PENSANDO SOBRE GESTÃO DE FORMA SISTÊMICA

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Administração

Documento 1

Torna-se complexo entender todas as condicionantes e atividades que movem uma empresa. Esse estudo apoia-se apenas em certas matérias fundamentais que norteiam o assunto. Nesse sentido, apresenta-se os conceitos básicos encadeados em maior ou menor grau de tópicos elementares (Figura 1) de suporte organizacional, independentemente das demais condições e processos, tal como, compras (input) e vendas (output) de produtos ou serviços do mercado a que pertença. Figura 1 – Elaborada pelo Autor. De início, as ferramentas de planejamento estratégico são utilíssimas, conforme escreve Matos (2007, p. É notório que o aprendizado individual não garante o aprendizado organizacional, mas sem ele não há como ocorrer o aprendizado organizacional. A competência fundamental para assegurar a continuidade e prosperidade dos empreendimentos a longo prazo é a capacidade de aprender e a educação dos profissionais reflete no sucesso do negócio.

Indiscutivelmente, o mundo capitalista se mantém da rentabilidade do capital, para que os projetos logrem êxito e um dos combustíveis são os recursos financeiros. Segundo Rossetti (2008), o termo finanças pode ser compreendido como “a arte e a ciência de administrar o dinheiro”, e explica, De modo simples, pode se entender como sendo as empresas que operam em um ambiente econômico onde existem agentes com recursos financeiros com excesso e outros com falta de recursos. Quando o hiato de recebimentos e pagamentos ocorre em determinado espaço de tempo, especialmente na situação de falta da moeda, os intermediários financeiros procuram canalizar os recursos dos agentes superavitários para os agentes deficitários, dos quais recebem juros. Na medida em que se apropriam de ferramentas e procedimentos cientificamente aprovados, certamente entrarão em outro padrão de estágio de desenvolvimento mais consistente.

Anterior a esse aprendizado, não assimilava o método, conexão e integração dos saberes sobre planejamento, estratégia, pessoas, finanças, processos, projetos, sustentabilidade, entre outros. Agora, entendendo as empresas e o conceito sistêmico dos processos e da gestão, pode-se perceber que, se bem planejadas e executadas, essas áreas oferecem às pessoas e às empresas a confiança e várias alternativas administrativas interessantes e eficazes. Também, torna-se relevante envolver líderes com mentalidade (mindset) individual e gerencial progressiva, para que os projetos caminhem solidamente, com ações coordenadas de autoconhecimento, ao encontro dos objetivos pessoais e profissionais. Em contrário, em termos empresariais o barco parece à deriva, sem norte, por isso, a relevância em se definir corporativamente a missão, visão, valores, modelo de negócio, orçamento, metas, processos, projetos, análise SWOT, mapa de planejamento e sistemas de automação.

Por exemplo, a automação de sistemas integrados envolve a necessidade de decisão forte por parte das lideranças, porque muitas vezes implica em rigidez das equipes devido a mudanças importantes das regras administrativas e resistências infundas podem impedir a implantação. Mais do que nunca – o empresário hoje precisa ter a mentalidade (Mindset) aberta para as ideias e tecnologias, pois a organização não está só, precisa se posicionar e ouvir colaboradores, clientes, mercado, fornecedores, prefeitura, governo, universidades e demais partes envolvidas, enfim toda a sociedade em dado momento, para que reflita onde se encontra e para onde se quer chegar, diante dos recursos existentes. Pensar localmente e agir sistemicamente deve ser uma constante, afinal qualquer ideia ou processo tem uma entrada, processamento e saída, às vezes haverá dificuldades de realização em uma parte desse ciclo, mas é preciso desobstrui-lo com a retroalimentação (feedback) correta para que a engrenagem rode sem ruídos.

Por fim, com o mecanismo rodando perfeito, a empresa pode alçar voos mais altos e longos, com expansão, regional, nacional e internacional e porque não dizer global, pensar na frente é imperioso, na construção incessante de caminhos e alternativas que busquem a fluidez para atingir a sustentabilidade e sucesso do negócio, pessoas e da sociedade. III. Análise do ambiente corporativo: do caos organizado ao planejamento estratégico das organizações. Rio de Janeiro: E-papers. ROSSETTI, J. P … [et al. Finanças Corporativas: teoria e prática empresarial no Brasil. Acesso em: 14. Dez.

144 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download