O USO DE TOTENS EM CENTROS DE CIDADANIA DA MULHER Projeto Integrado Multidisciplinar PIM II

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Por último, para a construção do texto optou-se pelo uso da pesquisa bibliográfica com base em textos científicos extraídos exclusivamente pela internet. Palavras-chave: Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação e Comunicação Aplicada. ABSTRACT This study develops around the recurring benefits of using totems to support direct assistance in Women's Citizenship Centers, where the idea and guidelines for the implementation of the equipment obey the guidelines of the Integrated Multidisciplinary Project - PIM II. In addition, as part of the learning process, the project will serve to observe the use of technology as an aid to tackling crimes of violence against women. Likewise, in addition to the fact that the text focuses on the beneficial view of the use of technology in direct attendance at Women's Citizenship Centers, the text also aims to relate the contents observed in the classroom of the two-month disciplines, to know: Computer Organization, Principles of Information Systems and Applied Communication; in a direct and current way on a problem that is increasingly present in the daily lives of a greater number of women, to violence.

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. A Informática apesar de ser um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais. Mas também além de tudo pode ser compreendida como a ciência que engloba o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais. A velocidade das alterações no universo informacional cria a necessidade de permanente atualização do homem para acompanhar essas mudanças. As tecnologias da comunicação evoluem sem cessar e com muita rapidez. Nesse sentido, de um modo mais geral: Nunca se falou tanto em tecnologia como nas últimas décadas. Seu desenvolvimento tem permitido a existência não de uma nova ciência, mas de uma nova cultura.

O progresso e as inovações tecnológicas provocam mudanças rápidas no modo de vida da sociedade, nas formas de educar e aprender, nas concepções de ensino e nas qualificações. Além de simples mudanças, essa chegada tecnológica tem se caracterizado como um fenômeno que muitas vezes, impõe à sociedade moderna hábitos e comportamentos diferentes, 32 transformando a relação do ser humano com o outro, com o meio ambiente e consigo próprio. STREY; KAPITANSKI, 2011, p. DARODA, 2012, p. Partindo do princípio que as TDICs fazem parte do nosso cotidiano, é interessante observar como estas tecnologias vêm contribuindo para uma nova relação entre a sociedade e os seus usuários. Dentre as novas experiências sociais, destacam-se os novos usos do espaço público e as diferentes formas de relações sociais e comunicação.

Do início da internet comercial, em meados dos anos 1990, aos dias de hoje, temos testemunhado mudanças significativas na web. Passamos da web estática para a web dinâmica. Assim, foram estabelecidas práticas de gestão inovadoras como a implementação de tecnologias da informação, que propiciaram resultados mais efetivos no atendimento ao cidadão.  A Revolução da Informação via tecnologias digitais e da gestão do conhecimento na atualidade vem trazendo transformações significativas jamais vistas em tempos anteriores. As recentes revoltas populares que estão derrubando governos ditatoriais mostram a força das tecnologias de informação para mobilizar e aglutinar milhares de pessoas em torno de objetivos comuns. A gestão do conhecimento é como uma mistura fluida da experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.

Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. São diversas opções de painéis digitais. TIPOS DE TOTENS Totem All-in-one e desktop – É um monitor que na maior parte das vezes é pequeno, e costuma estar apoiados em superfícies planas, que são separadas do produto. Esse modelo costuma estar em bancos e farmácias, para a retirada de senhas.   Totens touchscreen – São painéis com variados formatos e possibilidades de instalação, que permitem interação através da leitura digital. Shoppings frequentemente disponibilizam esse formato para ajudar que seus visitantes consigam acessar mapas e solicitar serviços, como enfermaria e segurança. é importante saber se ele funciona e como implantar, tanto em questão de instalação adequada, como em conteúdos adequados. INTERATIVIDADE DO SOFTWARE COM OS USUÁRIOS A primeira apresentação ao usuário é muito importante, visto que quando a mulher chega em um centro de atendimento especializado, ela necessita acima de tudo ser ouvida e ajudada da forma mais rápida e eficiente possível.

A função dos totens de atendimento será de extrema importância, porque será a forma de direcioná-la para o atendimento que ela necessite no momento. Para isso é preciso fazer o planejamento para que o software se torne compreensível a todas elas, utilizando-se linguagem que ela possa entender, e nesse ponto, todos os detalhes devem ser levados em conta, pois apesar de ela estar interagindo com um software, ela deve se sentir acolhida como por outra mulher pronta a ajudá-la. Para tanto, é necessário que dentro da equipe desenvolvedora do projeto, tenham pessoas com formação em psicologia, assistência social entre outros profissionais vitais no atendimento delas. O feminicídio, os assédios e outras formas de violência continuam assombrando o cotidiano das mulheres. A divisão sexual do trabalho permanece hierarquizando/desvalorizando suas atividades e gerando sobrecarga de trabalho.

Discutir alguns desafios para a efetivação da cidadania feminina plena, enfatizando aspectos da tradicional divisão sexual do trabalho, da educação feminina e da violência contra a mulher é necessário para a obtenção de políticas públicas mais consistentes. Atualmente, a sociedade brasileira possui espaços significativos e especializados que trabalham a favor da efetivação dos direitos das mulheres diante da sociedade, tais espaços foram conquistados por meio da participação e reivindicação no âmbito internacional. No caso das mulheres, encontram-se aí diversos instrumentos para a proteção e a expansão de seus direitos. PROCESSO DE ACESSO A INFORMAÇÃO E SERVIÇOS POR MEIO DO TOTEM No Brasil, embora a Constituição garanta, indistintamente, a igualdade de todos os cidadãos, o que se vê são mulheres e homens fruindo desigualmente dos direitos e deveres de cidadania.

Embora a Constituição Brasileira de 1988 tenha avançado no sentido de uma igualdade de fato entre homens e mulheres, ao prever mecanismos para a correção da desigualdade histórica entre os sexos, a cidadania das mulheres ainda não é exercitada plenamente no Brasil. Isso pode ser verificado no mercado de trabalho e na política, em que as mulheres ainda se encontram em posição subalterna. Dois importantes fatores a contribuir para essa cidadania “de segunda classe” são a aposentadoria das mulheres com menor tempo que os homens e a licença-maternidade, direitos específicos que contribuem para manter e mesmo reforçar a divisão sexual do trabalho e as relações sociais de sexo, fazendo crer que o Direito é neutro – e não comprometido com uma ordem social que relega as mulheres à subalternidade e à exclusão.

“Desnaturalizar” o que não é natural, mas socialmente construído é fundamental para a cidadania plena das mulheres, só possível a partir da sua presença e participação em proporções mais equânimes em todos os espaços sociais e sobretudo nos espaços de poder e decisão. Trata-se dos totens, terminais digitais que podem fazer a diferença no atendimento humanizado a pessoas, são maquinas que tem eficácia no atendimento são dotados de informações cuja tela na parte superior e softwares de interação auxiliam para que o usuário possa, sozinho, encontrando o caminho para obter o serviço, a informação ou o resultado que almeja. A sugestão de implantação de totens para atendimentos nos Centros de cidadania da Mulher é proposta com objetivo de que as mulheres ao procurar por atendimento, não volte para casa sem obter no mínimo informações básicas quanto ao serviço que ela necessita.

Pois os totens são utilizados para tornar o atendimento ao público rápido e prático e fornecem as informações necessárias sobre os serviços que a instituição pode oferecer. As propostas de aplicação de totens em instituições são muitas e, mais importante, não param de crescer, com novas aplicações surgindo a cada dia e com o mundo em processo exorbitante de aceleramento tais ferramentas se fazem necessárias na vida das pessoas. No Brasil, existem vários órgãos de atendimento especializado as mulheres, sendo que alguns já dispõem dessa tecnologia, outras instituições ainda por conta de uma estrutura organizacional e física escassa ainda não usufruem deste mecanismo tecnológico tão preciso, sendo que Os Centros de Cidadania da Mulher é um dos exemplos de instituição que não possui esse dispositivo tecnológico digital informativo.

com. br/index. php/rdfd/article/view/892. Acesso em: 27 maio 2020. DARODA, R. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec Editora, 2010. GASPAROTTO, Geovana Prante. Desigualdades e resistências: avanços, contradições e desafios para a garantia das seguranças do SUAS pela proteção social especial. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. handle. net/20. Acesso em: 27 maio 2020. SILVA, M. Tecnologia da informação e sua contribuição para a gestão empresarial. C. Educação & Internet: a era da tecnologia A era da informação e a vida cotidiana. São Leopoldo, Sinodal, 2011. VILAÇA, M. L. br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554. pdf. Acesso em: 27 maio 2020.

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