O que é o conceito de relação social segundo Max Weber

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Medicina

Documento 1

De acordo com Weber, a ação é definida pela conduta humana a qual é sempre motivada por algum desejo, assim, toda ação social é realizada com um objetivo do qual foi estimulada. Logo, o seu objeto de estudo e investigações na Sociologia é a ação social. Convém destacar que ação social é diferente de relação social, porque esta precisa ter o sentido compartilhado. Esse esclarecimento é importante, pois ajuda a compreender melhor o pensamento sociológico weberiano. Em virtude disso, todas as condutas humanas são sociais,segundo Weber, portanto, a Sociologia tem o seu próprio método para estudar os fenômenos sociais que difere da metodologia da Ciência Natural, a qual possui outros objetos de estudos. Por isso, o ofício da Ciência Social é entender as soluções para os problemas sociais como eles são e não como deveriam ser.

Doravante, o conceito de relação social, na visão de Max Weber, refere-se na troca mútuo de relações entre os seres humanos. Portanto, as relações sociais geram a infraestrutura da sociedade. Como o campo de estudos das Ciências Sociais é o entendimento das ações, fenômenos e intricados a eles seus desafios e conflitos, a relação social, é uma vertente de suma importância a ser refletida na Sociologia. Nesse contexto, segundo Max Weber, a relação social é vinculada as ações sociais dos diversos agentes que guiam, mutuamente, algum tipo de conteúdo cuja vibração é do próprio sentido das suas ações. Evocando a conhecida distinção de Weber entre poder de fato e poder legítimo, pode-se também dizer que a Sociedade civil é o espaço das relações do poder de fato e o Estado é o espaço das relações do poder legítimo.

Assim entendidos, Sociedade civil e Estado não são duas entidades sem relação entre si, pois entre um e outro existe um contínuo relacionamento. Uma das maneiras mais freqüentes de definir os partidos políticos é a de mostrar sua função de articulação, agregação e transmissão das demandas que provêm da Sociedade civil e que são destinadas a tornar-se objeto de decisão política. WEBER apud BOBBIO; MATEUCCI; PASQUINO. p. ” (WEBER, 1994, p. Segundo o sociólogo Max Weber, as relações sociais podem ser classificadas em, “Relações Sociais Comunitárias”, quando envolve o compartilhamento de sentimentos. Sendo assim, podem-se considerar as atitudes afetivas dos participantes de um grupo na medida em que se sentem parte do mesmo seja por questões ideológicas ou tradicionais, nessa relação está imbricado os seus posicionamentos subjetivos.

Em contrapartida, as “Relações Sociais Associativas”, de acordo com Weber, são aglutinadas por algum objetivo e ter por caráter a racionalidade como base para a união de interesses de determinado grupo. Sendo que as ações racionais podem ser orientadas por valores baseado nos princípios próprios do indivíduo e, também, referentes aos seus fins, acreditando no cumprimento da palavra com quem se fez a relação social. Conceitos sociológicos fundamentais. In:___. Economia e Sociedade- Fundamentos da Sociologia Compreensiva. ed. v.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download