O uso da Tecnologia da Informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

A Importância da Intervenção Tecnológica no Ambiente Escolar. A Importância da Intervenção Tecnológica no Trabalho Docente em sala de Aula. Iniciando a prática da mudança sistêmica na educação no período da formação inicial e continuada nos critérios das novas exigências. A infraestrutura ao acesso às tecnologias e a atualização curricular. • As habilidades necessárias do docente para a construção de um novo sistema de ensino de qualidade 2. A Importância da Intervenção Tecnológica no Ambiente Escolar Na pedagogia, quando falamos sobre tecnologia e comunicação no ensino, o primeiro nome que nos vem em mente é Martina Roth, a principal referência neste trabalho-pesquisa. A educadora alemã acredita que é dever do estado garantir o acesso à tecnologia no âmbito escolar, mas não apenas entregar e deixar o sujeito desenvolver por conta própria as habilidades básicas tecnológicas, e sim contextualizar o uso da tecnologia.

Seu trabalho parte da ideia de que a comunicação com o mundo desenvolve noções de conscientização, ideia que O pesquisador soviético Vygotsky, referência mundial na pedagogia, relata em sua pesquisa sobre desenvolvimento humano, noções de contato com o mundo, o pesquisar. A seguir citação de Martina Roth sobre seu trabalho: A Importância da Intervenção Tecnológica no Trabalho Docente em sala de Aula O mundo tecnológico tem várias ramificações em sua existência, isso não muda no sentido educacional na formação do sujeito. O ensino dos meios de comunicação tecnológicos, assim como qualquer disciplina educacional, necessita de uma estrutura no plano de aula e em seus indicadores. Para Martina, existem etapas para essa conquista, e elas são subdivididas em: • Apoio Governamental Como qualquer reforma educacional, é necessário ajuda do governo, já que uma vez que se está inserido na educação formal, é necessária a fiscalização, não apenas para advertências vistas como negativas, mas também para formalizar a estrutura do ensino, capacitar os docentes, reformar os parâmetros curriculares e não menos importante, auxílio monetário (para as instituições públicas).

• Representantes que deem suporte para todas as escolas Quando falamos em tecnologia, muitas vezes esquecemos a visão dualista educacional. A ideia de Martina nesse tópico, é a ajuda de representantes que não sejam propensos a apenas sua ideologia, mas sim, que toda a sociedade tenha assistência e contato com esse tipo de linguagem, e para isso é necessário um representante político. • Pano geral para mudanças necessárias Essa ideia é a mais fundamental para o inserir tal ensinamento na questão de gestão legislativa e educacional, já que fala sobre o contexto deste projeto. Ela garante uma estrutura padronizada para tal proposta, ou seja, é o que dá corpo ao que está sendo feito. Essa interação de escola e família, ajuda a reduzir o distanciamento da família da escola, e do aluno.

A preparação dos alunos com o contato a tecnologia O inicio da interação do sujeito com o ensino da tecnologia, começa-se com os conhecimentos básicos (como ligar o computador, como manusear, como interagir com os programas, etc. Dentro do processo do conhecimento básico, temos a contextualização do sujeito, que se refere ao conhecimento do objetivo do que está sendo pedido, apesar do intuito ser criar autonomia no pesquisar, é necessário situar o sujeito dos comandos do docente. O docente tem a obrigação, assim como em todas as disciplinas em compreender as dificuldades e os desafios de cada um, procurando superar as mesmas unanimemente. E por últimos instigar o envolvimento de um pesquisar conscientizado, visando além da segurança virtual, deixar que o sujeito explore a ferramenta que está em suas mãos.

br/conteudo/904/martina-roth-fala-sobre-educacao-e-tecnologia. Por Rita Trevisan. São Paulo, 2011. ROTH, Martina. “A Tecnologia da Informação no Processo de Aprendizagem Escolar de Jovens e Crianças” https://www. pdf Por Marta Koll. São Paulo, 2010.

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