OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Com isso veio a transformação de produções artesanais para produções por máquinas, novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior uso da água, e um uso exorbitante da energia a vapor e uso indiscriminado do carvão. Fazendo assim que houvesse um grande numero de pessoas aglomeradas nas zonas urbanas, gerando assim uma quebra na conformidade entre os seres humanos e meio ambiente. Isso gerou uma enorme queda do nível de vida do meio ambiente, com mortes de rios e o desaparecimento de áreas verdes, isso dá-se o nome de Poluição (SILVA; VIEIRA, 2017). A poluição de mares, rios se da devido ao ser humano ser de longe o maior produtor de lixo, e pelo fato de não conseguir não viver sem produzir mais e mais lixo ao longo dos anos.

Consideramos lixo tudo aquilo que não interessa mais ou um tipo de sujeira. Avós, filhos, temos escolas, mercadinhos e lojas. Na área mais precária do bairro muitas pessoas moram em pequenos quartos alugados, muitas famílias são de refugiados. Vindos de países Haiti, Venezuela e Senegal, nessa parte da comunidade não possui calçamento, mas apresenta alguns becos e vielas (Figura 2). Figura 1: Alagamentos Em Porto Alegre já foram identificados mais de oito mil pontos de alagamentos, por causa de lixos jogados na rua, em becos ou esgotos destampados (PUCRS, 2017). Isso reflete nos números que o Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico, em torno de 11,3 milhões de toneladas por ano (EXAME, 2019), Porto Alegre gera por dia 1. Jogamos fora uma quantidade imensurável de lixo que o planeta não suporta, temos os lixos das casas, lixos nas ruas, lixo das indústrias, comércios e agricultura.

Tornando toneladas e mais toneladas de plásticos, papel, vidro, metais, madeira, tecidos entre outros que no fim não serão aproveitados. Portanto precisamos que haja uma diminuição da poluição, com programas políticos eficazes, com tratamento de esgoto para todos, com lugar de moradia adequado para a população carente e um planejamento adequado para que exista uma coleta de todo o lixo e o reaproveitamento dele. Também precisamos de movimentos educacionais para desenvolver na sociedade um papel critico, mostrar a importância da educação ambiental, o papel importante que o professor tem em desenvolver nos seus alunos uma postura reflexiva acerca da poluição fazendo assim com que haja uma pratica político-pedagógica, afim de que ocorra uma reflexão para que ocorra mudanças precisas e eficazes na população.

REFERÊNCIA BRASIL. Diário Oficial da União, 8 jan. retificado no DOU de 18 maio. EXAME.  Poluição sem fronteiras — Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico: País gera 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, atrás dos EUA, China e Índia. Parte termina em aterros e lixões, e outra sequer é coletada. ibge. gov. br/cidades-e-estados/rs/porto-alegre. html. Acesso em: 18 maio 2020.  SANEAMENTO AVANÇA, MAS BRASIL AINDA JOGA 55% DO ESGOTO QUE COLETA NA NATUREZA, DIZ ESTUDO. São Paulo. Disponível em: https://www. tce. sp. Porto Alegre, 18 out. Disponível em: http://www. pucrs. br/blog/pesquisa-aponta-pontos-criticos-para-alagamentos-em-porto-alegre/. Acesso em: 18 maio 2020.

42 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download