PIM VIII UNIP GESTAO FINANCEIRA - JOGOS DE EMPRESAS

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

O resultado não será avaliado somente pelo lucro ou pelo prejuízo, mas sim pela visão que o aluno teve sobre a atividade, enxergando os erros e percebendo as alternativas para estes. O aluno deve fazer um diagnóstico minucioso dos resultados qualitativos e quantitativos. Deverá fazer apontamentos de aprendizagens, com uma visão crítica e alinhada com as discussões de aula. Atenção para a questão 10! 2 Serviço Social Verificar a situação abaixo: Situação 1: o aluno (individualmente) deverá inserir as respostas no formulário próprio, estruturado conforme modelo-padrão no AVA, disponibilizado no fim das etapas do jogo. Situação 2: Esse relatório deve ser feito em grupo, conforme os integrantes cadastrados no sistema. Serviço Social Força de trabalho II) Qual a composição e qualificação da força de trabalho (operários e vendedores)? Explique sucintamente como chegaram na escolha da capacidade.

Em relação a força de trabalho, foram contratados 75 operários no período 1, 13 no período 2 e nenhuma no período 3. No período 4, foram contratados 19 operários, no período 5 foram contratados 25 operários, totalizando 132 operários, completando a força de trabalho e não havendo mais contratações nos períodos 6, 7 e 8. Sobre os supervisores, foram contratados 6 no período 1, mais 1 em cada um dos próximos períodos, 2, 3 e 4, por fim, contratou-se 2 no período 5, totalizando 11 supervisores, também não houveram mais contratações. Estas contratações levaram em conta a progressão de expansão da fábrica e respeitando a relação recomendada de 12 operários para cada supervisor. no período 4 e 4. no período 5, chegando na capacidade final determinada para a fábrica de 21.

Serviço Social Ambiente operacional da empresa Externamente, a empresa atua em grandes mercados, competindo com concorrentes equilibrados e atendendo clientes com diferentes perfis. Além disso, relaciona-se com parceiros institucionais relevantes, conforme descrito a seguir. Mercados e clientes IV) Descreva a estrutura dos mercados disponíveis, especialmente onde a empresa atuou, e descreva os perfis e características dos clientes das regiões de mercado Optou-se pela região 3 para construir a fábrica, isto deveu-se ao objetivo estratégico definido ser a liderança na Região 3, por ser uma região com menor renda e maior população, há maior probabilidade de um grande número de vendas, praticando um preço menor de produto em relação à outras regiões. No final, a empresa teve liderança da região 2, e pouca representatividade na região 1 e nenhuma na 3.

Ficando em último lugar em parcela total de mercado. A Intercool,praticou o mesmo preço para todas as regiões, no valor recomendado de R$ 180, investiu bastante em P&D atingindo o segundo maior nível de qualidade do mercado, nível 4. Conseguiu vice-liderança nas regiões 1 e 2 e muito pouco mercado na 3, ficando em penúltimo lugar em parcela total. A Gelopar, praticou preços intermediários, com maior preço para região 1, menor preço para a região 2 e preço intermediário para região 3. Sendo assim, a empresa conseguiu um ótimo resultado de mercado. Manual de Estágio Análise do foco e consistência estratégica Considerando-se a importância da empresa estabelecer foco estratégico claro para o seu desenvolvimento, seguem análises sobre o desempenho da empresa sob os aspectos de mercado e econômico-financeiro.

VII) Analise a Visão estabelecida pela empresa (pesos atribuídos aos objetivos de longo prazo) e comente se os focos estratégicos de mercado e econômico-financeiro foram bem estabelecidos e se as políticas implementadas nas diversas áreas da empresa foram consistentes com a Visão. Definiu-se como objetivo estratégico em indicadores de mercado, a liderança na região 3 e, em indicadores econômico/financeiros, a liderança em faturamento e em lucratividade. As ações registradas no decorrer dos períodos seguiram estas premissas, uma vez que se planejou o crescimento do tamanho da empresa considerando adequadamente as previsões de venda para cada região, sendo que a produção real ficou coerente com a capacidade de produção real da fábrica, assim as vendas foram assertivas com demanda possível.

Em relação à simulação, o planejamento estratégico foi elaborado com esmero e antecedência, no entanto no decorrer do jogo, mudanças foram necessárias pois os resultados parciais não refletiam o planejado, assim é vital acompanhar o andamento do mercado para garantir a eficiência do plano desenvolvido. Sobre o acesso à informação, foram comprados relatórios sobre parcelas de mercado para avaliar se o objetivo estratégico de liderança estava sendo alcançado, também realizou-se a leitura das notícias e das infonews de cortesia em todos os períodos, para garantir que as tomadas de decisões em cada período tivessem o máximo de embasamento possível. Sobre sustentabilidade, na sessão de valores foi colocado o item “sustentabilidade”, juntamente com "transparência", "compromisso" e "desenvolvimento de pessoas", assim, a empresa se preocupa com tanto com a sustentabilidade ambiental quando social, atuando com processos produtivos limpos.

Serviço Social X) Com as informações fornecidas pelos relatórios da empresa, indicar quais ações podem ser empreendidas pela equipe, para que a empresa melhore o seu desempenho em relação aos objetivos definidos no início da simulação. Atenção! O aluno deverá apontar os erros cometidos e as novas estratégias que implementará para melhorar o seu desempenho.

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