PIM VII - GESTÃO COMERCIAL

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

Orientador(a): Nome ESTADO 2018 RESUMO Este trabalho pretende realizar uma análise à respeito da empresa fictícia MaxMix Comércio Eletrônico, em que se realizou um estudo de caso sobre Canais de distribuição. Em uma segunda etapa, será estudado a empresa comercializadora de cosméticos, Natura, em duas diferentes áreas: entender a saúda financeira sob a ótoca do capital de giro e, após sucinta explicação sobre a legislação ambiental e a importância da preservação do meio ambiente no crescimento das empresas, mostrar a politica de sustentabilidade da Natura e alguns de seus projetos sobre o tema. Para a análise de ambas as empresas, foram utilizados os fundamentos e conceitos das seguintes disciplinas: Canais de Distribuição, Capital de Giro e controle de resultados e, Desenvolvimento Sustentável, respectivamente.

Com base nestes conteúdos, faz-se mais simples entender as estratégias das empresas, entendendo seus números e como todas estas definições se conectam para guiar o atingimento das metas definidas pela organização, que pretendem majoritariamente aumentar sua competitividade, rentabilidade e visibilidade de mercado, sem desfocar da sustentabilidade. Palavras-chave: MaxMix. Capitulo 1- Canais de Distribuição: importância e aplicação. Capitulo 2- Capital de Giro e controle de resultados. Capitulo 3- Desenvolvimento Sustentável. Conclusão. Referências. Por fim, no item 4 será estudado os princípios do desenvolvimento sustentável, contando um pouco sobre nossa legislação ambiental e mostrando como a empresa Natura está em relação às suas práticas e politicas que visam o desenvolvimento sustentável. O trabalho será finalizado com uma conclusão englobando as informações abordadas.

Canais de Distribuição: importância e aplicação Caso de estudo A empresa MaxMix Comércio Eletrônico (fictícia) implantou novos serviços para agregar valor para o cliente final. Entre eles, fez diversas alterações na logística e na distribuição de seus produtos e criou um sistema de logística reversa em parceria com os fabricantes de produtos eletrônicos vendidos em sua plataforma de e-commerce. Ao refletirmos sobre essa pequena proposta, podemos nos perguntar: que ações uma empresa virtual pode adotar para contemplar o comportamento responsável? E a distribuição e a logística como deve funcionar com esse pensamento? Qual o impacto da implantação dessas ações no resultado da companhia? Baseado nesse caso realize os objetivos apresentados a seguir. A estratégia de gestão a ser utilizada pode possuir diferentes estruturas que varia de acordo com a empresa e com aspectos específicos conforme seu portfolio de produtos e mercado de atuação.

Esta gestão visa integrar e otimizar os recursos empresariais ligando-os com um desempenho financeiro que atenda às expectativas da organização e para tanto se busca direcionar os esforços das áreas para a integração dos diversos processos organizacionais (FROTA, J. R. NUNES, J. H. Figura 2 – Esquema para distribuição física e canais de distribuição Fonte: Slide Share (SPEROTTO, L. No que concerne ao estudo de caso da empresa fictícia MaxMix Comércio Eletrônico, para se organizar e gerenciar o sistema de distribuição física dos seus produtos, deve-se primeiramente questionar a viabilidade financeira de diversas opções de distribuição. De alguma forma suas mercadorias devem chegar aos varejistas, daí surgem duas possibilidades: a do centro de distribuição (CD) ser do fabricante e dele a responsabilidade de enviar as mercadorias as varejistas finais ou o CD ser do varejista de forma que o atacadista encaminhe as mercadorias para o centro de distribuição do varejista que irá abastecer suas próprias lojas.

Para a situação proposta, a alternativa mais indicada seria a primeira possibilidade, pois como o e-commerce pode englobar uma infinidade de varejistas que podem possuir várias unidades em diversas localidades, além do foco no próprio consumidor de forma direta, levando em consideração a logística reversa necessária, torna-se mais viável ao atacadista possuir um CD próprio que reunirá todo seu portfólio de produtos de forma a direcionar ao consumidor final quando necessário e abastecer os varejistas de forma que todos estes retornarão a um único local, tornando a estratégia de logística reversa mais vantajosa, pois o fabricante poderá aproveitar os caminhões que abastecerão os varejistas para realizar as entregas aos consumidores finais ao longo do caminho.

Segue figura que representa este modelo: Figura 3 – Distribuição física com CD pertencente ao fabricante Fonte: Canais de Distribuição (NOVAES, A. Com base nos dados dos pedidos a serem despachados, a expedição deve checar se há produto em estoque, caso haja, deve separa-lo em local adequado, conferindo antes de expedi-lo. Depois, deverá haver uma definição do transporte de modo a cumprir as necessidades do cliente seguindo o prazo acordado. Do ponto de vista do sistema de planejamento de materiais e o controle de estoques, tem-se que os produtos estocados representam, contabilmente, dinheiro parado, o que é um ponto negativo para o negócio, entretanto não é possível não haver estoque devido à necessidade de precisar atender o cliente sem perda de tempo, assim o recomendado é possuir uma quantidade em estoque dos principais produtos, isto é, daqueles com maior giro.

Para se definir esta seleção, é preciso analisar a demanda por cada produto comercializado pela empresa, categorizando-os através de uma curva ABC de representatividade, assim pode-se identificar os produtos que deve-se manter estoque. Em termos da quantidade, pode-se calcular o nível adequado, usando como base uma série de conceitos, como o estoque mínimo, ou estoque de segurança, que representa a quantidade a ser comprada para garantir a continuidade do atendimento caso ocorra algum imprevisto no processo produtivo que cause atrasos; o estoque médio, que mostra a média aritmética do que entrou e saiu de cada material; e, o giro de estoque, onde se procura identificar o número de vezes que se renovou o estoque de um produto em um determinado período (PAOLESCHI, 2013).

O segundo software a ser mostrado é o Customer Relationship Management (CRM) – Gestao de clientes, que nada mais é do que um sistema que faz uma gestão e medição do relacionamento com os clientes, tanto internos, quanto externos, relacionando ações de marketing, vendas e serviços. O CRM objetiva realizar o apoio em tarefas de atendimento mais complicadas e de alta quantidade, como: triagem de clientes, consolidação da informação para geração de estatísticas e embasar a tomada de decisão, sendo possível, por meio destes dados, antecipar as necessidades dos atuais clientes, bem como identificar novos. Por fim, como uma sugestão para a empresa oferecer um serviço de qualidade superior ao cliente pode-se citar a utilização da tecnologia de Radio Frequency Identification (RFID) – Identificação por radiofrequência, que usa a frequência de radio para captura de dados, armazenando um número de serie (como um RG) que será utilizado para identificar o item de controle.

É mais empregado em controle de estoque, possibilitando o rastreio do produto especifico com precisão e rapidez, devido a captura automática dos dados, a coleta é feita através de um coletor, que consiste em um dispositivo eletrônico que faz a captação que pode ser uma etiqueta eletrônica, tag, RF tag e transponder, que emitem sinais de radiofrequência para esses leitores que captam essas informações (FROTA, J. R. Abaixo segue o balanço patrimonial da Natura para 2017 que será utilizado nos cálculos deste trabalho: Figura 4 – Balanço Patrimonial Natura – Ano base 2016 e 2015. Fonte: Demonstrações financeiras – Natura Cosméticos S. A. NATURA. p. Para se avaliar o nível de endividamento da empresa Natura, temos abaixo os dados e os valores para o índice que endividamento Tabela 3 – Nível de endividamento – dados e resultados Dados retirados do balanço patrimonial 2016 Total dos passivos circulantes 4.

Total do patrimônio liquido 996. Total dos ativos 8. Índices de endividamento 2016 Passivo/Patrimônio Liquido 4,2 Passivo/Ativo 0,5 Fonte: elaborado pelo autor (2018) Com base nestes resultados pode-se inferir que a medição da evolução do endividamento possui a finalidade de medir a composição de recursos de terceiros em uma empresa, onde tem-se que a participação do capital de terceiros sobre o capital próprio esta extremamente elevada, por ser muito maior que um, enquanto que o exigível total sobre o ativo está bem próximo do valor pretendido, que é 1. Desta forma, temos que embora haja grande quantidade de capital de terceiros investidos, a participação do capital de terceiros na composição de ativos é extremamente pequena. Isto significa que a empresa possui uma satisfatória rentabilidade, pois para cada R$100,00 investidos na empresa, os sócios obtiveram retorno de R$12,90 e em relação ao retorno sobre o patrimônio liquido, houve aumento de 30,9%.

Assim temos que a empresa Natura possui uma situação financeira estável e um grau de alavancagem adequado e satisfatório. Desenvolvimento Sustentável Toda ação gera uma reação, assim toda produção gera um resíduo que é preciso destinar de maneira adequada. A natureza tem um limite que suporta receber destes resíduos, e é necessário respeitá-lo para que ela não entre em colapso, prejudicando toda vida na Terra. Nos primórdios da sociedade, quando se vivia em pequenos grupos e havia uma infinidade de terras e recursos naturais a serem utilizados, com baixo consumo, havia baixo desperdício e a natureza conseguia absorver os resíduos. que promoveu inovações ao inserir a tipificação de novos crimes; a despersonificação da pessoa jurídica e maiores multas administrativas.

No entanto, a mais importante Lei relacionada a sustentabilidade empresarial é a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, conhecida como Lei Federal nº 6. de 31 de agosto de 1981, também chamada de Lei da Política Nacional do Meio Ambiente e possui os seguintes objetivos: • gerais: preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade humana (art. º); • específicos: compatibilizar desenvolvimento e preservação; definir áreas prioritárias de ação governamental; estabelecer critérios e padrões de qualidade ambiental e normas relativas ao uso e manejo dos recursos ambientais; desenvolver pesquisas e tecnologias orientadas para o uso racional de recursos naturais; difundir a tecnologia de manejo e despertar a consciência pública para a necessidade de preservação; preservar e manter recursos naturais; impor sanções ao poluidor e predador, obrigando‑o a recuperar ou indenizar os danos ambientais (art.

º) (BRASIL, 1981, m-p). Aprovado o novo modelo, deve-se implementa-lo realizando um acordo com o fabricante, estipulando um nível de serviço a ser cumprido para garantir que o resultado obtido no teste realmente seja alçando no dia-a-dia. O acompanhamento da evolução do processo por meio de indicadores deve ser feito continuamente, por isso é importante que no final da etapa de implantação sejam definidos os indicadores que nortearão o processo de logistica reversa entre estas empresas, garantindo que seja cumprido os objetivos primordiais de respeito ao meio ambiente e redução de custos logísticos, promovendo o desenvolvimento sustentável de ambas as empresas. Segue abaixo o cronograma das atividades mencionadas: Tabela 5 – Cronograma de implantação de Logística Reversa Mês/Quinzena Prazo de Conclusão Outubro Novembro Dezembro Janeiro Nº Atividades 1 2 1 2 1 2 1 2 1 Mapeamento das operações 28/out 2 Identificação dos pontos de melhoria 09/nov 3 Elaboração do Plano de Ajuste e Adequação 14/nov 4 Realização do Plano de Ajuste e Adequação 10/dez 4.

Obras de infraestrutura para o CD 24/nov 4. Instalação de equipamentos 30/nov 4. Até na confecção das embalagens de seus produtos, a Natura conseguiu trazer alguma inovação em relação ao meio ambiente ao trazer no rotulo de seus produtos a tabela ambiental, onde constam as informações sobre os possíveis impactos ambientais que cada ingrediente pode causar e informando que a empresa não realiza testes em animais. A Natura investe também na vegetalização de seus produtos, isto significa a substituição de matéria-prima mineral por matéria-prima vegetal, como por exemplo o uso de álcool orgânico no lugar do álcool comum e também há iniciativas paraa redução e compensação das emissões de CO2 que são calculadas levando em consideração toda a cadeia produtiva, desde a extração da matéria-prima até o descarte dos resíduos.

A empresa possui uma rígida Politica de Sustentabilidade que pode ser resumida nos famosos passos abaixo: Três passos para fazer a diferença: Reduzir: O refil é feito de um material diferente da embalagem regular. Esse material utiliza menos matéria prima para ser produzido que a embalagem regular, ou seja, exige menos recursos da natureza para ser fabricado e gera menos resíduos depois de descartado.   Reutilizar: O refil proporciona a reutilização da embalagem regular do produto. Já no que as análise realizadas sobre a empresa Natura, tem-se que esta crescendo de maneira constante e sólida, bem como atuando fortemente na consolidação da sua marca como referência a diversas áreas da administração corporativa. Uma destas áreas de destaque corresponde ao capital de giro e controle de resultados, mostrando de acordo com os cálculos realizados com os dados retirados de seu demonstrativo financeiro de 2016, que a empresa Natura possui uma situação financeira sólida e estável, além de estar em crescimento, possuindo alto capital de giro e saudável alavancagem sendo possível assim a realização de avaliações mais criteriosas das situações atuais, bem como confeccionar estratégias para o direcionamento futuro.

Isto se deve aos seus bem definidos processos, como sua politica e princípios de Sustentabilidade, onde são aplicados controles rígidos para seus processos, sejam produtivos ou administrativos, desde a concepção teórica do produto até sua efetiva comercialização ao cliente. Pode-se concluir, portanto, tanto em relação a empresa do estudo de caso, quanto a empresa Natura, que uma gestão estratégica dos Canais de distribuição, uma controle efetivo do Capital de giro e dos seus resultados financeiros, aliados à preocupação do desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente, são pontos de suma importância para o destaque operacional e social de uma empresa em relação ao mercado competitivo em que cada uma esta inserida. Referências Bibliográficas BRASIL. Disponível em:<https://blog.

luz. vc/o-que-e/4-ps-do-marketing-mix-de-marketing-ou-composto-de-marketing/>. Acesso em: 08 out. CAPARRÓS, R. IMPROTEC SISTEMAS. WMS vantagens e desvantagens. Disponível em: <http://improtecsistemas. com. br/wms-vantagens-e-desvantagens/>. MORAES, R. B. Capital de Giro e Controle de Resultados. São Paulo: Editora Sol, 2018. p. Sustentabilidade. Disponível em: <https://sites. natura. com. br/a-natura/inovacao/ sustentabilidade>. Logistica e gerenciamento da cadeia de distribuição. Elsevir – Campus. ed. ISBN 9788535279825. p. PORTAL EDUCAÇÃO. Conceitos de distribuição – logística empresarial. Disponível em: <https://www. portaleducacao. com. Disponível em: <http://possamaifelipe. wixsite. com/gestao-wms/single-post/2015/10/26/Vantagens-e-Desvantagens>. Acesso em 10 out. ROSENBLOON, B. TELLES, R. STREHLAU, V. I. Canais de Marleting & Distribuição: Conceitos, Estratégias, Gestão, Modelos De Decisão. Ed.

175 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download