OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS COM HÉRNIA DE DISCO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Instituição ____________________________________________ Profª. Instituição Dedico este trabalho a Deus, a minha mãe, que esteve sempre presente em todos os momentos da minha vida. À família e amigos, que sempre incentivaram e apoiaram em cada decisão, fornecendo uma base para a esta e para muitas vitórias que ainda virão. AGRADECIMENTOS A Deus que permitiu e forneceu tudo o que eu precisei durante minha jornada, bem como, colocou pessoas incríveis em meu caminho, que me auxiliaram direta e indiretamente. A meus pais, minha família e amigos, por todo apoio dado durante o percurso deste. The research focused on the theme of bodybuilding in light of an understanding of improving the quality of life for patients with herniated discs. Within this context, this work presents the importance of physical activity in the conservation of the spine and in the treatment of Herniated Discs, a pathology that is considered as the second largest cause of disability leave from work, affecting more than 5 million Brazilians, second only to heart disease.

This theoretical review article sought to research the contributions of resistance training for the herniated disc patient, importance and training methods, in a view of physical development. In this sense, training was understood as a way to seek improvement in physical condition and should be worked periodically, with repetitions, loads and programmed intervals, both in number of sets and in rest days. Regarding the methodological aspects, research was carried out in Scielo, the Virtual Health Library, Physiotherapy journals and research in the Dante Alighieri Library with a periodicity of 22 years. Em segundo lugar estão as atividades relacionadas ao varejo, especialmente supermercados, seguidas por hospitais, obras e frete rodoviário (Trabalho, 2017). A hérnia de disco é uma condição que pode afetar qualquer parte da coluna, mas é mais comum na região lombar.

A composição do disco é responsável pela hidratação do núcleo e distribuição uniforme da pressão para o anel. À medida que o teor de água do disco diminui, a pressão sobre as fibras anulares aumenta, tornando-as mais suscetíveis ao rasgo (BARROS FILHO et al, 2003). Ocorre como resultado de pequenos traumas na coluna que danificam a estrutura do disco intervertebral ao longo do tempo ou como resultado de traumas significativos na coluna, podendo ser assintomáticos ou sintomáticos ( Santos, 2003). Mudanças mecânicas empurram o núcleo para o 'trilho' formado por danos na cartilagem e desidratação do anel fibroso. Tínhamos, portanto, lesões crônicas em que a migração nuclear ocorreu durante o trauma ou com grande esforço (GOMES; MONTEIRO NETO, s/d) A questão de pesquisa foi formulada pelas seguintes questões: eu fui.

Os choques são aplicados durante o exercício. É adequado para pessoas com lesões na medula espinhal? Trata-se de um estudo de referência bibliográfica com aspecto descritivo, estudo de livros de coleções particulares, artigos eletrônicos contidos em bases de dados como Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Periódicos e fisioterapia publicados em periódicos. Dessa forma, contribuem para o processo de sintetizar e analisar os resultados e argumentos de diversos estudos, criando uma literatura abrangente. Ele está conectado a outras articulações por articulações chamadas discos intervertebrais. A coluna vertebral possui 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais fundidas e 4 vértebras coccígeas distribuídas de acordo com uma área. As vértebras são formadas por estruturas chamadas corpos, pedículos, lâminas, epífises ou superfícies articulares.

O disco intervertebral (24) fica entre as vértebras e sua principal função é absorver o choque. A coluna vertebral fornece um eixo parcialmente rígido e parcialmente flexível do corpo e é essencial para a manutenção da postura, suporte de peso, locomoção e proteção da medula espinhal. As colunas cervical e lombar são convexas para frente (lordose), e a torácica e sacro são convexas para trás (cifose). A lordose cervical se desenvolve após o nascimento e durante o desenvolvimento normal da criança, como quando a criança está de bruços e na posição sentada. A curva da lordose lombar é formada pela tensão dos músculos psoas à medida que a criança aprende a ficar de pé e a andar.

No final da década, todas as curvaturas da coluna já estão desenvolvidas e sua disposição facilita a distribuição de tensão e estresse (WEIDLE, 2004). A curvatura fisiológica da coluna vertebral funciona para aumentar a flexibilidade e a capacidade de absorver choques, mantendo tensão e estabilidade adequadas nas articulações facetárias. e núcleo pulposo, e na face posterior do disco intervertebral as lâminas são mais finas e menos numerosas (WETLER; ROCHA JUNIOR; BARROS, 2004). O termo hérnia de disco é usado coletivamente para descrever o processo de ruptura do anel fibroso e posterior migração da massa central do disco para o espaço intervertebral comum na face dorsal ou dorsal do disco (BARROS FILHO; BASILE JUNIOR, 1995). O problema mais grave dessa condição foi o motivo mais comum de incapacidade para o trabalho (ATLAS et al.

Esse processo ocorre com mais frequência em pessoas entre 30 e 50 anos, mas também pode ser observado em adolescentes e idosos. BORTOLLETO; SILBER; SANTOS, 1998). A mobilidade normal da coluna espinhal varia consideravelmente. Podendo estar ligada a fatores como idade, sexo, flacidez ligamentar, genética e presença de patologias, caso ocorra a presença de mais de uma situação de risco, isso pode acarretar o aumento da possibilidade da doença se apresentar cada vez mais cedo (OLIVEIRA, 2000). Quanto aos fatores hormonais, de sexo e idade se reduzem com o passar dos tempos, as diferenças no formato vertebral, postura e amplitude de movimento desaparecem na idade avançada, de modo que os movimentos lombares nos homens e nas mulheres são quase idênticos. Já as Causas de flacidez ligamentar, podem estar incluídos distúrbios hereditários, hipomobilidade ou processos degenerativos, ambos podem proporcionar lesões ou traumas a coluna vertebral.

Uma patologia que altera o alinhamento normal dos discos intervertebrais irá inevitavelmente afetar a amplitude de movimentos possíveis no segmento afetado, as que acometem a coluna lombar são as principais causas de afastamentos de trabalhadores de suas atividades (OLIVEIRA, 2000). Definindo o que é Educação Física, seguimos com o pensamento de Betti(1998,p. A Educação Física não é uma ciência, como propõe a matriz científica, mas uma área de conhecimentos relativos à cultura corporal de movimento, que sistematiza e critica conhecimento científicos e filosóficos, recebe e envia demandas à prática, às ciências e à Filosofia. Concebemos a Educação Física como um campo dinâmico de pesquisa e reflexão. Os problemas e as questões emergem da prática, e sua articulação vem a constituir uma problemática que questiona as ciências e a Filosofia.

Sendo a Educação Física um espaço dinâmico de pesquisa e reflexão, pensamos que as aulas e o espaço que a disciplina disponibiliza para as pessoas permite a experiência do fazer e elaborar-se juntos, ou seja, num jogo de competição ou cooperação, numa aula sobre nutrição e mudanças de hábitos alimentares, uma caminhada ao ar livre, orientações em academias de rua e outros, são na verdade posturas que trazem à Educação Física o caráter de EDUCAÇÃO no sentido mais amplo que possa essa palavra significar. Afirma-se até que os processos vitais e processos de conhecimento são no fundo a mesma coisa. E isto vale para as moléculas e todas as formas de manifestação da vida, sem excluir instituições sociais não esclerosadas.

E para frisar ainda mais essa perspectiva que une processos vitais e processos de conhecimento, há algumas novidades fascinantes nas pesquisas sobre o cérebro/mente. Se somos esse organismo vivo que aprende e reaprende, também nos reorganizamos em torno de novos saberes e tecnologias que possam melhorar a nossa vida, assim, as aulas de Educação Física trazem um sentido maior à todas as formas de entendimento e aprendizagens, somos uma sociedade de aprendentes como diz Assmann(2007) e se nos inserimos nesse contexto, temos uma série de implicações: ou seja, o que queremos aprender? Faz sentido o que estamos aprendendo? Para que aprendemos? Nossas inquietações é para que o planeta e a sociedade dos que aprendem possa evoluir e crescer em rede, ou seja, os saberes da sociedade aprendente só fazem sentido se promovem a vida.

O exercício físico existe para promover o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas das pessoas por meio da aprendizagem de saberes e modos de ação, para que se transformem em cidadãos participativos na sociedade em que vivem. De acordo com Rash (1991, p. “o desequilíbrio entre a força da musculatura dorsal e da abdominal, pode criar, um desvio pélvico, alterando a curvatura lordótica e subsequentemente sobrecarregando o disco vertebral”. A flexibilidade da cintura pélvica e escapular deverá acrescentar as musculaturas agonistas e antagonistas, sem impor estresse na coluna lombossacra e cervical durante o exercício. A flexibilidade limitada pode provocar dor, ou ser resultado da restrição de alongamento fisiológico devido à inatividade. Após um episódio agudo, tenta-se recuperar a flexibilidade simultaneamente com um programa de fortalecimento muscular.

A prática da musculação torna a pessoa mais forte, mais à probabilidade de lesões na sua prática existem, portanto, a seleção dos exercícios, o volume e intensidade destes exercícios podem se não prescritos adequadamente, contribuir para desordens da coluna (TOSCANO; EGYPTO, 2001). HÉRNIA DE DISCO Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a dor nas costas (pescoço, tórax, região lombar, pelve) é o segundo problema de saúde mais comum no Brasil (13,5%). As condições médicas crônicas identificadas por médico ou profissional de saúde foram superadas apenas pelos casos de hipertensão arterial (14%). NASCIMENTO; COSTA, 2015) Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 em cada 10 pessoas terão dor nas costas durante a vida.

Na maioria dos casos, essa dor não tem causa específica, mas pode ser causada principalmente por hérnia de disco, estenose, tendinite, espondilolistese, artrite reumatoide e outras doenças (Narazaki, 2017). Principais Sintomas Algumas hérnias de disco são assintomáticas, mas a maioria apresenta vários sintomas característicos de um determinado local de compressão ou irritação do nervo. As pessoas geralmente se queixam de dor intensa que irradia para a extremidade onde a raiz nervosa é afetada, fraqueza ou dormência ou formigamento (por ficar em uma posição por muito tempo). Você pode até perder o movimento no membro afetado. No colo do útero, a dor começa no pescoço e geralmente irradia para as extremidades superiores, enquanto na região lombossacral, a dor pode começar na região lombar e irradiar para as nádegas, coxas e joelhos.

A dor é aguda, geralmente em jovens e pode piorar com a atividade física. A hérnia de disco lombar geralmente responde bem ao tratamento médico conservador. A condição é reversível com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, o paciente descansando brevemente, fisioterapia e acupuntura. Normalmente, 90% desses pacientes herniados conseguem retomar suas atividades diárias após apenas um mês, mas a hérnia de disco cervical pode ocorrer diretamente nessa área ou devido à curvatura e posição da coluna em crise, podendo ser causada por alteração. Hérnia lombar. A escolha do tratamento é cirúrgica ou não cirúrgica e leva em consideração a gravidade dos sintomas e o comprometimento motor. Atividades Físicas Hoje, existem várias técnicas não invasivas que se mostraram eficazes no tratamento de hérnias de disco.

Essas técnicas proporcionam melhor fortalecimento e alongamento dessas estruturas danificadas, levando ao alívio dos sintomas. Recentemente, têm sido observadas iniciativas de utilização de programas de atividade física no contexto da promoção da saúde, principalmente voltadas ao combate de doenças crônico-degenerativas envolvendo funções cardiovasculares e metabólicas, como cardiopatias e obesidade. Pouco esforço ainda tem sido dedicado a programas de atividade física relacionados à saúde envolvendo o sistema musculoesquelético, como exemplificado pela hérnia de disco (TOSCANO e EGYPTO, 2001). A atividade física como ferramenta terapêutica para prevenção e tratamento de dores nas costas tem recebido muita atenção nos últimos anos. Para Gil (2002, p. a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

Segundo (CASTRO, 1976, p. apud KOCHE, 2003, p. “toda pesquisa de certa magnitude tem que passar por uma fase preparatória de planejamento”. O estudo de caso pode ser conduzido de acordo com uma perspectiva interpretativa que visa compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes, ou uma perspectiva pragmática que visa simplesmente apresentar uma perspectiva global, tão completa e coerente quanto possível, do objeto de pesquisa do ponto de vista do pesquisador (FONSECA, 2002, p. A pesquisa exploratória é orientada para a descoberta e é utilizada por pesquisadores quando estes possuem poucas informações, bem como para esclarecer um problema específico de pesquisa (GIL, 2002). A pesquisa bibliográfica é o levantamento ou revisão de obras publicadas sobre a teoria que irá direcionar o trabalho científico o que necessita uma dedicação, estudo e análise pelo pesquisador que irá executar o trabalho científico e tem como objetivo reunir e analisar textos publicados, para apoiar o trabalho científico.

Para Gil (2002, p. a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Porque mascarar sua dor com automedicação ou “remédios caseiros” coloca sua saúde em risco. O ideal é que a causa da dor e outros sintomas sejam investigados com o auxílio de um profissional para que a causa do problema (assim como os efeitos que ele apresenta) seja tratada de forma adequada e eficaz. É preciso olhar criticamente para esse assunto e reconhecer não apenas sua complexidade, mas também sua contribuição e legitimidade como parte do treinamento físico para a melhoria da qualidade de vida do praticante. Portanto, os professores devem adaptar sua metodologia aprendendo a se comunicar com a linguagem de seus alunos para tornar as aulas de treinamento de força mais interessantes para pacientes com hérnia de disco.

Por favor, mostre os resultados. Petrópolis:Vozes, 2007. ATLAS, S. J. CHANG, Y. KAMMANN, E. F. BASILE JÚNIOR, R. Coluna vertebral: diagnóstico e tratamento das principais patologias. São Paulo: Sarvier, 1995. BETTI,Mauro. Associação Médica e Conselho Federal de Medicina, 2001. CORTET, B; BOURGEOIS, P. Causes and mecha nisms of sciatica pains. Rev. Prat 42:539-543, 1992 COSTA, A. ª ed. Porto Alegre: Manole, 2003. Especiais, P. de julho de 2018). dm. Nova Fronteira, 1999. FONSECA, J. J. S. da. S. S. Análise dos parâmetros de força e resistência dos músculos eretores da espinha lombar durante a realização de exercício isométrico em diferentes níveis de esforço. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Antonio Carlos.

Métodos e técnicas de pesquisa social. ed. ed. reimp. São Paulo: Atlas, 2007. LONG, D. M; BENDEBBA, M; TORGERSON, W. D. CORRIGAN, B. Transtornos músculo esqueleticos da coluna vertebral. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. MAYER H. Em V. Raso, J. D. Maria, & M. P. Cap. Disponível em:. Acesso em: 23 setembro 2022. NATOUR, J. Coluna vertebral. Prevalência da dor lombar no Brasil: uma revisão sistemática. f. Monografia (Especialização) - Curso de Pós-Graduação, Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2015. ORTIZ, J; ABREU, A. D. F; MAZZUCO, M. A. Adaptações Fisiológicas ao Trabalho de Musculação. Revista Virtual EF Artigos. Vol: 03 Nº 09 Natal –RN, 2005. L. dos. Como elaborar uma dissertação de mestrado. Lisboa: Pactor, 2010. SANTARÉM, J. Monografia VILARTA,Roberto.

A Educação Física e a promoção da qualidade de vida na ::desafios na saúde de comunidades. In:Atividade física e qualidade de vida na escola:conceitos e aplicações dirigidos à Graduação em Educação Física. org) Estela Maria A. Boccaletto.

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