Orçamento empresarial um caso real

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Administração

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Dessa forma, o empreender apenas por feeling e vocação foi perdendo espaço para o gerir administrativamente com informações e estudos realizados mediante à realidade interna e externa da organização. O planejamento e o controle são fundamentais para o processo de administração e gestão de uma organização. Por meio de estratégias e mecanismos aplicados o gestor tem condições de avaliar os diferentes cenários possíveis e aplicar decisões e ações condizentes com o futuro desejado para sua empresa. Assim, o orçamento empresarial exerce um papel essencial para o processo de tomada de decisões gerenciais, visto que, possibilita ao gestor uma visão ampla, objetiva e concisa do seu negócio, lhe mostrando claramente se o plano da empresa tem condições financeiras para assegurar os custos inerentes aos processos de produção existente e de novos planos pré-estabelecidos.

Ao avaliar o artigo “Análise de Orçamento: O caso de uma cooperativa do Rio Grande do Sul”, foi possível evidenciar a importância e as dificuldades enfrentadas pelo processo de gestão administrativa de um negócio, embasado na eficácia das decisões decorrentes do orçamento empresarial. O orçamento estático é o mais utilizado nas organizações, nele as peças orçamentárias são estáticas e fixas, não existindo possibilidade de alteração destas. O orçamento base zero (OBZ) é uma ferramenta mais robusta onde as atividades são identificadas de acordo com a prioridade partindo do princípio da importância desta para o alcance dos resultados da empresa. No artigo analisado, é possível evidenciar de modo prático a importância do orçamento empresarial na rotina de uma cooperativa gaúcha, por meio de um estudo de caso.

Analisando de modo prático um caso real, é possível compreender a importância e da elaboração de um orçamento empresarial pela equipe administrativa e as consequências oriundas da sua execução para o sucesso de um plano estabelecido. Assim, o processo de planejamento e de controle nas rotinas empresariais fica mais evidenciado e exemplificado de modo a esclarecer qual a profundidade administrativa contido no orçamento empresarial. Dessa forma, o objetivo da equipe de planejamento é de questionar cada gasto e rever sua necessidade para o bem da organização. Assim, é possível reduzir gastos desnecessários, evitando desperdícios e realocando os recursos de modo inteligente, racional e eficaz. Consequentemente, por meio deste plano orçamentário, os recursos financeiros são poupados e os índices de lucratividade são potencializados.

Analisando os departamentos da cooperativa é possível perceber que esta empresa segue uma rigorosa rotina orçamentária, levando ao pé da letra cada item planejado e definido no orçamento empresarial. Há departamento de planejamento, de controladoria, de finanças, entre outros. Durante esse percurso, o gestor, por meio deste orçamento elaborado tem condições de controlar as ações executadas na empresa, avaliando se estas estão indo de encontro ao alcance das metas ou não. Se não, há a possibilidade de corrigir os erros e disfunções, colocando em prática ações assertivas que contribuirão para a redução de despesas/gastos desnecessários e para o aumento da receita e da lucratividade da empresa.

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