanços obtidos de maneiras diferentes. No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar. Nesse sentido, é necessário levar em consideração as especificidades de cada região, com o intuito de que o currículo faça parte do contexto de vida do aluno. b). Quais outros documentos deverão ser considerados? A Lei de Diretrizes e Bases, Plano Político Pedagógico, Regimento Escolar Interno e Proposta de Intervenção Pedagógica. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 1.

Como podemos entender o termo Transversalidade? O termo Transversalidade representa a base de um processo que torna possível a aquisição de conhecimento com a integração dos conhecimentos de duas ou mais disciplinas. A metodologia utilizada é muito importante para os futuros docentes da Educação Básica. A interdisciplinaridade, faz com que os estudantes criem um elo com a disciplina no sentido de estabelecer um vínculo dos conteúdos estudados com a realidade, sendo assim, possibilita-se um maior impacto no aprendizado de conteúdos. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS A evasão de estudantes em quaisquer níveis da Educação básica, e o não rendimento nas aulas, é uma dificuldade relatada por diversos professores. É fato, que escolas públicas em geral não possuem muitos atrativos que chamem a atenção do aluno para as questões do aprendizado e a importância do estudo, pois não há investimento suficiente nessas instituições.

Como consequência da falta de investimento, os administradores dessas instituições não conseguem propiciar situações com melhores condições de trabalho. E isto, reflete nos momentos de ensino em sala de aula. Muitas vezes o aluno quer simplesmente colocar um fone de ouvido e não dar atenção ao professor. Este tipo de atitude, deve ser combatido através de propostas de ensino que contemplem o uso do celular, visto que o mesmo é algo que os alunos tem interesse em sempre terem por perto. Os professores poderiam pensar em aulas contextualizadas que usassem o smartphone para realizar atividades, dessa forma, os alunos que tem o aparelho poderiam utilizar o mesmo em sala de aula a fim de usá-lo para a realização de atividades escolares. PLANOS DE AULA Plano I PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA  Matemática ANO  5º ano TURMA  A PERÍODO  Matutino CONTEÚDO • Cores primárias e secundárias; • Desenhos.

Disponível em: < https://gabrielaganem. com/2017/07/cores-quentes-cores-frias/>. Acesso em: 29 set. Plano II PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA  Matemática ANO  5º ano TURMA  A PERÍODO  Matutino CONTEÚDO • Desenho; • Criação de Máscaras; OBJETIVOS Objetivo Geral: A construção e o uso da máscara Objetivos Específicos: • Aumentar a habilidade de criação; • Trabalhar a imaginação dos alunos; • Compreender a origem da Máscara; • Reproduzir máscaras personalizadas.   METODOLOGIA • De início, o professor questionará os alunos se os mesmos conhecem personagens que usam máscara. Acesso em: 26 set. CONSIDERAÇÕES FINAIS A realização das atividades aqui presentes, foram de grande valia para o educador que trabalhará os conhecimentos de Artes Visuais com os seus futuros alunos. As artes desempenham na vida do aluno um importante papel, e é de suma importância que os alunos conheçam e estudem sobre o assunto.

Nas atividades constantes nesse trabalho foi possível estabelecer uma conexão entre a teoria e a prática em um educandário. Foi possível compreender que não existe uma teoria sem a prática, pois estas, se complementam para formar o conhecimento. História das Máscaras. Disponível em: < https://www. coladaweb. com/cultura/historia-das-mascaras>. Acesso em: 26 set. player. liquidplatform. com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/ec6a387c0ac49fc6fb21a5cd127a9a0a>. Acesso em: 13 jun. BATTINI, Okçana. aspx?id=%2Fpersonal%2Figor%5Fzanatta%5Fkroton%5Fcom%5Fbr%2FDocuments%2FTextos%2FMetodologias%20Ativas&originalPath=aHR0cHM6Ly9rcm90b24tbXkuc2hhcmVwb2ludC5jb20vOmY6L2cvcGVyc29uYWwvaWdvcl96YW5hdHRhX2tyb3Rvbl9jb21fYnIvRWdMSXR0aWdibHBIc2NtVFBURnF4N0VCRFpuRHdYTkJOMkhkXzROMFQyTGloQT9ydGltZT1ITnJuSG4wVjJFZw>. Acesso em 14 jun.

FILLOS, Leoni Malinoski. MARCON, Luzia da Conceição Jorge. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: significados e saberes sobre a profissão docente.

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