Plano de trabalho dos estágios licenciatura historia

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:História

Documento 1

O Estágio constitui-se como um importante instrumento de conhecimento e de integração do discente na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Serão abordados neste relatório diversos aspectos relativos a administração escolar e estrutura pedagógica da mesma, com uma visão voltada para os estudos das Artes Visuais. Será realizada uma análise textual a respeito da gestão, uma análise de vídeos em que gestores explicam a importância do papel da equipe de direção escolar, e ainda será desenvolvido aqui um plano de ação, este poderá ser aplicado tanto para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, quanto para discentes do Ensino Médio. O plano, denominado “Um tour pelas Artes Visuais”, constou de uma conjunto de atividades, a maioria das mesmas será desempenhada pelos alunos, outras pelos professores, sempre contando com o apoio da Gestão escolar.

Todas as atividades a serem realizadas pelos alunos, estarão sob a supervisão do docente, professor de Artes. Após a constituição de 88, mais precisamente a partir da década de 90, o papel da gestão educacional passou de ser um serviço minimamente gerencial, ou seja, de se preocupar apenas com questões econômicas, e de estrutura física das escolas, para então tornar-se um papel participativo, ou seja, o diretor de escola pública deveria ser escolhido através de voto direto, eleito por uma comunidade acadêmica, esta, denominada colegiado escolar. Considerando-se ainda que as conquistas da escola, são um produto da luta de todos os envolvidos na educação, nada mais justo do que a escola ser regida por um conselho que envolva estes agentes, assim, surge o colegiado escolar.

O papel do diretor agora, torna-se de articular o trabalho da gestão, de maneira democrática. A Gestão democrática, através do colegiado escolar, passa então a registrar as diretrizes que determinam os rumos da educação através de projeto, que deve ser em sua essência: político, público para a comunidade escolar, e que leve em conta os aspectos pedagógicos necessários para a construção da sociedade. REGIMENTO ESCOLAR • 1. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes. A escola em questão, trabalha em tempo integral com dois diretores, um deles, o diretor pedagógico atua junto da equipe pedagógica, atendendo diretamente professores e alunos, o outro diretor atua no gerenciamento de pessoas e gerenciamento financeiro.

Há ainda dois pedagogos, um trabalha de forma corriqueira, atendendo pais, alunos e aos professores, o outro pedagogo atua como coordenador pedagógico, com 4 professores coordenadores de áreas. Os diretores controlam de forma direta todas as atividades que são desenvolvidas na escola, principalmente na manutenção. Acompanham os funcionários na limpeza, no lanche. Nesta aula, o professor pedirá que os alunos que tocarem instrumentos, como flauta, violão e pandeiro, e os alunos que souberem desenhar, cantar, dançar, fazer grafitti ou qualquer outra manifestação de arte, se mobilizem para expressar movimentos de rap, e artes urbanas. Momento 3: De posse dos materiais pedidos na aula posterior, os alunos deverão apresentar para o professor o que prepararam durante a semana. As músicas, danças, grafitti, e expressões artísticas.

Estes, sob supervisão e colaboração participativa da gestão, ainda se apresentarão em um momento cultural nos horários de intervalos da instituição. Momento 4: Para este momento, o professor fará uma exposição com auxílio de um projetor, das fotos feitas durante os 3 momentos que se passaram. Dessa maneira, o professor distribuirá cartazes, e pedirá que os alunos representem toda a arte pesquisada em forma de desenhos, colagens, origamis, dentre outras. Momento 7: O professor Marcará previamente uma data, para que neste momento, os alunos façam a exposição de todas as atividades desenvolvidas para a comunidade acadêmica. A gestão pedagógica, se encarregará de junto com o professor e os alunos, organizarem este momento para toda a comunidade. Nesta aula, serão anunciados os vencedores do concurso de fotografias, estes receberão prêmio simbólico perante toda a comunidade.

OBJETIVOS DO PLANO DE AÇÃO O objetivo de realização da proposta em questão, visa aguçar de forma crítica a criticidade dos alunos, para que estes compreendam através de suas próprias pesquisas o significado da Arte, e a sua importância para toda a sociedade. Durante a realização do Estágio, algumas tarefas foram realizadas com o intuito de aproximar o estagiário da prática e convívio escolar, de forma a encarar o trabalho docente com a seriedade que lhe é devida. As análises de vídeo e texto, mostraram de forma clara a necessidade de compreender como funciona a estrutura de um educandário, conhecendo bem os seus documentos e a importância dos profissionais dentro da Gestão. O Plano de Ação, em que pretende-se estudar as Artes Visuais com alunos da Educação Básica, foi de grande ajuda para contemplar a grandiosidade da função de um professor de Artes.

“Um tour pelas Artes Visuais”, como o projeto foi denominado, demonstrou ser a construção de um sonho para o docente, em que foi possível vislumbrar a possibilidade de um aprendizado de forma interessante com resultados gratificantes. Cada aprendizado adquirido nos influenciará quando assumirmos o papel de educadores. A importância do ensino das Artes na escola. Disponível em: <https://epoca. globo. com/ideias/noticia/2016/05/importancia-do-ensino-das-artes-na-escola. html>. liquidplatform. com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/0633ad7a45a6ecac7399e0041e76bb34>. Acesso em 15 jun. VIRGÍNIA, Deise. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE ARTES: Ensino Fundamental II.

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