O público do EJA, relacionamento leitura e escrita no cotidiano e s seus modos de aprendizagem

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

da LDB. Objetivos geral e específicos O objetivo geral deste trabalho é o de entender como o ensino da leitura no EJA está trazendo resultados na leitura por parte de seu público. Os objetivos específicos se estabelecem em: • Detectar a importância do ensino da escrita para este público; • Descrever o ensina da leitura, além do que está escrito, no EJA; • Destacar a contribuição de Paulo Freire no processo de ensino e aprendizagem para o público adulto. Metodologia A pesquisa exploratória será delineada neste trabalho por meio de coleta de dados pertinentes, através de levantamento bibliográfico na literatura recente sobre o tema, como também legislação, relatórios e estudos, incluindo também sítios eletrônicos que discutam o tema, sempre contemporâneos em relação ao assunto tratado.

Fonseca (2002) descreve que fonte na pesquisa bibliográfica deve ser direcionada para as referências teóricas específicas sobre o assunto, sejam elas oriundas de meios impressos, eletrônicos, como livros, artigos científicos ou páginas na internet e destaca a importância desta metodologia ao afirma que não importa a natureza ou metodologia do trabalho científico, este sempre é iniciado com uma pesquisa bibliográfica porque deste modo, o pesquisador passa a conhecer primeiramente o que já se estudou sobre o assunto. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista à aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

BRASIL, 1996, n. p. GRIFOS DA AUTORA) A educação tornou-se essencial ao ser humano na atualidade leitura e escrita, fazem parte de sua rotina, mesmo que só possa atender depois de adulto, deve e precisa, como cidadão de estar apto a compreender e se fazer entender em relação também às mensagens que recebe e que emite, no caso de forma escrita. Entendeu-se que o ensino da escrita e leitura para jovens e adultos, em especial na modalidade EJA, deve ser contemplada com também o aprendizado de outras leituras, não somente dos signos ali impressos, mas também o conjunto que envolve a sua realidade e a que o cerca, que ao se comunicar, também o possa expressar com os mesmos signos e significados que leva em sua experiência de vida.

Referências BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/l9394. htm>. Acesso em: 25 de junho de 2019. FONSECA, J. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa-21ª Edição- São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. In: Diálogos com a proposta pedagógica. Brasília: SESC-DF. VIEIRA, Juliane Bezerra; PORTO, Rita de Cassia Cavalcante. A busca do educador pela identidade do sujeito da eja: pressuposto para uma educação como prática da liberdade. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: SABERES, VIVÊNCIAS E (RE) LEITURAS EM PAULO FREIRE, 8.

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