Plano de Aula ou Sequência Didática, no contexto do Estágio não Presencial, devido a Pandemia Covid-19

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Tempo necessário: Duas aulas de 50 minutos. Etapa de ensino ( ) Ensino Fundamental (anos iniciais) ( ) Ensino Fundamental (anos finais) ou Educação de Jovens e Adultos (X) Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos 4. Ano ou série da etapa de ensino Ensino Fundamental (anos iniciais): 1º ano ( ) 2º ano ( ) 3º ano ( ) 4º ano ( ) ou 5º ano ( ) Ensino Fundamental (anos finais): 6º ano ( ) ou 7º ano ( ) ou 8º ano ( ) ou 9º ano ( ) Ensino Médio: 1º ano ( ) ou 2º ano (X) ou 3º ano 5. Objetivos da aula e Competências e Habilidades que serão trabalhadas na aula: 5. Objetivos da aula: Identificar a base do Darwinismo e conhecer a teoria da seleção natural, suas origens e pontos principais, ressaltando a sua importância e implicações para a evolução das espécies. Detalhamento da Aula Estratégia de ensino baseada construção conjunta de conhecimentos, com a realização de breves pausas para evitar a perda de atenção e o desgaste.

Desenvolvimento 1ª etapa Inicialmente, perguntar para a turma o que eles sabem acerca do Darwinismo: do que se trata? Quais os princípios? Quem criou a teoria? Em seguida, fazer uma apresentação do tema, a partir da utilização de uma apresentação de slides sobre a teoria Darwinista, seu surgimento e seus princípios. ª etapa A seguir, transmitir um vídeo de cerca de 14 minutos, cuja referência encontra-se ao final deste plano de aula, sobre a seleção natural, com o intuito de introduzir o tema. Após a transmissão do vídeo, fazer uma breve pausa, de 10 minutos, para que os alunos possam espairecer brevemente e, então, retomar a atenção na aula com maior capacidade de foco. ª etapa Subsequentemente, retomar a discussão por meio de debates sobre seleção natural e sobre os exemplos retratados no vídeo, a fim de revisar e fixar os conteúdos ministrados em aula.

Referências BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. FERREIRA, Fabricio Alves. com/intl/pt-BR/products/forms/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=latam-BR-all-pt-dr-bkws-all-all-trial-e-dr-1009103-LUAC0011908&utm_content=text-ad-none-any-DEV_c-CRE_477535133211-ADGP_BKWS%20%7C%20Multi%20~%20Forms-KWID_43700057676889071-kwd-63319180311&utm_term=KW_forms%20google-ST_forms%20google&gclid=Cj0KCQiA7qP9BRCLARIsABDaZzjPd1MSJ2ZM3uXSZoqN6DOvY39HKOU0YU3y3WEoXXoQiVjsAR7uCegaAtL5EALw_wcB&gclsrc=aw. ds MOTTOLA, Nicolau. O evolucionismo no ensino de Biologia: investigação das teorias de Lamarck e Darwin expostas nos livros didáticos de Biologia do Plano Nacional do Livro Didático do ensino médio - PNLEM. f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. Critérios de Avaliação e Correção do Planos de Aula: Ao elaborar o Plano de Aula (acima) para uma aula não presencial, esteja atento aos critérios que serão considerados na correção do mesmo: - Desenvolvimento adequado de todos os quatorze itens detalhados no Modelo de Plano Aula proposto pelo Claretiano – Centro Universitário de Batatais.

Adequação dos Objetos do Conhecimento/ Conteúdo à etapa do ensino, considerando os saberes propostos pela BNCC. Os Objetos do Conhecimento propostos no Plano de Aula estão adequados à etapa do ensino selecionada, bem como aos Objetos do Conhecimento (Conteúdos) previstos na BNCC para a etapa em questão?) - Ensino Fundamental e Médio: Coerência entre as estratégias de ensino propostas e habilidades e competências previstas para a aula. As estratégias e atividades propostas permitem que as habilidades e competências previstas sejam desenvolvidas?) - Adequação do tempo e dos recursos/materiais aos objetivos da aula. O tempo estipulado para a aula no Plano de Aula, bem como os recursos e materiais, são suficientes para permitir que os objetivos propostos sejam alcançados?) - Instrumento avaliativo proposto e acompanhamento adequado da aprendizagem.

99 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download