Objetivos da Política Nacional de Atenção Integral à saúde da mulher

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Apresente os objetivos da Política Nacional de Atenção Integral à saúde da mulher e como eles se aplicam na referida SGA. Explique: Objetivos da Política Nacional de Atenção Integral à saúde da mulher De acordo com o Ministério da Saúde (2004, p. os objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, são: – Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. – Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.

– Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. Promover a atenção à saúde da mulher negra com registro e produção de dados; capacitação dos profissionais, implantação do Programa de Anemia Falciforme (PAF/MS), dando ênfase às especificidades das mulheres em idade fértil e no ciclo gravídico-puerperal. Promover a atenção à saúde das trabalhadoras do campo e da cidade com implementação no setor formal e informal, e conscientização dos direitos das mulheres trabalhadoras relacionados a saúde. Promover a atenção à saúde da mulher indígena com amplificação e qualificação a saúde destas mulheres. Promover a atenção à saúde das mulheres em situação de prisão, incluindo a promoção das ações de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV/aids nessa população com ampliação do acesso e qualificação a atenção a saúde das presidiárias.

Fortalecer a participação e o controle social na definição e implementação das políticas de atenção integral à saúde das mulheres e promover a integração com o movimento de mulheres feministas no aperfeiçoamento da política de atenção integral à saúde da mulher. Os estabelecimentos públicos como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) apresentam equipes da Estratégia de Saúde da Família que são compostas por, no mínimo: 1 médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; 1 enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; 1 auxiliar ou técnico de enfermagem; e 12 agentes comunitários de saúde aproximadamente. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal, ginecologista e psicólogos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012).

Descreva como é realizada a visita domiciliar e quais parâmetros são utilizados para definir quais serão os pacientes visitados nessa estratégia. Os agentes comunitários de saúde (ACS) realizam visitas domiciliares para atualização e cadastro de novas famílias, e por meio dessas visitas ela conhecem a realidade de como vivem os mesmos. Após conhecimento da situação em que cada um vive, estes ACSs levam as informações devidamente documentadas em prontuário para as equipes de saúde multidisciplinar para discussão e tomada de decisão (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012). saude. gov. br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher. pdf. Acesso em: 16 out. n. p. Disponível em: http://www. seer. perspectivasonline. html. Acesso em 16 out.

25 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download