O PROFISSIONAL DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA: DESAFIOS FRENTE ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Comunicações

Documento 1

Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Cidade, dia de mês de ano (Fonte Arial 12) Substitua as palavras em vermelho conforme o local e data de aprovação. Dedico este trabalho. AQUI VOCÊ ESCREVE UMA DEDICATÓRIA SE QUISER POIS É OPCIONAL) (Fonte Arial 12) AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) Elemento opcional. Texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. As estratégias de publicidade digital incluem quantidade maior de anúncios personalizados, aumento dos níveis de interatividade e controle mais específico das campanhas por meio de métricas baseadas no desempenho, atividades que são desenvolvidas pelos chamados Social Media. Palavras-chave: Profissional de Publicidade e Propaganda; Publicitários; Publicidade Online; Mídias Digitais; Marketing Digital.

PETRI, Gustavo Sergio Pereira. The advertising professional: challenges facing technological innovations. f. Diante disso, houve também um avanço natural sobre as estratégias e práticas na área de publicidade e propaganda, pelo uso de ferramentas sociais para melhor movimento e resultado efetivo além da aplicação de diversas ferramentas advindas da tecnologia. Sob um aspecto de atualizar as práticas na publicidade, deve ser considerado o papel do profissional da área, o qual trabalha desde as análises sobre as tendências de consumo, com a comunicação de marketing em mídias digitais e seus tipos de atrativos virtuais, os novos designs aplicados à publicidade nas redes ligadas ao mundo da contemporaneidade tecnológica e a influência e interatividade com os consumidores em todo o processo (ALVES, SOARES, 2019).

Assim, surgem as necessidades de reciclar os conhecimentos específicos do profissional para corresponder ao mercado. Diante disso, é um tema emergente e importante de pesquisa tanto para os próprios profissionais de publicidade como para estudantes de áreas relacionadas a estratégias de negócios, comunicação, marketing digital ou mídias digitais (MONTRESOL, 2010). Perante esse contexto, este trabalho busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: De que forma os profissionais de publicidade estão sendo desafiados para o uso das inovações tecnológicas em seu cotidiano de trabalho? Portanto, este trabalho tem como objetivo principal descrever os principais desafios enfrentados pelos profissionais de publicidade diante da adoção de inovações tecnológicas em seu ambiente de trabalho. A adoção das mídias digitais pelos consumidores se acelerou principalmente devido ao acesso mais amplo à banda larga e crescente adoção de telefones celulares de terceira geração.

Com isso há maior exposição online das marcas e as empresas podem interagir mais rapidamente com seus clientes. Além disso, é possível obter informações valiosas para as decisões estratégicas das empresas, por meio da coleta e análise de dados dos clientes e possíveis consumidores em tempo real (ALVES; SOARES, 2019). Desde formas para avaliar quais as fontes estão gerando mais tráfego, por exemplo, se o cliente chegou até a empresa pelo site, por um banner em algum portal, por uma rede social, ou por uma ação de e-mail marketing. Na verdade, a partir das tecnologias digitais, é possível analisar digitalmente os tipos de conteúdos que estão obtendo mais impressões na mídia, mais curtidas, mais downloads e, portanto, quais são os mais atraentes para o público.

Essas facilidades da tecnologia também ampliaram as contratações por meio de terceirização, sem a necessidade de contratar esse profissional internamente pelas empresas. Alguns dos principais softwares ou aplicativos mais utilizados em publicidade aplicadas ao design de peças publicitarias são da empresa Adobe, como o Photoshop, o InDesign e o Illustrator. A partir do uso destes softwares foi possível desenvolver peças digitais de maior complexidade, o que está em contínua evolução. O software Adobe Photoshop, lançado pela primeira vez em 1990, mudou completamente o modo de se fazer design gráfico. A manipulação de fotos criou uma nova subcategoria, mesclando elementos de fotografia, ilustração e das imagens geradas por computador. Tal conectividade e interatividade instantâneas estão presentes nas plataformas de redes sociais, que também são denominadas como mídias sociais ou sites de relacionamento social (TELLES, 2010).

De acordo com a definição de Telles (2010, p. mídias sociais são “plataformas na Internet construídas para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos”. Enquanto as redes sociais são definidas pelo autor como: Sites de relacionamento ou redes sociais na Internet são ambientes que focam reunir pessoas, os chamados membros, que uma vez inscritos, podem expor seu perfil com dados como fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando listas de amigos e comunidades (TELLES, 2010, p. Cada rede social possui características distintas, mas todas têm em comum serem compostas por perfis visíveis que estão conectados com outros usuários da rede.

Além disso, mais de 5,19 bilhões de pessoas tem smartphones, tendo chegado ao numero de 124 milhões no ano passado (WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE, 2020). Em termos de rede social mais utilizada o primeiro do ranking é o Facebook, cujos dados da própria empresa sugerem que a plataforma já ultrapassou a marca histórica de 2,5 bilhões de usuários ativos mensais (MAU), com crescimento no número de usuários de forma constante na maioria dos países durante o ano de 2019 (WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE, 2020). Na figura 1 é possível ver quais são as plataformas de mídia social com maior quantidade de usuários no ano de 2019. Figura 2 – Mídias sociais com maior quantidade de usuários em 2019 Fonte: reproduzido de We Are Social; Hootsuite (2020). O usuário médio de internet fica em torno de 6 horas e 43 minutos conectado diariamente.

Monitorar os dados de mercado, dos clientes e de seus hábitos no ambiente digital é primordial para estabelecer uma comunicação eficaz com o seu público-alvo. Uma das prioridades do marketing digital atualmente é integrar o pensamento social em tudo o que as organizações fazem, de produtos e serviços, para criar uma comunicação digital mais atraente ou mesmo encontrar novas estratégias de comunicação com seus clientes que aproveitem todas as potencialidades do mundo conectado. E uma as formas que o marketing digital utiliza para atrair os possíveis consumidores é por meio da criação de conteúdos atrativos que chamem a atenção e que façam os internautas buscarem mais informações sobre as marcas e produtos da organização ou de seus serviços.

Assim, uma das principais estratégias do marketing digital é o marketing de conteúdo. Na visão de Ferreira e Chiaretto (2016), o marketing de conteúdo surgiu como um recurso para o auxílio das difíceis tarefas de reter clientes e atrair o público consumidor, visando promover a marca, através da assimilação dos valores que podem ser percebidos no conteúdo. “conteúdo gera conversação. Nas Mídias Sociais, conteúdo relevante gera reputação”. E a reputação de uma organização ou marca irá gerar mais seguidores/amigos nas redes sociais com a possibilidade de aumentar o número de visualizações de mensagens publicitárias para essa organização ou marca. DESAFIOS PARA O PROFISSIONAL NO MERCADO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA O impacto das tecnologias digitais no mercado publicitário vem sendo cada vez mais veloz e intenso.

O resultado será provavelmente um panorama muito diferente da publicidade tradicional. Para este autor, a influência das mídias sociais cresce na medida em que mais pessoas passam a fazer parte de comunidades online. Para analisar a tradicional jornada do consumidor e como a internet pode ter influenciado no modelo, a empresa Google fez um estudo utilizando a expressão “Zero moment of truth (ZMOT)” ou “Momento zero da verdade”. De acordo com Lecinski (2011), autor do estudo, a expressão se refere ao momento no qual o consumidor pega seu laptop, celular ou algum outro dispositivo conectado à internet e começa a se informar sobre um produto ou serviço que ele está pensando em experimentar ou comprar. Entretanto, isso pode ocorrer em diferentes fases do processo, como na busca, na avaliação das alternativas e na avaliação pós-compra.

Num mundo altamente conectado, um desafio fundamental para os profissionais de publicidade é criarem conteúdos ou auxiliarem as empresas para interagirem de modo eficaz, bem como estarem atentas aos movimentos de seus consumidores na web. As tecnologias digitais vem sendo, cada vez mais, uma das ferramentas essenciais para o progresso e mudanças na vida das pessoas. Também são responsáveis por inúmeras melhorias para a eficiência, eficácia e produtividade empresarial. A transformação digital está intimamente ligada a essas mudanças. Devido à rapidez na invenção e comercialização de novas tecnologias, principalmente as digitais, a evolução está veloz e a transformação digital precisa ser incorporada em todos os tipos de negócios. A transformação digital proporcionará tanto a criação como a experimentação de novos modelos de negócios, novos produtos, novos serviços e até já fez surgir novas organizações, como Uber e Airbnb (ROGERS, 2017).

Na visão de Acosta e Santos (2012, p. os profissionais da área comunicação, dentro da qual também estão os publicitários, devem ter em conta habilidades de gestão e estarem ancorados em “dois “pilares” (planejamento e comunicação integrada)”. Já, na visão de Crocco (2019, p. O trabalho publicitário possui características e condições específicas cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho em geral e universalizadas como modelo para outras profissões. A criatividade, a inovação e a flexibilidade são habilidades exigidas desses profissionais e têm sido elencadas por diretores executivos de grandes empresas e pelos seus departamentos de recursos humanos como fundamentais para todos os profissionais do futuro. A mídia digital inclui amplamente qualquer mídia que publique ou difunda informações em formatos digitais.

Então abrange desde o conteúdo digital distribuído pelos canais tradicionais que são a televisão, o rádio ou os jornais e revistas impressos, como visto no caso da evolução das tecnologias e sua influência no próprio logotipo de uma rede de TV que se modernizou para as épocas que atravessou (caso da MTV apresentado no capítulo 1), ou ainda para as mídias digitais, que são a Internet e aplicativos móveis. No segundo caso a interação é permitida e incentivada, segundo uma via de mão dupla, já que os consumidores forçam a atualização das empresas e conteúdos publicitários por demandarem esse contato via mídias digitais, assim como as empresas fazem o consumidor interagir. Então, o crescimento de novas opções de mídia além da existência das mídias tradicionais levou a uma fragmentação de públicos cuja atenção se tornou muito mais difícil de capturar e torna-se um desafio constante das atividades dos profissionais de publicidade.

Assim sendo, com as opções que foram possibilitadas pelas tecnologias interativas das novas mídias é possível criar campanhas que tragam uma experiência de marca aprimorada aos consumidores, seja por meio de anúncios nas redes sociais ou por jogos online, ainda o feedback instantâneo e as trocas de conteúdo, resultando em novos desafios e mais trabalho para os profissionais de publicidade. p. ALVES, Bruna Melo; SOARES, Valéria Deluca. O perfil profissional do social media. Revista Práxis-Teoria e Prática Publicitária, v. n. Conexão-Comunicação e Cultura, v. n. CARRASCOZA, João Anzanello. O trabalho publicitário: uma jam session. Improviso na criação e cotidiano com poucas variações. n. p. FERREIRA, Luciana Mendes; CHIARETTO, Silvana. Marketing de Conteúdo em Ambiente Digital: uma estratégia de Branding na perspectiva evolutiva do Marketing.

Revista Científica de Comunicação Social do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e-Com, v. p. LECINSKI, Jim. ZMOT: Conquistando o Momento Zero da Verdade. Think With Google. Disponível em: <http://think. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014. REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016. Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. São Paulo: M. Books, 2010. WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE. Digital in 2020: New Decade, New Milestones.

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