O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na escola

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Orientadora: Prof. ª: CIDADE- ESTADO 2019 NOME DO ALUNO O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA Trabalho de Conclusão de Curso, submetida à coordenação do curso de. pela Faculdade. CIDADE- ESTADO como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de graduado em. NOME DO ALUNO BANCA EXAMINADORA Data da aprovação: _____/____/____ Nota: __________ ­____________________________________________________ Prof. SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO I: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. O Histórico da Informática na educação. A história da internet no contexto social. A utilização da informática educacional no Brasil. A realidade social na atualidade tem vivenciado muitos avanços, nos quais se percebe que principalmente o acesso à informação é praticamente instantâneo, podendo as pessoas manterem contato e se informarem de forma global, tudo isso devido ao aperfeiçoamento e os avanços dos recursos tecnológicos, e na escola não é diferente, os recursos tecnológicos se encontram presentes em toda a parte, sendo que essas mudanças ocorrem rapidamente, interferindo e modificando todo o social, que precisa se adequar e aprender a lidar com as novas situações.

  As constantes transformações ocorridas no meio social são muito significativas, sendo que a sociedade atual se sustenta por meio da informação, e da relação com troca de opiniões entre as pessoas, acontecimento ocorrido devido um grande crescimento no campo tecnológico de informação e comunicação, portanto assim é papel dos cidadãos estarem procurando modos a ficar em dia com essas mudanças, tendo capacidade de debater a respeito das situações vivenciadas. Na vivência de todos os campos da sociedade o educativo ganha destaque com a chegada das novas tecnologias, que passam a ter papel de auxiliar o processo pedagógico, mediando a aprendizagem de forma a torná-la mais dinâmica, sendo que nessa perspectiva vale ressaltar a ineficácia desse método sem a presença de um professor, sendo este apenas um meio de facilitar o ensino onde para tal é importante o conhecimento do professor sobre o determinado método de forma a garantir o bom desempenho e eficácia no exercício de sua atividade.

Na aplicação dos recursos tecnológicos como a internet, no espaço  educativo podem ser colocados como ótimos recursos de desenvolvimento de novos posicionamentos na educação, garantindo aos professores e alunos um maior poder de criticidade frente às novas realidades, sendo que com um uso adequado essas são favoráveis a construção de um conhecimento mais potencializado, fator dependente da interação dos sujeitos envolvidos, portanto assim como, os mesmo também demonstram qualidade para melhorar a forma de ensino dos professores e de aprender dos alunos. O entendimento do professor acerca de como ministrar a aula e a forma como os alunos chegaram a informações verídicas a respeito de determinado tema, e a maneira de captar essas para utilizá-las no desenvolvimento da aprendizagem, construindo no aluno um ser cada vez mais ativo no processo de construção de seu conhecimento.

O programa ProInfo legalmente foi criado pela Portaria nº 522 em 09/04/1997 e reeditado por meio do Decreto nº 6. de 12 de dezembro de 2007, existindo ainda a lei nº 12. de julho de 2012, dispondo sobre o apoio técnico ou financeiro da União no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR), que por sua vez é o conjunto de ações apoiado pelo MEC, que visa cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6. de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). No texto Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação, Moraes (1997) faz uma análise da situação educacional da época. Ao longo do tempo a internet era utilizada somente para fins militares, assim somente nos anos de 1970 a 1980 que ela começa a percorrer por rumos diferentes, assumindo o papel de importante no meio comunicativo acadêmico, sendo uma ferramenta que passou a fazer parte da vida educacional de muitos professores e alunos universitários, onde esses acontecimentos eram mais vistos nos Estados Unidos, sendo um dos primeiros e maiores usuários do mundo.

Em 1972 o governo americano decidiu mostrar o projeto pioneiro à sociedade, e a ideia expandiu-se entre as universidades americanas, interessadas em desenvolver trabalhos cooperativos. Para interligar os diferentes computadores dos centros de pesquisa, em 1980 a Internet adotou o protocolo aberto TCP/IP para conectar sistemas heterogêneos, ampliando a dimensão da rede, que passou a falar com equipamentos de diferentes portes, como micros, workstations, mainframes e supercomputadores. Rodrigues, 2008, p. A década de 1990 foi a que possibilitou o aumento da internet para o alcance de um maior número de pessoas, devido a sua privatização, sendo que nesse mesmo ano ficou marcado pelo também desenvolvimento da World Wide Web (WWW), importante evolução no mundo tecnológico, que culminou na criação de sites mais elaborados com vistas em realidades mais desenvolvidas que despertavam maior interesse dos seus navegadores, portanto sobre essa realidade Bruno (2006) afirma que: Com o WWW, a tarefa de navegar pela Internet tornou-se extremamente simples, com endereços amigáveis e visualização clara e rápida.

No cenário público esse olhar no campo informacional veio um tempo depois, no desenvolvimento da informática educacional, sendo que as escolas públicas começaram a criar projetos com foco centrado no fortalecimento da informática no contexto escolar para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, portanto na análise feita por Tavares (2013) ele descreve que: O projeto EDUCOM é o primeiro projeto público a tratar da informática educacional, agregou diversos pesquisadores da área e teve por princípio o investimento em pesquisas educacionais. Este projeto forneceu as bases para a estruturação de outro projeto, mais completo e amplo, o PRONINFE. O PROINFO, praticamente uma releitura do projeto PRONINFE, teve maior incentivo financeiro e está sendo, até o momento, o mais abrangente no território nacional entre todos os projetos, através de seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).

p. Na concepção do autor acima citado a criação dos NTE aconteceu de forma a contemplar todos os estados do país, contando com projetos de cunho educacionais no trabalho com a informática, portanto as escolas públicas tanto estaduais como municipais, passaram a receber computadores com acesso a internet, objetivando em início uma formação profissional dos professores no ramo tecnológico. Então, isto vai modificar profundamente todo o conceito que nós temos de aula e o nosso papel professor e aluno. p. Na realidade de um processo tecnológico muito rápido e devido o crescente aumento do uso da internet, as pessoas conectadas aumentam e a educação se encontra com novos desafios por meio do qual é mencionado a criação de novas formas de ensino e de aprendizagem, sendo que è importante ser destacado os problemas a serem enfrentados e não estão somente relacionados com o uso da tecnologia, portanto os debates em questão está no saber relacionar a tecnologia com os projetos pedagógicos.

Na atualidade o grande desafio dos professores é a preparação de seus alunos para o convívio na sociedade tecnológica, sendo em uma boa parte verifica-se o contrário acontecer, pois os professores muitos não tem um domínio da informática e existem muitos alunos que conseguem ter uma maior habilidade que seus docentes, sabendo disso, Mendes (2001) destacam que a computação requer ações inovadoras e a observação no papel de educadores nesse contexto moderno contemporâneo. No âmbito digital é considerado como uma ferramenta pedagógica a presença do computador onde necessita que as escolas possam desenvolver métodos mais eficazes de adaptação, sendo uma das formas mais citadas a construção de laboratórios de informática onde os alunos terão um contato além das aulas tradicionais.

No cenário educacional se bem trabalhada a internet proporciona aos estudantes formas inovadoras de ensino, quebrando os tabus educacionais que não se acabaram com a evolução, mais que necessita passar por um processo educativo que transforme a concepção social. No entendimento de Neto e Rocha (2013) a internet é um campo que favorece a interatividade, marcada na arquitetura hipertextual e no ciberespaço, elementos que nos dão a oportunidade de comunicarmos com diversas redes articulatórias de conexões e liberdade de trocas, associações e significações potenciais, portanto conforme os autores citados destacam que: [. emergência da interatividade como perspectiva comunicacional no ambiente educacional da sociedade moderna, na era digital, da cibercultura, cria a necessidade de os professores coadunarem sua prática docente com a dinâmica interativa das tecnologias digitais e com o perfil comunicacional dos seus alunos.

As tecnologias digitais rompem com a mensagem fechada, fortalecendo a cultura da participação, onde o receptor é convidado criação compartilhada diante da mensagem, e, que ganha sentido sob sua intervenção. p. CAPÍTULO II: A UTILIZAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO 2. Os recursos didático educacionais com TIC No âmbito dos recursos didáticos educacionais é preciso repensar mais a respeito da criação de uma prática de reflexão relacionados a necessidade fundamental dos recursos didáticos, utilizando para tal uma proposta que tenha a comprovação de sua utilidade. Segundo a concepção afirmada por LORENZATO (1991) destaca que: Os recursos interferem fortemente no processo de ensino e aprendizagem; o uso de qualquer recurso depende do conteúdo a ser ensinado, dos objetivos que se deseja atingir e da aprendizagem a ser desenvolvida, visto que a utilização de recursos didáticos facilita a observação e a análise de elementos fundamentais para o ensino experimental, contribuindo com o aluno na construção do conhecimento.

LORENZATO, 1991) A sociedade vive numa realidade que existem no processo histórico da educação muitos recursos que estão configurados como os mais utilizados no âmbito da sala de aula a exemplo do quadro de giz que já vem sendo substituído pelo pincel de quadro branco, o livro didático, as aulas expositivas e a realização de trabalhos em grupo. Os diversos pesquisadores garantem que o uso do quadro como um meio mais acessível, econômico e mais fácil de ser usado, por mais que para o uso deste o professor fica voltado de costas para os alunos, contudo esse é o material mais significativo na demonstração de conteúdos. A realidade de permitir o acesso às tecnologias não se formula como uma grande ação, contudo, é com a criação de novos espaços de aprendizagem e novas dinâmicas sociais baseadas no uso dessas ferramentas que proporcionam metodologias de ensino diversificadas.

De acordo com MASETTO (2000, p. destaca existir uma divergência quanto o processo de ensino e o processo de aprendizagem, em relação a suas funções e do que estes incluem, mesmo assim, o mesmo coloca a possibilidade de conseguir pensar em um processo de cunho interativo no ensino-aprendizagem. Na concepção de DEMO (2008), as Tecnologias de Informação e Comunicação, só podem ocorrer de forma adequada quando essas passam em primeiro plano pelas mãos dos professores, sendo que por meio do qual a tecnologia fica destacada como uma aprendizagem importante em especial na maneira pela qual o professor a entende e repassa. Nessa constante evolução do mundo e das novas tecnologias é quase impossível encontrar um espaço no mundo que não tenha marcar do processo tecnológico, esse contexto modificou a forma de os professores ministrarem suas aulas utilizando de ferramentas para tal feito, construindo um novo método de ensino e aprendizagem.

PROINFO, 2000, p. Os mesmos autores mencionam que o saber lidar com as novas práticas inovadoras e a constante atualização dos conhecimentos são marcas de seu cotidiano de trabalho, pois por meio disso o professor é destaque no processo de aprendizagem onde todos os papéis podem ser desenvolvidos pelo professor no desenvolvimento de ambientes proporcionadores da aprendizagem e construção da valorização do papel desempenhado pelo estudante. O professor com a introdução de novas metodologias e tecnologias educacionais ligadas com o saber do educador tem o seu papel tradicional modificado, assim como visto no caminhar do processo educacional, a necessidade de estar sempre analisando sua prática pedagógica. O simples uso da tecnologia não se configura como sendo uma inovação, no entanto a forma como lidar com os seus recursos visando a construção de produtos metodológicos atingindo novos níveis de conhecimento e produzindo significados para o formação dos estudantes onde representa uma realidade significativa.

A aprendizagem se caracteriza como o foco central da prática docente, com isso é mais facilitado quando acontece em conjunto com o professor reflexões a respeito da mesma. Mesmo os alunos pertencentes a camadas menos favorecidas têm contato com recursos tecnológicos na rua, na televisão, etc. e sua percepção sobre tais recursos é diferente da percepção de uma pessoa que cresceu numa época em que o convívio com a tecnologia era muito restrito. ALMEIDA, 2000c, p. A participação ativa do sujeito é o ponto principal no processo de aprendizagem, além deste ser envolvido, motivado, na posição ativa de desconstrução e reconstrução de conhecimento e informação no cenário educacional contemporâneo. Os projetos baseados na coletividade propondo uma educação organizada se resultam em práticas pedagógicas colaborativas, flexíveis e dinâmicas, sempre levando em consideração as relações de aprendizagem que constroem o sujeito em um indivíduo ativo no processo de formação.

O desafio passa por criar e permitir uma nova ação docente na qual professor e alunos participam de um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora e que tenha como essência o diálogo e a descoberta. BEHRENS, 2000, p. No seguimento e criação desta postura o professor proporciona aos alunos a construção e formação de sua própria identidade, aumentando e estimulando sua criticidade para alunos mais confiantes e criativos no âmbito educacional e social que participa ativamente no contexto social. A formação do trabalhador em especial os da educação segundo é descrito por GADOTTI (2000, p. nos dias atuais deve acontecer de forma a esses entenderem e saberem trabalhar em coletivo, ter iniciativa, ser arriscado, ser intuitivo, ser comunicativo, estar apto a resolução de conflitos e contudo ser estável emocionalmente, pois com isso a tecnologia em seu contexto não é a formadora do conhecimento, contudo a forma como os professores e alunos conseguem lidar e entender essa influência no processo de ensino-aprendizagem.

A internet contempla todo o processo de ensino e aprendizagem de forma muito benéfica, pois se a sua aplicação é feita de forma adequada, visto que quando a mesma é aplicada de modo errôneo são enfrentados alguns obstáculos, ferindo o desempenho do processo educacional. No mundo tecnológico a internet assumiu o posto de destaque como sendo a principal fonte de pesquisa e canal de comunicação que se encontra em evolutiva movimentação, por meio disso visando uma adaptação às maneiras de atendimento da atual demandam social, as escolas precisam se fazer presente no acompanhamento dessas evoluções. Na perspectiva anterior é importante para tanto que desde os anos iniciais as crianças comecem ter o acesso às novas tecnologias como forma de tornar o ensino mais dinâmico, em especial nas escolas de ensino fundamental que precisam garantir estímulos para que sejam maiores os usos dos computadores e da internet, permitindo um auxílio mais amplo para os alunos quanto a construção de seu próprio conhecimento por meio de contextos interativos.

As contribuição: Sociedade, tecnologia e educação No tocante às contribuições da tecnologia na educação e consequentemente na sociedade várias autores deixam sua percepção, sendo que para Nelson Pretto (1996, p. enfatiza a ideia de que não basta inserir novos recursos tecnológicos para elaborar uma “ nova” educação introduzindo na escola o vídeo, computador, televisão ou qualquer outro recurso multimidiático como data shows e softwares na sala de aula, portanto é preciso algo mais nas práticas didáticas com as tecnologias em sala de aula. A prática de interação digital é muito presente na vida dos estudantes no cenário social e por isso o educador tem que compreender que uma das principais condições para o seu desempenho, é a capacidade de entender o processo de mudança, identificar os problemas decorrentes, e apontar soluções educacionais para aquele contexto, proporcionando a educação da praticidade e do conforto.

De acordo com Moran (2001), o conceito de aula está mudando e o nosso papel hoje perante às novas tecnologias educacionais não se modifica, mas se amplia, pois os alunos chegam à escola trazendo o saber da sua vivência social e do contato com os meios de comunicação, portanto ao chegarem, se deparam com a necessidade de interagir com os colegas e professores, entrar em contato com outros processos, para adquirir novos conhecimentos. Há uma expectativa de que as novas tecnologias trarão soluções para o ensino e sem dúvida essas tecnologias ampliam o conceito de aula e espaço, mas ensinar não depende apenas delas, visto que elas têm a sua importância, mas não resolvem algumas questões. O ato de ensinar é o maior desafio encontrado na docência em todas as épocas, a necessidade de encontrar uma forma de ensinar para que todos compreendam que é uma tarefa que assola a mente de muitos educadores, pois ensinar é um processo social, inserido em cada cultura, porém se constitui também como processo pessoal, cada educando tem o seu ritmo de aprendizagem.

A concepção de Mercado (1999, p.   O professor passando a fazer uso das tecnologias de forma adequada com sua realidade, estará contribuindo com a quebra dos antigos paradigmas do contexto histórico da educação, saindo do conceito limitado de sala de aula, alavancando com a aprendizagem dos alunos e favorecendo a elevação da educação a um nível maior de acessibilidade. O avanço e surgimento das novas tecnologias na educação pode ir mais além do que os métodos utilizados cotidianamente em sala de aula, pois as tecnologias possibilitaram as escolas se tornarem em espaço para  desvendar as culturas, tornar as oportunidades de aprendizagem em algo mais intenso. No âmbito das tecnologias a construção de novos projetos, além de tornar o ambiente educacional um espaço de análises, investigações e debates, garante aos alunos a oportunidade de desenvolver novas habilidades com posicionamentos nas situações cotidianas visando a convivência sempre atualizada na sociedade.

  O uso das tecnologias na escola conduz o professor a entrar em ação tornando-se apto ao manuseio das tecnologias, agindo nesse processo como mediador em atividade, isto é proporciona orientações aos estudantes na busca pelas informações sobre o determinado assunto. No espaço escolar a presença das inovações tecnológicas como a internet contribui para que seja possível explorar a diversidade de culturas aprofundando ainda mais as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem com aplicação de projetos, debates, investigações e entre outras realidade que proporciona ao estudante a aquisição de novas habilidade e desenvolve competências. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec. São Paulo: 2006. Disponível em: <http://www. mbis. pucsp. br/monografias/Monografia_-_Marcio_Bruno.

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