O QUE É FELICIDADE? CARTA SOBRE A FELICIDADE DE EPICURO.

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Dr. “nome do professor”. NOME DA CIDADE 2020 Sumário INTRODUÇÃO: O QUE É FELICIDADE? CARTA SOBRE A FELICIDADE DE EPICURO. EXEMPLO PRÁTICO E ATUAL QUE SEJA PERTINENTE AO TEMA 5 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8 INTRODUÇÃO: O QUE É FELICIDADE? CARTA SOBRE A FELICIDADE DE EPICURO O que é felicidade? Essa resposta é diferente para cada individuo, pois a felicidade é relativa, o que para mim é felicidade para outras pessoa pode não ser, pois é algo individual. Porém á uma ideia de felicidade no senso comum que felicidade é ter saúde, dinheiro, um amor, prazeres. Para Sócrates a felicidade era o bem da alma que só podia ser atingido tendo uma conduta justa, segundo ele suportar uma injustiça era melhor do que exercer; Antístenes foi um dos seguidores de Sócrates e em 445 a.

C. a. C. acrescentou a ideia de felicidade considerando que o individuo feliz é o individuo autossuficiente e o conceito de autossuficiência que em grego se diz autarquia, estará frontalmente vinculada à de felicidade. EXEMPLO PRÁTICO E ATUAL QUE SEJA PERTINENTE AO TEMA Epicuro destaca que habituar-se às coisas simples, a um modo de vida sem luxos e excessos é apropriado a saúde mas, especialmente, prepara o homem para encarar as adversidades, ao falar sobre a prudência, a apresenta como bem supremo. LOPES, E. M. T & GALVÃO, A. M. Felicidade e o prazer é mais do que ter dinheiro e bens materiais, pra ser feliz deve-se buscar mais as relações humanas, menos do egoísmo e mais de empatia, a felicidade auto-reportada se correlaciona bem com a pressão sanguínea, com o batimento cardíaco, a estudos que afirmam que as respostas de pessoas felizes ligam-se com atividade cerebral, quando tem pensamentos positivos eles se ligam a atividade eletroquímica no lado esquerdo do cérebro, e negativa no lado direito (BARBOSA, R.

F; TAVARES, H; ZILBERMAN, M. L. CONCLUSÃO Escolhi esse tema porque a Felicidade está relacionada com a generosidade, com ser flexível e democrata e com respeitar o ponto de vista do outro, estamos vivendo uma crise e infelizmente o afastamento disso, a sociedade está distante do amor e se aproximando do ódio e é importantíssimo que busquemos uma reflexão e mudemos nossos pensamentos e atitudes, temos que buscar nossa felicidade sem atingir negativamente o próximo. Precisamos incessantemente fazer uma reflexão sobre o nosso presente, pois isso diz se nosso futuro será feliz ou não; A busca pelo prazer imediato, sem pensar nas consequências , faz com que se perca a concepção do bem e do mal, do certo e do errado, e valores éticos e morais se esvaem na busca sem limites pelo prazer e isso não é felicidade.

C. The empirical determinants of happiness in Brazil. Brazilian Journal of Political Economy, Vol. No. Jul-Sep / 2006, Pages 518-536. A Ética de Epicuro: Um estudo da carta a Meneceu. Revista Eletrônica Print by UFSJ ,São João del-Rei, n. p. jul. LE GOFF. LOPES, M. A Relação entre virtude moral e phronêsis no livro VI da Ética Nicomaquéia. Dissertação de Mestrado, FFLCH, USP, 2000. SILVA, Emilson dos Santos. O conceito de felicidade em Epicuro: análise teórica sobre a felicidade epicúrea. ZINGANO, M. “Emoção, ação e felicidade em Aristóteles” in Estudos de Ética Antiga. São Paulo, Discurso Editorial, 2007.

48 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download