ORIGEM, HISTORICO E IMPORTANCIA DOS LIVROS DIDATICOS NO BRASIL

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Destarte, formuladores, intelectuais e pesquisadores da área tem questionado sobre a validade e aplicabilidade das competências do livro didático como material formativo de professores e estudantes em processo de escolarização. Nesta busca também, tem-se o livro didático de matemática, amparado pelos PCNs para determinar seus descritores educacionais e sociais. Assim, o livro didático, as políticas públicas e o ensino de matemática, se entrelaçam neste trabalho em um apresentar de realidades que envolve materiais e métodos cortejados no ambiente das escolas da rede pública. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Livro didático. Esta pesquisa é bibliográfica, sendo uma revisão de literatura com o tema “A origem e evolução do livro didático”, com buscas dos dados por meio de referencial teórico, periódicos, artigos e experimentos de expertises da área experimental da educação.

Os critérios de seleção dos artigos foram no idioma em português, publicados no período de (1980 a 2019), utiliza -se os descritores: ensino, livro didático e matemática. Serão considerados como critérios de inclusão as obras de Lajolo (2000), Zilberman (1996), Lopes (2007) e outros que apresentam mesma percepção de estudo. A GENEALOGIA E OS PROCESSOS DE EVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO Os livros didáticos surgem no Brasil por volta do século XIX, a partir da criação de uma comissão de instrução Pública, que se responsabilizava por criação de projetos de lei, tendo como intuito a organização pedagógica para escolas primárias. Assim, tenho como premissa repensar instrumentos educacionais acerca dos fundamentos da nacionalidade brasileira, Bittencourt et al (1993, p.

FILGUEIRAS, 2013, p. POLÍTICAS PÚBLICAS, O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: CONTEXTOS As políticas públicas para o livro didático Brasil, tendeu ao longo dos tempos a repensar no controle de conteúdos compartilhados para formação sobretudo, na criação de condições e garantias de acesso dos estudantes as obras. Pensando de tal forma, é possível traçar uma linha em que políticas educacionais e os livros didáticos têm se tocado focalizando à educação, à formação conteudista e cidadã. Atualmente, se observa as ações propostas pelo PNLD, FNDE, PNLEM e MEC, no controle dos materiais que farão parte do projeto formativo de professores e alunos dos ensinos fundamental e médio. O Plano Nacional do Livro didático, por exemplo, ocupa-se de promover “nas escolas de ensino público das esferas do Estado e entidades parceiras obras didáticas de qualidade.

O universo do livro didático é de extrema relevância e muito explorado nas pesquisas em educação. Dessa forma, considerar que as políticas públicas tem sido um diferencial nos aspectos, seleção, qualidade e dessas obras, revela o progresso do ensino, aprendizagem e formação de professores e alunos nas diversas disciplinas. O livro didático de matemática em foco em contexto Há de se convir, que as discussões atuais sobre o livro didático, apontam para a relevância deste material no contexto escolar. Não somente um para a formação do aluno, mas, também como elemento formativo do professor e uma extensão da escola para casa. Assim, ao pensar no ensino de matemática é compreensível notar a relevância dos livros didáticos para a extensão formativa do aluno, para além dos muros da escola.

BRASIL, 2006, p. A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS Hodiernamente, o livro didático assume um determinado destaque nas práxis de ensino das escolas públicas brasileiras. Para Lajolo (1996, p. isso ocorre devida à “precaríssima situação educacional que faz com que ele acabe determinando conteúdos e condicionando estratégias de ensino, pois, de forma decisiva, o que se ensina e como se ensina o que se ensina". Tendo em vista a realidade de muitas escolas públicas, periféricas, depredadas, e de pouco recursos, o livro didático passa a ser um elemento fundamental no ensino e aprendizagem escolar. Para Lopes (2007, p. a defesa da distribuição do livro didático na escola é primordialmente, observada como uma forma efetiva de apresentar uma proposta curricular ao professores e alunos, não sendo uma obra igualmente a outras.

É possível perceber que o livro didático tem um valor político e social intrinsecamente ligado as suas páginas, e que seu uso depende do reconhecimento pedagógico que ele desempenha na vida de estudantes e professores da rede pública de ensino. CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente artigo apresentou uma breve reflexão sobre questões quem ligam o livro didático aos diversos contextos, desde a sua gênese, evolução e relevância nos diversos cenários educativos ao qual se insere. O estudo mostrou uma síntese teórica sobre o percurso do livro didático brasileiro até o cenário que é tido na contemporaneidade, sendo as contradições, o Marco legal(s), as politicas públicas e as perspectivas para um ensino eficaz de matemática.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Ministério da Educação. jan. abril de 2013. FREITAG, Bárbara; MOTTA, Valéria R. COSTA, Wanderley F. O livro didático em questão. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. v. jan. mar. gov. br/component/tags/tag/34400-programa-nacional-do-livro-didatico> Acesso em: 10 fev. ROMANATTO, Mauro Carlos. O Livro Didático: alcances e limites. Disponível em http://www.

51 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download