PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM QUESTIONÁRIO 2º SEMESTRE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Juntamente com o estudo da biologia celular ou citologia que é a ciência responsável por estudar os diversos sistemas celulares, a maneira como as células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas (BARBOSA e CÔRTE-REAL, 2010, p. Com o objetivo de entender a o processo que ocorre no sistema nervoso e muscular do ser humano, na realização de diversas atividades, observando toda a estrutura do corpo humano, como a contração muscular. Cabe destacar que as células musculares são conhecidas como fibras musculares ou também como miócitos, sendo responsáveis pela formação dos tecidos musculares, com características funcionais e morfológicas próprias. DESENVOLVIMENTO O PCC - Prática como Componente Curricular - 2º Semestre, tem como objetivo a interdisciplinaridade dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas anatomia e biologia (citologia) juntamente com as demais disciplinas de cunho prático, nas áreas de recreação, ginástica geral e de ritmo de dança, observando as diferentes formas de vias metabólicas em nível celular devido o movimento humano.

Para a realização desta prática foi escolhido três métodos, sendo para Recreação o Saltar corda; na Ginástica geral foi realizado o agachamento a 90º e no Ritmo e dança foi escolhido o forró universitário devido existe vários tipos de velocidades no ritmo, exigindo mais energia e movimento do corpo humano. Atividade proposta para ritmo e dança Para ritmo e dança a participante adulta feminina de 35 anos, realizou a atividade de dançar o ritmo de forró universitário, juntamente com o adulto do sexo masculino de 20 anos, este ritmo foi selecionado devido a probabilidade de diversificar a velocidade do ritmo de acordo com a música tocada, o que gera maior movimento, com aumento da intensidade das repetições dos movimentos, gerando um aumento do volume respiratório, o que desencadeia instantaneamente a ventilação pulmonar e a elevação da temperatura do corpo.

A necessidade de sincronizar os passos da dança e a postura adequada, exigiu da participante muita coordenação motora, mantendo o ritmo em linha horizontal. Neste ponto, a contração muscular já é observada, devido a chegada do impulso nervoso sobre as terminações axônicas do nervo motor que liberam a substâncias neurotransmissora, desencadeando um potencial de ação, provocando a contração muscular e o movimento do corpo adequadamente. Portanto, durante a prática das atividades propostas, o sistema nervoso e muscular das participantes foi estimulado através dos nervos advindos do cérebro, e também dos músculos que executaram o movimento de contrair-se, como houve o aumento da frequência cardíaca e do próprio fluxo sanguíneo, alterando a pressão arterial das participantes, o que de fato auxiliou no aumento do metabolismo energético juntamente com a remoção de metabólitos.

A temperatura corporal obteve um aumento significativo durante a contração, liberando substâncias químicas nas células e no músculo responsáveis por revestir os vasos sanguíneos dentro do próprio músculo, o que gerou a dilatação dos vasos e a redução do pH, como consequência esperada, a transpiração e evaporação da mesma resultou em perda de uma quantidade de calor, contudo, como forma de manutenção da função cardiovascular, certa quantidade de água corporal é armazenada e preservada e posteriormente redistribuída pelo corpo. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

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