Perfil do Profissional Biomédico

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Biomedicina

Documento 1

de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBMs). De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Biomedicina, é esperado que o profissional biomédico tenha uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, possibilitando que atue em todos os níveis de atenção à saúde com rigor técnico e científico, podendo desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação, de forma integral e contínua, tanto em nível individual quanto coletivo. Também são consideradas essenciais habilidades como: capacidade de tomar decisões e gerir recursos; comunicação; liderança; administração; e educação permanente. Em uma abordagem informal, pode-se dizer que o biomédico geralmente é curioso, fator que o estimula a estudar, aprofundar-se e pesquisar sobre temas pouco conhecidos.

Essa estratégia foi criada pelo Ministério da Saúde para reorganizar o modelo assistencial, criando equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o objetivo de prestar assistência centrada no usuário do serviço, com ações de acolhimento, vínculo e resolução. Em consonância com a visão interdisciplinar da ESF, o biomédico tem competência para atuar nas equipes multiprofissionais da estratégia, trabalhando em alguma das suas diversas qualificações, como coleta e análise de amostras biológicas, análise ambiental, microbiologia, parasitologia, hematologia, saúde pública, toxicologia, entre outras. Salienta-se, ainda, que o trabalho do biomédico, na ESF, também inclui orientar o descarte correto das amostras biológicas coletadas. Esse profissional, conhecendo as famílias do território de abrangência da UBS, também pode elaborar ações e palestras educativas, a depender das necessidades de saúde reconhecidas na comunidade sob sua responsabilidade, visando temas como a conscientização acerca da higiene pessoal, manipulação apropriada de alimentos, eliminação correta de resíduos, entre outros.

Conclusões As atividades que o biomédico pode exercer são extremamente diversificadas, facilitando a inserção de novos biomédicos no mercado da profissão e mostrando, também, a real importância da área para a melhora das condições de saúde da população, principalmente nos aspectos de prevenção, promoção e reabilitação. Disponível em: https://www. educamaisbrasil. com. br/educacao/carreira/saiba-quais-sao-as-areas-de-atuacao-da-biomedicina. Acesso em: 29 jun. CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA (São Paulo).  Biomedicina: um painel sobre o profissional e a profissão. São Paulo: [s. n. p. dez. DA SILVA, Adriana Rosendo et al. O PAPEL DO BIOMÉDICO NA SAÚDE PÚBLICA.  Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. n. p. SOUSA, Junior Araujo; PRADO, Juvenal Tadeu Canas; FRANCISCHINI, Carlos William.

Funções do biomédico inserido na Biotecnologia.  J Health Sci Inst, v. n.

42 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download