Oito textos de 10 a 15 linhas relativos as disciplinas

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A maioria das instituições de ensino atual serve de exemplo de escola formal tem como característica a sistematização da educação, na qual o aluno tem horário e conteúdo já pré- estabelecido, as aulas são expositivas, fazendo com que os estudantes apenas absorvam os conhecimentos passados pelos professores, ficando enfileirados tendo como objetivo principal alcançar uma avaliação positiva nas provas. Já as escolas não formais são aqueles ambientes que buscam formar indivíduos capazes de exercerem suas atividades como cidadãos de maneira plena e no âmbito pessoal desenvolverem suas potencialidades ao máximo. A escola não formal pode abrigar pessoas de diferentes idades e ocorrer em diferentes espaços, desde que este ofereça um projeto educativo que desenvolva, como dito anteriormente, a capacidade intelectual e social; temos como exemplos de escolas não formais: museus, organizações não governamentais, empresas, bibliotecas, centros culturais, entre outros.

Questão B O filme “Escritores da Liberdade”, comédia dramática baseada em fatos reais, do diretor Richard LaGravenese (EUA/2007) apresenta uma professora que tenta valorizar o conhecimento adquirido nas ruas e em casa pelos alunos, traduzindo a problemática racial, a desigualdade social e a exclusão como fonte de aquisição de saber. Por meio da discussão de cor/raça, a professora transforma a relação de aprendizagem de seus alunos, a partir do processo de escrita da história de cada um deles, por eles mesmos. O mais comum seria considerar se o indivíduo faz parte da comunidade surda, ou seja, se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais, popularmente conhecida como Libras, sendo assim o termo a ser utilizado é surdo. Os outros termos são considerados pejorativos e os que envolvem derivados o termo mudo, como “mudinho” ou “surdo-mudo” não são cientificamente corretos, pois a deficiência auditiva e a mudez não são causadas por consequência uma da outra.

Questão B A professora adentra na sala e começa sua aula, Paulo, apresenta surdez, mostra-se distraído não percebe que a aula começou, essa situação vem se tornando constante. Ela resolve chamá-lo pelo nome em um tom alto e áspero, por vezes, o traz e coloca-o sentado. Paulo vira-se, rindo, aparenta estar alheio ao acontecido. Essas atividades específicas podem conter uma lista de palavras com suas respectivas imagens e seu sinais em libras, assim o aluno será introduzido na língua portuguesa escrita. Outra medida a ser tomada para facilitar o contato entre professor e aluno é o colocando nas primeiras cadeiras para facilitar a visualização dos gestos do docente. Trabalhos em grupo também podem contribuir para a integração dos alunos. Alfabetização e Letramento Questão A Soares (2009, p.

destaca que letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever; é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. Em minha opinião a professora poderia diversificar os materiais de estudos e não utilizar somente a cartilha, sendo a disciplina de língua portuguesa as possibilidades são inúmeras, assim como a mãe da aluna no enunciado, trabalhar com outros estilos de escrita fará da aula mais atrativa e poderá alcançar estudantes que têm dificuldades com o modelo de ensino proposto na cartilha. Caso haja falta de material disponível e não seja possível disponibilizar outros materiais no ambiente escolar, uma possibilidade é buscar trazer para a sala de aula projetos que necessitam de poucos recursos físicos, como novas abordagens para temas comuns, ou pesquisar na região ambientes públicos, gratuitos ou de baixo custo onde os alunos possam ter acesso e desenvolver melhor seus conhecimentos, por exemplo, museus, bibliotecas e centros culturais.

Com acesso a internet as possibilidades só aumentam, as aulas podem ser enriquecidas com vídeos, documentários e filmes, não sendo possível reproduzi-los na escola, o professor pode passar o link para os estudantes para que assistam em casa se a internet for de alcance da turma. Pesquisa da Prática Pedagógica Questão A Os materiais e recursos didáticos tem uma nova perspectiva na sociedade, na escola e nos processos de aprendizagem, pois tomam para si uma função capaz de provocar ougarantir a necessária interatividade do processo ensino aprendizagem. Segundo Aran (1990), os materiais didáticos podem cumprir as seguintes funções: inovadora, motivadora, estruturada, configuradora, controladora, solicitadora, formativa, de depósito e de produto.

37 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download