Perguntas de fisiologia

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Quando os níveis de hormônios tireoidianos reduzem, o hipotálamo secreta TRH, já quando os níveis estão altos o suficiente para manter as funções, a secreção de TRH é interrompida. Ademais, também ocorre retroalimentação na hipófise, de forma que quando os níveis de T3 e T4 diminuem, há a redução da secreção de TSH. Questão 02 – Descreva como ocorre a alça de feedback do eixo hipotálamo-hipófise-testicular envolvendo os hormônios do hipotálamo, hipófise e testiculares: (1,0 ponto) Semelhante à tireoide, ocorre nas gônadas, em que o hipotálamo novamente liberará uma substância neuroendócrina, chamado de Hormônio Liberador de Gonadotropinas (GnRh), um decapeptídeo no sistema porta, para que alcance os gonadótrofos da adeno-hipófise, estimulando-os a liberarem o hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).

Nos machos, o FSH irá atuar nos testículos, especificamente nos túbulos seminíferos estimulando a espermatogênese, assim como a produção de estrógenos pelas células de Sertoli, enquanto o LH/ICSH, também irá atuar nos túbulos seminíferos, estimulando as células de Leydig a produzir testosterona. Níveis sanguíneos altos de testorona exercem feedback negativo sobre o hipotálamo, reduzindo a secreção de GnRh, e sobre a hipófise, inibindo a secreção adicional de LH, estabilizando seus níveis. A contração do volume sanguíneo decorrente estimula a secreção de renina, levando à formação de angiotensina e à secreção de aldosterona. Diferentemente dos diuréticos de alça, os tiazínicos reduzem a eliminação de Ca2+. Diuréticos poupadores de potássio: Espironolactona, amilorida e triantereno.

Atuam no túbulo distal e ducto coletor, porções que sofrem influência da aldosterona e da vasopressina (ADH ou hormônio antidiurético) na reabsorção de água. Apresentam ação diurética muito limitada quando usadas isoladamente, porque a troca distal de Na+/K+ (local em que agem) é responsável pela reabsorção de somente 2% do Na+ filtrado. Nessa fase, a liberação do GnRh pelo hipotálamo estimula a secreção de FSH e LH da glândula pituitária. Os elevados níveis de FSH no sangue induzem o desenvolvimento dos folículos e, em sinergismo com o LH, estimulam a sua maturação. À medida que o folículo se desenvolve, aumenta a produção de estradiol pelos folículos, e após uma determinada concentração, o estradiol estimula a manifestação do cio e a liberação massiva do LH, dando início à segunda fase.

Antes do proestro, há um período longo de inatividade sexual (anestro), durante o qual os níveis de progesterona são baixos ou nulos.

24 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download