Perfil consumidor carne de frango

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Medicina Veterinária

Documento 1

Realizou-se também levantamento sobre as preferências de como e onde comprar, qual tipo de corte e armazenamento preferia e o que levava em consideração no momento da compra. A aparência do produto foi dada como o atributo mais importante no momento da compra, 37% responderam que compram a carne de frango caipira através do mercado informal e 46% preferem compra-la resfriada e inteira (61%), o consumo é realizado mensalmente para 44% dos consumidores. Com isso, a pesquisa possibilita a implantação de estratégias para empresas, principalmente da região, visando aumentar o consumo de carne de frango caipira. Palavras chave: Formulário, hábitos de consumo, nicho de marcado. ABSTRACT With the population increasingly concerned about the environment, animal welfare and the current demand on the methods of raising chickens in a more ecological way, this research aimed to characterize the profile of the consumer of chicken meat in the city of Maringá of the State of Paraná.

enfatizam que, nos dias atuais, uma parcela de consumidores preocupa-se em consumir produtos de origem animal de sistemas de produção ecologicamente sustentável. Essa demanda tem criado nichos de mercado alternativo de carne de frango, no que se insere a procura por carne de frango caipira. Em 2017 o mercado de orgânicos movimentou no país R$ 3,5 bilhões, com um crescimento de cerca de 20% em relação ao ano anterior (GLOBORURAL, 2018). A agricultura convencional ainda domina o volume de produção de alimento no Brasil, porém o crescimento da agricultura orgânica tem sido acompanhado por uma exaltação a modos de produção mais sustentáveis. Conforme Mendes et al. Somente os questionários que tiveram todas as questões respondidas foram validados, as respostas referentes a esses formulários foram analisadas, usando-se software versão IBM SPSS v.

IBM Corp. Released, 2011). Resultados e Discussão A análise de distribuição permitiu observar o predomínio de entrevistados do gênero feminino (59%) nos consumidores de frango caipira (Tabela 1). Observa-se que as mulheres, em sua grande maioria, ainda são responsáveis pela decisão de compra da família. Entre os atributos considerados importantes no momento da compra, o atributo aparência foi considerado o fator mais importante (Figura 1). Provavelmente, esta categoria se destacou por ser relacionado com itens como cor, aspecto, tipo, estado visual, limpeza na secção e esses atributos visuais de qualidade são correlacionados com os atributos sensoriais da carne. Figura 1-Atributos considerados importantes no momento da compra de carne de frango caipira. A Tabela 2 apresenta as respostas da pergunta estimulada com atributos pré-definidos, em que o consumidor tinha que pontuar, com notas de 0 a 10, os atributos de embalagem, higiene, marca, validade, preço, inspeção, maciez, origem ou produtor e rótulo.

Os itens mais pontuados foram higiene, validade e inspeção, mostrando que a cadeia ainda tem que melhorar atributos considerados básicos e indispensáveis na comercialização do produto, pois ainda preocupam os consumidores, sendo que esses três atributos devem ser garantidos e previstos em lei. Figura 2- Informações consideradas importantes no rótulo. Dados de Junior et al. corroboram com o encontrados nesta pesquisa, os autores relatam que, na cidade de João Pessoa-PB, 42% dos entrevistados disseram que sua preferência era determinada pelo sabor da carne, 24%, pelo hábito de consumo e apenas 21%, pelo valor nutritivo, apresentado pela carne. De acordo com Mendes et al. o consumidor tem dado preferência à carne proveniente de sistemas de criação em que os animais possuem certificação, nesse contexto os consumidores entrevistados nesta pesquisa consideram como informações mais importantes no rótulo segurança e origem do produto, respectivamente.

Percebe-se que a falta de consumo de frango caipira no cotidiano do consumidor é devido a falta de hábito de consumo, e principalmente o preço da carne. Loureiro et al. afirmam que é cada vez maior o interesse por alimentos produzidos de forma alternativa, os consumidores de frango caipira em Parauapebas – PA, revelaram não consumir o produto, porém apresentam interesse em consumi-lo, o que demonstra que o mercado ainda pode crescer consideravelmente, caso a cadeia produtiva seja trabalhada de maneira otimizada, visando melhorar a visibilidade da carne de frango caipira no mercado e o preço de venda do produto. Figura 3-Frequência do consumo de carne de frango caipira A boa aceitação ou a busca pela carne de frango caipira pode-se dar pela maior preocupação dos consumidores com o bem-estar animal e meio ambiente, ou também devido ao fato de muitos consumidores acreditarem que são utilizados hormônios na criação de frango industrial.

A utilização de hormônios como promotores de crescimento para animais destinados a alimentação humana é um mito, pois a legislação brasileira através da Instrução Normativa do MAPA (N° 17, de 18 de junho de 2004), proíbe o uso deste tipo de substância em aves. USP – Universidade de São Paulo – dissertação de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Piracicaba, 2006. AVAL. Associação Brasileira da Avicultura Alternativa. Disponível em: <https://www. n. p. out. dez. BRIDI, A. n. p. ERIAN, I. PHILLIPS, C. J. FIGUEIREDO, E. A. P. et al. Frangos diferenciados: Caipira. M. et al. Perfil do consumidor de carne de frango no município de Aquidauana – MS. UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – Revista Veterinária e Zootecnia. V. p. IBM Corp.

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São José dos Pinhais, 2011. SANTOS, L. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. n. SILVA, L. M. FILHO, D. SINDIVIAPAR, Sindicato Paranaense de Avicultura. Exportações de carne de frango2017. Disponível em: <https://www. sindiavipar. com.

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