OS DESAFIOS DA ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÂO INFANTIL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Objetivo. Objetivo Geral. Objetivos específicos. Justificativa. Referencial teórico. Os maiores avanços em questões legislativas ocorreram de 1930 a 1990, nas quais podemos destacar em ordem cronológica: No ano de 1889, segundo relatos da ACADEMIABRASILEIRADEPEDIATRIA, o Doutor Moncorvo Filho fundou a entidade filantrópica conhecida como Instituto de Proteção e Assistência à Infância (IPAIN), porém, tornou-se utilidade pública somente em 1909, posteriormente em 1919 fundou também o Departamento da Criança do Brasil. Em 1930, conforme consta no site oficial do Ministério da educação, a Criação do Ministério da Educação (MEC) foi fundada nos primeiros anos do Governo de Getúlio Vargas. Com isso, surgem as primeiras No ano de 1988 foi formulada nos artigos nº205 e nº206 da Constituição de 1988 na qual seria o Dever do Estado e da Família a garantia de educação de maneira gratuita para todos.

Por fim, em 1990 foi fundada o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na qual a criança e ao adolescente possuí proteções legais perante a lei. Vale ressaltar sobre a implementação da lei nº13. Para Piaget, o desenvolvimento da criança ocorre de maneira empírica e sistematizada dividindo-a em 4 etapas, no que diz o site NEUROSABER (2019) podemos classifica-las como: Sensório motor, pré-operacional, operacional concreta e operacional formal. Para essa pesquisa levaremos em consideração as duas primeiras fases que percorre até mais ou menos os 7 anos de idade. Dentre as características marcantes que ocorrem na fase sensório-motor, no que diz o site NEUROSABER (2019) “o pequeno reage apenas de maneira motorizada, não podendo ainda raciocinar plenamente, em função de existir conceitos práticos em sua mente”.

Por conseguinte, temos a fase pré-operatória que se inicia por volta dos 3 anos de idade e acaba com 7 anos. No que se refere as principais conquistas deste período podemos dizer que, segundo PALANGANA (2019, pág. Um deles é a negação da criança e a dificuldade em estar separada dos seus familiares. O principal meio de amenizar esse estranhamento da criança em um novo ambiente está centralizado na figura do professor/educador infantil, que segundo BERNARDO (2019) o papel do professor está intimamente ligado a relação de afeto e confiança com aquela criança, fazendo-a sentir-se segura e amada. Ainda segundo o autor a afetividade do professor com o aluno não está ligada ao abraçar e beijar a criança, mas sim no ato de respeita-la, conversar, escuta-la, dar atenção e os cuidados básicos da sua saúde etc.

Metodologia 6. Método de pesquisa: Para o referido artigo, será utilizado o método de pesquisa bibliográfica, afim de buscar conhecimentos teóricos dos principais autores relacionados ao desenvolvimento infantil, assim como também questões relevantes para o corpo do texto com base em sites oficiais do Governo e livros diretamente relacionados a educação com ênfase na educação infantil. BERNARDO, Nairim. Afetividade na educação infantil: a importância do afeto para o processo de aprendizagem. Disponível em: https://novaescola. org. br/conteudo/17883/afetividade-na-educacao-infantil-a-importancia-do-afeto-para-o-processo-de-aprendizagem. Acesso em: 15/09/2020. BRASIL. LEI Nº 9. DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: palácio do Planalto, 1990. Disponível em: http://www.

planalto. gov. ibge. gov. br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 17/09/2020. ESTATUTODACRIANÇAEDOADOLESCENTE. br/ultimas-noticias/222-537011943/18106-ensino-publico-tem-indice-maior-de-estudantes-de-graduacao. Acesso em: 17/09/2020. NEUROSABER. Quais os estágios do desenvolvimento cognitivo?. Disponível em: https://institutoneurosaber. com. br/infancia/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20Inf%C3%A2ncia%3A&text=Etimologicamente%2C%20a%20palavra%20%22inf%C3%A2ncia%22,n%C3%A3o%20%C3%A9%20capaz%20de%20falar. Acesso em: 28/09/2020.

78 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download