O uso do jogos na alfabetização matemática

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Matemática

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C. Com o passar dos anos e os avanços significativos, atualmente a matemática pode ser encontrada no dia-a-dia, como no número do celular, preços, altura e peso, relógio e dentre outros. No contexto educacional, a disciplina matemática é considerada por muitos alunos como uma ‘matéria difícil’. Muitas crianças a vêem como um desafio a ser superado, fator resultante das gerações e a própria conjuntura educacional. Paralelo a isto, a disciplina é uma ciência exata, interdisciplinar e abstrata, fator que desencadeia medo nos alunos. Desenvolvimento A alfabetização da matemática exige das crianças um extenso empenho, capacidades e competências, para que sejam desenvolvidas as habilidades visando à resolução de problemas e o raciocínio de forma lógica.

O uso de jogos e atividades lúdicas, ainda que pouco presentes no contexto educacional, possibilita um desenvolvimento intelectual e um aperfeiçoamento do aprendizado, ampliando a capacidade necessária para a formação da criança. Além disso, são tidos como desafios. De acordo com Piaget (1981), eles tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve. Tais aplicações têm sido discutidas e aplicadas como metodologia pedagógica nas escolas. Esta relação permite o prazer de aprender, jogar e desafiar seus limites e dos colegas, sendo fontes de estímulos para as crianças. Visto que na infância, a motivação e os desafios são fatores que possibilitam despertar os interesses dos alunos. Dentre os jogos inseridos no conteúdo da matemática, encontramos três tipos: os estratégicos, nos quais treinam o raciocínio lógico da criança, fazendo com que utilizem de táticas para atingirem o objetivo final; os de treinamento, onde são utilizados como um reforço para alunos com dificuldade no aprendizado; e os geométricos, sendo aqueles que desenvolvem a habilidade de observação e o pensamento lógico, utilizando de figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos.

Como exemplos de jogos temos uma infinidade que podem auxiliar na alfabetização da matemática, nos quais possibilitam a aquisição de conteúdos e auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais. Vejamos alguns deles e a forma que podem ser trabalhados com as crianças, seguindo como base as teorias dos autores citados ao longo do artigo e de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática. Contudo, se ensinada de uma forma diferenciada, como foi apresentada neste artigo, fazendo uso de jogos, o seu aprendizado se tornará mais divertido e prazeroso para os alunos, bem como, os professores. A metodologia pedagógica de utilizar os jogos na alfabetização da matemática possui uma influência importante no desempenho dos alunos quando comparados com os métodos tradicionais utilizados em sala de aula, visto que, desperta a atenção e interesse das crianças, nas quais preferem as estratégias diversificadas.

O uso de jogos não é um “bicho de sete cabeças” para os professores, entretanto, o currículo da matemática, muitas vezes não os encoraja para tais atividades. É perceptível que esta metodologia exige um maior esforço dos professores como também dos alunos. Contudo, sua aplicação irá atrair mais a atenção dos alunos, além de promover o encorajamento e o desafio para a formação do pensamento do ser humano. KISHIMOTO, Tizuco Morchida.  Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. ª Ed. São Paulo, Editora Cortez, 2000. PIAGET, Jean.

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