O que é fato social segundo o sociólogo Émile Durkheim

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Os fatos sociais existem independente da vontade do indivíduo, como explica Durkheim e são independentes. A teoria está no cerne da sociologia funcionalista e estruturalista e podem ser normas sociais, valores, convenções e regras.   A tese principal de Durkheim mostra A teoria está no cerne da sociologia funcionalista e estruturalista e podem ser normas sociais, valores, convenções e regras.  De uma maneira pouco filosofa, ela é condicionada por realidades sociais que impõem os limites do comportamento a ser aceito pela sociedade. Durkheim diz que um fato social é algo reproduzido da mesma forma por muitas pessoas, pois a comunidade, grupo ou sociedade a que pertencem através da socialização, influenciam-nos a reproduzirem determinados hábitos. Podemos observar que quando alguém não observa uma regra, institucionalizada ou não pelo sistema do Direito, mas que possua vigência no meio em que vive, a referida pessoa experimenta, ou deveria experimentar, uma sanção correspondente, oriunda de outra pessoa ou uma instituição, e tal é a força coercitiva dos fatos sociais, que não necessariamente excluem a personalidade individual.

Assim se expressa Durkheim: “Eis portanto uma ordem de fatos que apresentam características muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõe a ele. Por conseguinte, eles não poderiam se confundir com os fenômenos orgânicos, já que consistem em representações e em ações; nem com fenômenos psíquicos, os quais só têm existência na consciência individual e através dela. Esses fatos constituem portanto uma espécie nova, e é a eles que deve ser dada a qualificação de sociais. ” (DURKHEIM, 2007:2) Durkheim (2007:13), por fim, define o que seriam fatos sociais, nos seguintes termos: “É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, (.

CARACTERÍSTICAS DE FATO SOCIAL Para se caracterizar fato social, é necessário que se apresente três características primordiais: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade. Generalidade A generalidade ocorre quando os fatos sociais são coletivos e não individuais. Assim, atingem a toda a sociedade. Exterioridade A exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce. Coercitividade A coercitividade está relacionada ao poder ou à força que os padrões da cultura de uma determinada sociedade são impostos aos integrantes. DURKHEIM, Émile. Textes 1 – Éléments d'une théorie sociale. Paris: Éditions de Minuit, 1975. LUHMANN, N.  Sistemas sociales: lineamientos para una teoría general.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download