PANDEMIA COVID-19 E LOCKDOWN: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS DO TRABALHO REMOTO PARA AS PESSOAS E SOCIEDADE

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Administração

Documento 1

MATEMÁTICA FINANCEIRA 8 2. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 9 3 CONCLUSÃO 10 4 REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO Este trabalho insere-se em uma pesquisa e análise de estudo de caso relacionado ao tema, Pandemia COVID-19 e Lockdown: estratégia e impactos do trabalho remoto para as pessoas e sociedade. O impacto gerado pela COVID-19 no mercado de trabalho, levou a maioria das organizações a se adequarem ao formato de trabalho home office, no modo parcial ou total, a fim de atender as regulamentações relacionadas ao controle da pandemia. No Brasil, o home office foi regulamentado em 2017 pela Lei 13. porém com a pandemia, empresas que sempre trabalharam no modo tradicional, se viram obrigadas a se adequarem a esse formato, atendendo portanto, aos decretos direcionados ao cenário pandêmico. Na composição dessa pesquisa realizada por meio de análise da situação geradora de aprendizagem (SGA), ainda, de levantamento bibliográfico, sendo utilizada a literatura de teóricos de livros clássicos que se alinham com o tema em questão, não existe a pretensão de chegar a um material definitivo, mas produzir um material que possa direcionar profissionais em gestão financeira e de recursos humanos, a adotarem uma postura crítico/reflexiva, diante da aplicação de técnicas, métodos, e conceitos de planejamento estratégico e de gestão de pessoas, de modo assertivo, a fim de nortear instituições financeiras, como no caso do banco XYZ, na tomada de decisão diante do cenário de pandemia.

O desenvolvimento da pesquisa referente a este artigo, foi a partir da abordagem qualitativa e quantitativa. Para sua realização, foram consultadas referências bibliográficas da área, Metodologia do Trabalho Científico. Recorrendo também a outros métodos de pesquisa e coleta de informações, como bibliotecas científicas eletrônicas. DESENVOLVIMENTO 2. Borba (2017, novembro 23), afirma que: “a gestão de pessoas é um conjunto de técnicas e estratégias administrativas utilizadas pelas organizações em prol do desenvolvimento de seu capital humano. ” A busca por recolocação no mercado de trabalho após o período de distanciamento social coincide com um período de redução nas vagas ofertadas, o que deve contribuir para manter em alta os níveis de desocupação no país. Quadro3 – Mercado de Trabalho e Recursos Humanos na Pandemia Fonte: O autor/ dados da Folha (2020) Considerando que o mercado de trabalho e de recursos humanos se influenciam mutuamente, o Banco XYZ deve adotar estratégias que sustentem o trabalho remoto, resguardando seu capital intelectual, e mantendo uma atuação eficaz por da gestão de pessoas durante e depois da pandemia, uma vez que, o mercado vem passando por mudanças profundas em decorrência do cenário atual.

O SEBRAE (2020) pontua algumas dicas de gestão de pessoas que podem ser adotadas pelas organizações durante a crise para enfrentamento dos desafios do trabalho remoto: Humanize a Gestão- O relacionamento que você e sua empresa estabelecem com os colabores é de extrema importância para a motivação no ambiente de trabalho, que deve ser acolhedor e confortável. Assim como o salário, a qualidade de vida no trabalho é fundamental para manter bons quadros na empresa. o que equivale a 42,30 %. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL A responsabilidade social e ambiental está ligada a atividades empresarias, afinal são responsáveis pela geração de emprego e avanço tecnológico, além de contribuírem com o crescimento econômico do país. As empresas possuem direitos e obrigações e devem se comprometer com as comunidades onde estão inseridas.

Essa obrigação pode ser vista como uma política organizacional, uma vez que investimentos na sociedade e no meio ambiente trazem recompensas para empresa. A gestão ambiental e a responsabilidade social, muitas vezes, tornaram-se condicionadas a regulamentações e a busca por melhor reputação perante a sociedade. Verificou-se a necessidade de realizar o planejamento estratégico através da matriz SWOT, a qual possibilita aos gestores compreenderem de forma clara quais as variáveis externas e internas que podem influenciar positivo e negativamente à tomada de decisão, principalmente em tempos de crise pandêmica onde o mercado encontra-se instável. Estabelecer as oportunidades e ameaças, forças e fraquezas permite a empresa ter um visão macro do mercado e traçar estratégias para manter seus negócios, respeitando primeiramente pessoas (capital intelectual, clientes e comunidade).

Destaca-se também a gestão de pessoas, com um importante papel, o de contribuir com o alcance das metas, a partir de aplicação de técnicas que visam o desenvolvimento de pessoas. Um decisão importante do Banco XYZ que terá impacto nas finanças no que diz respeito a manter os contratos dos seus colaboradores e honrar com a folha de pagamento, é adoção do BEm- Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda, que num período de 3 meses considerando o que é de responsabilidade da União, a instituição terá uma economia de 42,30% na folha de pagamento de 15 funcionários. Com a adoção do home office pelo Banco XYZ, verifica-se o comprometimento com a responsabilidade social e ambiental, primeiro evitando a exposição dos funcionários, um vez que estes podem desempenhar suas atividades em home office e ainda contribuindo para a desaceleração do vírus.

com/pt/trabalhos/gestao-ambiental/gestao-ambiental. shtml > Acesso em 29 de outubro de 2020. BORBA, Manuela. Gestão de Pessoas: Do conceito à administração. Disponível em: < https://www. Acesso em 29 de outubro de 2020. DIAS, Maiso. COVID-19| Qual o papel da responsabilidade social para manter a reputação da empresa durante a crise do novo coronavírus? Disponível em: < https://atendimento. sebrae-sc. com. uol. com. br/mercado/2020/09/retomada-de-procura-por-trabalho-coincide-com-queda-de-vagas-ofertadas. shtml > Acesso em 29 de outubro de 2020. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Disponível em: < https://www. sebrae. com. br/sites/PortalSebrae/artigos/dicas-de-gestao-de-pessoas-durante-a-crise-do-covid-19,870d975df38c1710VgnVCM1000004c00210aRCRD > Acesso em 29 de outubro de 2020. SEBRAE. ghtml > Acesso em 29 de outubro de 2020.

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