OS DIFERENTES MODELOS DE GESTÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS E A AÇÃO DO COACHING EMPRESARIAL

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Coaching empresarial. Ambiente empresarial. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 PROPOSTA DO PROJETO 5 3 ENTENDENDO O PAPEL DOS MODELOS DE GESTÃO PARA AS EMPRESAS 6 3. Gestão Centralizada e descentralizada 6 3. Gestão Democrática 7 3. Portanto, dada a construção dos tópicos da pesquisa, o texto foi estruturado sob a forma de descrição bibliográfica do tema central da pesquisa: os tipos de modelos de gestão das empresas. O PAPEL DOS MODELOS DE GESTÃO PARA AS EMPRESAS Entender o universo empresarial mediante o conceito de busca constante de melhorias organizacionais, pode também ser o caminho para a compressão do porquê a gestão empresarial, se posta em prática de modo adequado, representará avanços concretos e significativos a organização de um modo geral. Daí surge a questão dos modelos de gestão implantados dentro das empresas.

Em que: “[. modelo de gestão é o administrar por meio de um exemplo já existente, realizando as modificações necessárias de acordo com as peculiaridades de cada organização” (STADLER; PAIXÃO, 2012, p. Gestão Democrática Continuando, a gestão democrática, por sua vez traça caminhos que valorizam a participação coletiva nas decisões da organização. Comumente utilizada em ambiente escolar, o modelo de gestão democrática viabiliza a participação da comunidade como um todo no processo decisório. Desse modo, segundo Lima, Prado e Shimamoto (2011, p. A gestão democrática é uma prática fundada em preceitos participativos e políticos. Ela não instrumentaliza a manutenção da escola, mas organiza a comunidade para buscar nos órgãos públicos a responsabilidade por sua manutenção.

De modo que, dada a realidade competitiva das sociedades, esse tipo de gestão reflete “[. no nível ideológico, como um conjunto de valores que postula que as posições dos indivíduos na sociedade devem ser conseqüências do mérito da cada um. Ou seja, do reconhecimento público da qualidade das realizações individuais” (BARBOSA, 1991 apud REIS JÚNIOR; PILATTI; KOVALESKI, 2006, p. Logo, a gestão meritocrática mediante a visão empresarial reflete na valorização individual do colaborador dentro da empresa e para a empresa. A questão, porém, está no fato desse tipo de gestão gerar consequências que servirão de base a conflitos internos entre outras problemáticas no ambiente empresarial. O coaching emerge no mundo corporativo como uma estratégia, uma ferramenta de gestão de pessoas e uma metodologia que valoriza a ação, foco nos resultados, na customização, brevidade dos processos de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências.

Os efeitos produzidos por este tendem a se irradiar por todo o ambiente organizacional, provocando, portanto, alterações de ordem estrutural, processual, sociocultural e comportamental nas pessoas e na organização (GARCIA, 2011, p. A partir dessa ideia, do papel do coaching, tem-se como característica que empresas que buscam um modelo de gestão moderno e, o mais importante, ideal para a implantação mediante as suas necessidades estão sempre em busca de formas de garantir que os métodos adotados sejam os ideais. Com isso, a ação do coaching, entre outras formas de consultoria especializada ressaltam esse comprometimento e, consequentemente, geram resultados positivos as organizações. CRONOGRAMA Em relação a organização do tempo da pesquisa, o desenvolvimento do cronograma se fez mediante os meses de janeiro a maio de 2019.

Disponível em: http://www. inicepg. univap. br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0003_0494_01. pdf. p. Disponível em: http://anpae. org. br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0069. pdf. n. Disponível em: https://revistagt. fpl. emnuvens. com. STADLER, Adriano; PAIXÃO, Marcia Valéria. Modelos de Gestão. Curitiba: IFPR, 2012. Disponível em: http://redeetec. mec.

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