PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ARTE

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

– Brasília: MEC/SEF. Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Arte no terceiro e quarto ciclos do ensino fundamentaL Os PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte foram elaborados em parceria com o Governo Federal e a Secretaria da Educação Fundamental no ano de 1998, constituídos a partir de estudos, pesquisas e discussões sobre os aspectos básicos da Arte, descrevendo e desenvolvendo o ensino e orientação dessa disciplina no terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Para estruturar a cartilha os conteúdos são divididos em duas partes e essas em capítulos e subcapítulos. Para elaboração dessa resenha focaremos na parte dois, responsável por discorrer sobre as linguagens artísticas e suas articulações, bem como orientações didáticas aos docentes da área.

A dança é uma das formas de linguagem corporal elaborada pela sociedade ao longo da história. A dança também uma das maneiras que o ser humano usa para poder se comunicar de um jeito diferente com ele mesmo, com os outros e com o mundo. A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. As danças possuem uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade. O teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos.

No que se refere à Música, os pontos observados são a comunicação e expressão em música: interpretação, improvisação e composição, a apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical, e a música como produto cultural e histórico: música e sons do mundo. O conteúdo de música busca auxiliar o jovem a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música envolvendo-o no aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao seu redor. Assim os conteúdos de música estão elencados em três aspectos: expressão e comunicação em música com a improvisação, composição e interpretação; apreciação significativa em música com a capacidade de escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; e a compreensão da música como produto cultural e histórica.

Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. Os professores devem incentivar a participação dos alunos em shows, festivais, concertos, eventos da cultura popular e outras manifestações musicais, ela pode proporcionar condições para uma apreciação rica e ampla onde o aluno aprenda valorizar os movimentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na história.

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