O que é a ação social, para Max Weber

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Seus estudos mais importantes estão nas áreas de sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. O conceito de ação social, para a Sociologia, é motivado pela comunicação dentro da sociedade, e ela tem como principal objetivo uma intenção orientada para o outro. Assim, por envolver ações e reações, a ação se estabelece apenas quando há contato com o outro e isso afeta seu comportamento. O termo “ação social” foi introduzido por Max Weber em sua obra póstuma Economia e Sociedade, na qual coloca que o indivíduo é potencialmente ativo e reativo, e não passivo, quando executa ações sociais. A essência da teoria weberiana está na racionalidade da ação, a qual pode estar relacionada com valores ou interesses.

Em outras palavras, a ação social consiste na ação de um indivíduo levando em conta a expectativa que ele tem sobre a reação dos outros, ou seja, sobre o que os outros esperam dessa ação. A análise de Weber, portanto, abre espaço para o indivíduo. Sua teoria tenta englobar desde a questão cultural até a política, ou seja, aspectos da realidade social. Segundo a teoria de Weber, o conjunto das ações individuais, ou seja, todo tipo de ação realizada pelo indivíduo, orientada pela ação dos outros, permite compreender a sociedade. Desse modo, só existe ação social quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação a partir de suas ações com os demais.

Max Weber procura compreender a sociedade não olhando para a sociedade, mas sim para o indivíduo. Ele interpreta o que ocorre na sociedade analisando como o indivíduo se comporta, como ele se inclui, como participa dessa grande engrenagem social, ao invés de olhar para o todo, para o produto final – ele foca na ação do indivíduo. Segundo Weber, só assim é possível fazer uma leitura do que acontece na sociedade – não é o todo que faz com que as pessoas sejam como elas são, mas sim as pessoas individualmente é que fazem com que a sociedade seja como ela é. É com Max Weber que se consolida a mais famosa classificação de tipos de ações sociais.  Ele determina quatro ações como ideais, as quais servem como modelos2: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.

Não é o fim ou o objetivo final que orienta a ação, mas o valor pelo qual o indivíduo se baseia, pelo qual ele estabelece as ações de sua vida. O indivíduo é orientado por uma perspectiva de valores. Sua conduta é pautada por algum valor que está incorporado à sua vida e pelo seu dia a dia. Podem ser citados como exemplos desse tipo de ação o dízimo, participar de um culto numa igreja, realizar doação para instituições carentes, ser contra o aborto, etc. Na ação social afetiva, sentimentos como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc. As afetivas e tradicionais são ditas ações irracionais por serem incompreensivas – envolvem impulsos e são motivadas por sentimentos. Weber utiliza os tipos ideais de ações sociais para entender como a sociedade funciona.

Para Weber, certas atitudes coletivas não podem ser consideradas sociais, mesmo que sejam orientadas ao outro. Em sua classificação dos conceitos de ação social, Weber não entende como exteriores aos indivíduos as regras e normas sociais, uma vez que estas resultam do conjunto de ações individuais. Desse modo, segundo sua concepção, o papel ativo do pesquisador social é enfatizado pelo método. P. A definição de ação social de Max Weber.  Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola. uol. Acesso em: 10 abr. MANZONI, H. PILATTI, P. H. WESTPHALEN, R. R. MAESTRO FILHO, A. D. DIAS, D. V. mundociencia. com. br/sociologia/max-weber/>. Acesso em: 10 abr. TODA MATÉRIA. Disponível em: <https://pt. wikipedia. org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_social>. Acesso em: 10 abr.

54 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download