Paper Estagio Língua Portuguesa Ensino Médio ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Oralidade

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Linguística

Documento 1

Além disso, sugere algumas atividades referentes a alguns gêneros que podem ser trabalhados na sala de aula para desenvolver a capacidade de oralização desses estudantes. Trata-se de um estudo relevante, pois a oralidade facilita a escrita e estimula a leitura, uma vez que para apresentar-se oralmente, o estudante precisa ler e escrever para preparar-se para realizar apresentações. Palavras-chave: Gêneros orais. Língua Portuguesa. Oralidade no Ensino Médio. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Albano Alves Pereira, localizada no município de Palmares do Sul, com carga horária de quinze horas. As observações foram realizadas no 2º ano do Ensino Médio, seguindo o roteiro e as informações coletadas do Plano Político Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Estudos e algumas informações prestadas pela Diretora, Supervisora e Professora de Língua Portuguesa.

Também houve a observação e realização de atividades de um projeto denominado Café com Letras, Área de Linguagens, além da observação de trabalhos dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, e ainda, a prática através da regência. Ao final do estágio ocorreu a observação de três aulas, uma com exposição de aula dialogada sobre o texto dissertativo com o tema o uso exagerado do celular por crianças e adolescentes, a segunda consolidação do texto dissertativo com a utilização do mesmo texto com discussão das ideias apresentadas no texto, em uma Roda de Conversa e a terceira leitura de redações nota 1000 do ENEM e elaboração de redações coletivas com os estudantes distribuídos em círculo, escolhem o título individualmente ou em grupo, sendo que a professora coloca o tema na lousa.

Todos apenas iniciam a redação e vão passando para os colegas que leem o que foi escrito e complementam passando para adiante até que as redações são terminadas. BRASIL, 1998, p. De acordo com essa citação dos Parâmetros Curriculares Nacionais Brasil (1998), ensinar gêneros orais na escola propicia o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes que envolvam a utilização dos gêneros orais formais e públicos, necessários em situações de interação social. Essa prática pode deixar os estudantes mais seguros e desenvoltos ao se apresentarem em eventos que tenham que falar para algum público. No quadro 1, os autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) mostram a tipologia de gêneros textuais que podem ser utilizados como orais e escritos, categorizando por aspectos (i) domínios sociais; (ii) capacidades de linguagem dominante e (iii) exemplos de gêneros orais e escritos.

QUADRO 1 - ASPECTOS TIPOLÓGICOS DOMÍNIOS SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO CAPACIDADES DE LINGUAGEM DOMINANTES EXEMPLOS DE GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS Cultura literária ficcional NARRAR Mimeses da ação através da criação de intriga Conto maravilhoso Fábula Lenda Narrativa de aventura Narrativa de ficção científica Narrativa de enigma Novela fantástica Conto parodiado Documentário e memorização de ações humanas RELATAR Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo. É necessário respeitar a natureza da modalidade oral, com suas próprias nuances e características, sem necessariamente fazer uma correlação à escrita (FERREIRA, 2014, p. Para debater, o estudante precisa entender sobre o assunto para ter base para argumentar, sustentar ideias ou refutá-las, negociar ou tomar uma posição.

Além disso, é preciso de um mediador para controlar tempo de fala e controlar para que não haja fuga ao tema. As práticas orais formais e públicos podem se materializar por meio de diversos gêneros, que podem formais em menor ou maior proporção, o que vai depender da situação ou contexto de produção. “Planejar – mais ou menos – e realizar essas formas de atuação verbal requer competências que o professor precisa ajudar os alunos a desenvolver, para que eles saibam adequar-se às condições de produção e de recepção dos diferentes eventos comunicativos” (ANTUNES, 2003, p. O professor pode elaborar materiais com base neles. É muito importante que essas atividades sejam significativas para despertar o interesse dos estudantes. VIVÊNCIA DO ESTÁGIO O estágio permitiu praticar teorias sobre as práticas de oralidade em uma turma do Ensino Médio da E.

E. E. Trata-se de uma atividade que estimula os estudantes mais tímidos a participarem também, no sentido de aprimorar a oralidade, autoestima e autoconfiança para entrar no mercado de trabalho. Os estudantes com dificuldades reclamam na hora de redigir. Após iniciar a dinâmica “Um por todos e todos por um”. Os estudantes ficaram em um círculo, em uma folha e fizeram a redação coletivamente, onde todos escreviam uma frase após a última escrita do colega anterior, até terminarem todas as redações e lerem o texto final. Foram realizadas outras atividades como observação de aulas, participação em eventos. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – língua portuguesa, v.

Org. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004, p. ANEXOS Roda de conversa https://educador. br/importancia-da-contacao-de-historias/ Teatro http://www. soubh. com. br/teatro/ Organização meia lua ou U https://novaescola. org.

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