PEDAGOGIA DE PROJETOS

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Esta prática educacional propõe que o aluno tenha um contato maior e de forma concreta com o conteúdo a ser aprendido. O projeto aguça a participação e o interesse do aluno, de forma que o mesmo possa planejar suas tarefas e responsabilidades, recrutando informações pertinentes, a fim de alcançar o sucesso na aprendizagem. Sua abordagem sob um determinado tema permite que o aluno tenha uma aproximação entre sua própria identidade, suas experiências e o conteúdo, ultrapassando assim, os limites dos padrões curriculares tradicionalmente trabalhados pelas escolas. A pedagogia de Projetos faz uso de atividades práticas, dando um espaço maior para a participação dos alunos, bem como, busca estratégias de pesquisas diferenciadas, com o uso de outras fontes de informações, até mesmo, fora do contexto escolar.

Tendo em vista que a formação do aluno não pode ser apenas pensada como uma atividade intelectual, a pedagogia de projetos engloba além do contexto educacional, os aspectos sociais, culturais e emocionais do educando. Assim, teremos como resultado deste processo, um educando participativo com uma capacidade crítica mais aguçada. Entretanto, existe a necessidade de proporcionar práticas potentes, criando um vínculo entre a aprendizagem e as questões da realidade, aproximando assim a teoria e a prática, de modo que o aluno gradativamente entenda as demandas acadêmicas e profissionais que enfrentará em um futuro próximo. A pedagogia de projetos exemplifica essa atividade de interação que visa à obtenção de conhecimentos, articulando-as entre si por meio de propostas que resultam na instrução significativa das habilidades consideradas fundamentais para que perpassem todo o currículo integrado.

PROJETO PEDAGÓGICO No Mundo dos Animais Autora: Stela Maris da Rosa Dias 1. JUSTIFICATIVA Diante da necessidade de incluirmos nossos alunos do Pré-Escolar dentro da cultura atual de inclusão dos novos saberes, buscando meios e instrumentos diversos a fim de motivar-lhes um maior contato com a realidade que nos cerca, produzindo assim uma aprendizagem mais efetiva, e também pela necessidade de incluir todos os locais possíveis como espaço de aprendizagem, especialmente dentro do nosso Município, se faz necessário que os levemos para fora das paredes da escola, bem como lhes apresentemos outros meios de apropriação de conhecimentos, permitindo-lhes uma efetiva interação entre a escola e a Cidade em que vivemos. • Exposição de trabalhos na escola e em outros espaços públicos de amplo acesso à população.

METODOLOGIA Roda de conversa, atividades em grupo e individuais, produções coletivas, passeios-visitas, postagens virtuais e exposição de trabalhos. AVALIAÇÃO Será satisfatório se nossos alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando assim seu conhecimento da Cidade, possibilitando novas aprendizagens e explorando ao máximo tudo o que pudermos nesses momentos. FICHAMENTO Na justificativa, a autora propõe que existe a necessidade de incluir o aluno na cultura atual: “diante da necessidade de incluirmos nossos alunos do Pré-Escolar dentro da cultura atual de inclusão dos novos saberes”, tendo isto em vista, acredito que o passo mais importante para a inserção do aluno no contexto cultural, independente de onde ele esteja, é iniciar este processo na fase da infância, principalmente no âmbito educacional.

Ainda na justificativa, destaca-se “se faz necessário que os levemos para fora das paredes da escola, bem como lhes apresentemos outros meios de apropriação de conhecimentos”.

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