O Planejamento para a Atuação em Sala de Aula

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

entende-se por Educação Básica as etapas que incluem o Ensino Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Dentre estas três etapas de ensino, encontramos a modalidade EJA, ou seja, Educação de Jovens e Adultos. Para que a Educação Básica não se torne algo monótono e apenas teórico ou conteudista, é necessário fazer uso da interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade consiste em uma proposta de trabalho pedagógico onde ocorre união de duas ou mais disciplinas, visando o diálogo entre diversas áreas do conhecimento, de modo a aprimorar o aprendizado dos alunos. Ainda que pouco aproveitada, tal utilização é vista como um desafio aos professores, principalmente aos considerados “tradicionais”. De acordo com o mestre em educação Manoel Cipriano Oliveira (2011, pág.

o plano de aula é um elemento básico do contexto escolar, no qual une a qualidade e o tempo necessário para a construção do saber. O plano de aula, sendo uma metodologia pedagógica, possui como função principal a garantia da aprendizagem dos alunos. Um bom planejamento promove uma boa aula, na qual os conteúdos são organizados de forma que seja um atrativo para o aluno e assim, facilite sua absorção dos conhecimentos. Segundo a coordenadora pedagógica Édula Maria Fonseca Gomes (2011, pág. Sua importância para a educação é compreendida como uma nova metodologia a ser aplicada, na qual desperta o interesse dos alunos, visto que, consiste em uma revolução no tradicional e defasado sistema educacional brasileiro. É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção.

Nesse sentido ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários. Explicação, compreensão, intervenção são processos que requerem um conhecimento que vai alem da descrição da realidade mobiliza competências cognitivas para deduzir, tirar inferências ou fazer previsões a partir do fato observado (MEC, 2002, pág. A citação acima, extraída do PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais - nos permite um maior embasamento teórico a cerca da importância da interdisciplinaridade na educação. Cronograma de atividades: Aula e Data Conteúdo Aula 1 – 07 e 10/08/2018 História da Dança Aula 2 – 14 e 17/08/2018 Benefícios da Dança para o Corpo e Mente Aula 3 – 21 e 24/08/2018 Ritmos Brasileiros Aula 4 – 28 e 31/08/2018 Atividade Física com Dança Aula 5 – 05/09/2018 Proposta de Avaliação Interdisciplinar Percurso metodológico: A primeira etapa das aulas interdisciplinares será focada na disciplina de História.

O Professor deverá apresentar aos alunos todo o conteúdo acerca da História da Dança, mostrando o seu desenvolvimento, partindo do seu início na Pré-História e chegando a atualidade. A segunda etapa será com a disciplina de Ciências, na qual o professor deverá mostrar e exemplificar aos alunos os benefícios que a dança traz ao corpo humano, bem como a mente. Os benefícios devem ser descritos de acordo com as idades, transpassando da infância até a terceira idade. A terceira etapa envolve a disciplina de Arte. br/conteudo/199/danca-escola-educacao-pra-la-fisica>. Acesso em: 08 jun. DINIZ, Thays Naig.  História da Dança: Sempre. Disponível em: <http://www. br/educacao/a-importancia-danca-no-processo-ensino-aprendizagem. htm>. Acesso em: 08 jun. REGIONAIS, Danças.  Danças Regionais: Todas as Regiões.

UNIFAE, Pós.  Os Benefícios da Dança para o Corpo e para a Mente. Disponível em: <http://www. posunifae. com. Considerações Finais A partir do presente trabalho, foi possível fazer uma análise a cerca do plano de aula e da interdisciplinaridade. Estas propostas contribuem fortemente para minha prática docente que está em fase de desenvolvimento, visto que, ao longo de minha profissão lecionando, farei uso contínuo destas habilidades. O conteúdo acerca destes termos contribuiu para que eu pudesse ter um maior conhecimento sobre estas informações que dizem respeito a minha futura profissão. A elaboração do plano de aula permitiu que eu tivesse uma interação com a prática docente, pois conheci os elementos que o compõe e forma como devo elaborá-lo.

Este trabalho se fez em grande relevância para o aprimoramento prático de meus objetivos, permitindo um maior envolvimento e atuação com algo que farei no futuro próximo. br/ccivil_03/Leis/L9394. htm>. Acesso em: 11 jun. EDUCAÇÃO, Dia a Dia.  Educação Básica. São Paulo: Loyola, 1993. FORTUNATO, Raquel; CONFORTIN, Renata; SILVA, Rochele Tondello da.  Interdisciplinaridade nas Escolas de Educação Básica: da retórica à efetiva ação pedagógica. Disponível em: <https://www. ideau.  Interdisciplinaridade. Disponível em: <https://www. infoescola. com/pedagogia/interdisciplinaridade/>. Acesso em: 11 jun.

46 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download