Os avancos tecnologicos na saúde e suas contribuiçoes nas praticas de enfermagem

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

AUMENTO DA TECNOLOGIA E A DIMINUIÇÃO DA HUMANIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE………. OBJETIVO 5 3. JUSTIFICATIVA……………………………………………………………………………. EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA ÁREA DA ENFERMAGEM 7 4. PREVENÇÃO 8 5. Olhando para a história, são claros os avanços deste campo para ajudar pessoas a viver mais e com mais qualidade. A cooperação da tecnologia para a enfermagem atingem a realização de exames complexos, procedimentos cirúrgicos decisivos, recuperação do paciente e controle de doenças crônicas, por exemplo. Os grandes benefícios inseridos pela tecnologia na área da saúde são claros. Ajudam na atuação dos profissionais e, principalmente, beneficiam o paciente, que a cada dia, tem ao seu acesso recursos tecnológicos surpreendentes que possibilitam um diagnóstico e tratamento mais assíduo. Ciência e tecnologia são instrumentos importantes para a saúde e o tratamento de doenças, assim como para a construção de um momento civilizatório de vida decente para todos.

A aplicação de tecnologia pelo enfermeiro é um dos suportes fundamentais para intervir de modo competente e seguro numa interação coletiva com a equipe de enfermagem, com o cliente e sua família, bem como junto aos integrantes da equipe de saúde. GRACE,2007) As ciências aplicadas proporcionam a chegada de máquinas e equipamentos que substituíram e/ou minimizaram a necessidade da força física trabalho necessita de recursos instrumentais baseados em novas tecnologias seguintes da evolução da informática, para facilitar a sua. “A tecnologia para a saúde evoluiu muito, e o enfermeiro entra nesse espaço desenvolvendo, operando e comercializando esses equipamentos”, afirma Sonia Maria Oliveira de Barros, diretora da Faculdade de Enfermagem do hospital Albert Einstein. Com a introdução da informática e a chegada de aparelhos modernos e refinados que trouxeram várias vantagens e rapidez na luta contra as doenças.

Essa tecnologia moderna, criada pelo homem a serviço do homem, tem ajudado em grande escala para a solução de problemas antes insolúveis e que pode reverter em melhores condições de vida e saúde para o paciente. PREVENÇÃO As novas formas de realização de exames são importantes para prevenir doenças e pioras de problemas. O que anos atrás era praticamente impossível de identificar, hoje pode ser encontrado em pouco tempo sem a necessidade de procedimentos invasivos, agressivos e dolorosos. A ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons ou, conforme a sigla em inglês, Positron Emission Tomography) são bons exemplos de como a evolução da tecnologia têm auxiliado a medicina.

A tecnologia médica permite detectar tumores com menos de dois milímetros em fase inicial, o que ajuda no tratamento e aumenta as chances de cura. Através de exames específicos, o médico pode mapear a localização exata de tumores e das células cancerígenas, o que facilita a tomada da decisão correta quanto ao tipo de tratamento a ser adotado. A explicação para o sucesso seria a possibilidade de uma quantidade maior da droga chegar ao tumor para aniquilá-lo, mergulhando-o em um “banho” de quimioterapia. Isso, porque as drogas intravenosas (quimioterapia convencional) têm penetração pobre no peritônio, uma membrana que reveste a parede abdominal e também os órgãos localizados no abdômen, como os ovários. TESTE DE ALERGIA A Siemens Healthineers, divisão da Siemens que produz tecnologia avançada em exames de saúde lançou um teste de alergia, o 3gAllergy, que promete um diagnóstico completo e rápido em apenas 65 minutos.

O teste acontece por meio do equipamento IMMULITE XPi, que ajuda especialistas a determinar o tratamento, a reduzir a incidência de sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. O teste da Siemens foi o primeiro de terceira geração aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora para medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, Além disso, conta com grande variedade de alérgenos, o que amplia as possibilidades de diagnósticos nos pacientes. METODOLOGIA Este estudo caracteriza-se como revisão bibliográfica temática e de atualização onde, segundo TRENTINI & PAIM (1999), a definição do tema, as questões de pesquisa, objetivos e sua implementação são atividades a serem desenvolvidas estão concomitantemente ligadas ao trabalho cotidiano. Para tal, realizei um levantamento bibliográfico e eletrônico restrito ao período de 2000 a 2018.

Selecionei para análise todos os artigos que mencionassem, em seus títulos e/ou resumos, as palavras- chave “tecnologia”, “saúde”, “enfermagem”, “humanização”. Após a leitura dos artigos constatei que o material encontrado seria suficiente para atingir o meu objetivo principal. Do material obtido, procedi à leitura de cada resumo/artigo destacando aqueles que respondiam ao objetivo deste estudo. Elaboração do Capítulo 3. X X X X X X Elaboração das considerações finais. Revisão da Introdução. X X X X X X Reestruturação e revisão de todo o texto. Verificação das referências utilizadas. php?pid=S141381232004000100002&script=sci_arttex t&tlng=. CAROLINA KIRCHNER FURQUIM, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO. Inovações tecnológicas na enfermagem. periódico na internet].

DE JULHO DE 2016 [acesso em 15 mar 2018]. C. Gestão da tecnologia da informação. disponível em: http://www. guiarh. com.

29 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download