PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 3º SEMESTRE

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Essa procura por esportes reflete também na procura pela capacitação dos novos e experientes profissionais da educação física, observando o campo da prática esportiva no seu campo total, estudando a genética, o sistema circulatório, a biomecânica do movimentos entre outros quesitos em busca de proporcionar melhorias nos resultados de cada atleta ou estudante e praticante da atividade (CONFEF, 2020). Desta maneira este PCC analisará três atividades físicas, observando as características da praticante e dos exercícios que causam alterações no corpo devido ao movimento. DESENVOLVIMENTO Para a realização deste PCC - Prática como Componente Curricular do 3º Semestre foi convidado adulto sexo masculino, 20 anos e uma adulta sexo feminino, 35 anos, ambos praticante de atividade física regularmente, para a realização da prática dos movimentos básicos do handebol, basquetebol e da ginástica artística.

Para prática do Handebol O handebol é uma atividade física rápida que exige contato físico, coordenação motora, força, salto, velocidade, concentração entre outras características. Para este projeto foi selecionado o passe por cima do ombro juntamente com a recepção alta, devido a precisão e a movimentação exigida. Como já possuí o entendimento da execução correta, os participantes realizaram o rolamento sem o papel no queixo, observando a correta posição ao realizar a atividade, constatou-se que a postura no momento do exercício é de suma importância, tendo em vista que existe um impacto do corpo com o solo, e a correta postura na execução reduz esse impacto. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO Resposta(A): A composição genética é de suma importância na determinação do desempenho do atleta, ao proporcionar conhecimento de vantagens e barreiras devido as variações genômicas.

O fator genético tem a responsabilidade individual na constituição das fibras musculares, a produção de energia, a regulação da pressão arterial, a síntese de hormônios, entre outras funções. Assim, compreende que o perfil de DNA não irá detectar os possíveis atletas superiores aos demais, mas demonstrará as habilidades e fraquezas que precisem ser trabalhadas, assim como a orientação adequada, como no monitoramento de lesão; determinação de modalidade; nutrição correta do atleta. No caso do basquetebol, exige-se do atleta muita força, velocidade, agilidade e precisão devido ser um esporte intenso, o consumo energético é de alto nível, além da perda de líquidos que desencadeiam alterações cardiovasculares e termorreguladoras, como a elevação da frequência cardíaca, redução no fluxo sanguíneo para a pele, redução no volume plasmático, redução no débito cardíaco, redução na taxa de sudorese e o aumento da temperatura central, sendo fatores que afetam o desempenho e a capacidade de executar corretamente a atividade, por este motivo o estudo da genética auxilia na prevenção de tais problemas, com uma nutrição correta e equilibrada, e um programa de hidratação rígido entre outros fatores.

E. F. O futuro da profissão: Novas tecnologias e tendências para o fitness. Revista Educação Física, 2020. IBGE EDUCA.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download