O Papel dos Transportadores Nucleosídeos no Tratamento de Doenças Neurodegenerativas

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Geografia

Documento 1

p. nov. O artigo resenhado apresenta o resultado de uma série de experiências realizadas em ratos para entender a participação, principalmente, de transportadores nucleosídeos equilibrativos na modulação, induzida por lipopolissacarídeos (LPS), de neuroinflamações e disfunções na barreira hematoencefálica, eventos associados a diversas enfermidades cerebrais. O texto, composto por 5 seções e 1 anexo, apresenta em “Introduction” elementos-chave ao entendimento do artigo, como neuroinflamação, barreira hematoencefálica e transportadores nucleosídeos, e descreve em “Materials and methods” cobaias, materiais e métodos utilizados no estudo (organizados nas subseções “Animals”, “LPS treatments with and without the administration of adenosine receptors antagonists or the ENT1/ENT2 inhibitor”, “Quantitative real-time PCR and absolute cDNA quantifications”, “Immunohistochemistry and immunofluorescence”, “Immunoblotting”, “BBB integrity assessment”, “In-vivo brain microdialysis study”, “Nucleotide derivatization and analysis” e “Statistical analysis”).

Em “Results” são apresentados os resultados da pesquisa (distribuídos nas subseções “Ent2 plays an important role in adenosine homeostasis in the brain”, “Ent2 KO ameliorates LPS-induced neuroinflammation”, “Ent2 KO decreases LPSinduced breakdown of BBB components”, “Ent2 KO protects against LPS-induced brain accumulation of serum protein and neurotoxicity”, “The activation of A1R and A2AR is involved in the protective effects of Ent2 deletion against LPS-induced neuroinflammation and BBB leakage” e “Dipyridamole ameliorates LPS-induced glial response and BBB breakdown”), resultados que são debatidos em “Discussion”. Segundo o artigo, “Em resposta ao estresse inflamatório o nível de adenosina” - “um potente imunomodulador que regula as funções celulares por meio da interação com receptores acoplados a proteínas G” - “extracelular é aumentado a partir da quebra da adenosina trifosfato (ATP) para fornecer proteção”.

E quem controla esse aumento? Transportadores nucleosídeos equilibrativos (ENT) e concentrativos (CNT), sendo que “ENT1 (SLC29A1) e ENT2 (SLC29A2) são os principais transportadores nucleosídeos a controlar a absorção de adenosina no cérebro” (p. A obra relata os diversos resultados da pesquisa. Entre eles, (1) ENT2 desempenha um papel importante na homeostase de adenosina no cérebro, (2) ENT2 KO melhora quadros de neuroinflamação induzida por LPS, (3) ENT2 KO reduz a desregulação induzida por LPS de junções estreitas e lesões do pericito, (4) ENT2 KO protege contra rupturas da barreira hematoencefálica e neurotoxicidade induzidas por LPS, e (5) a ativação de A1R e A2AR está envolvida nos efeitos protetivos da remoção de ENT2 contra neuroinflamações e rupturas de BBB induzidas por LPS.

Para os autores, o estudo corrobora o fato de a neuroinflamação ser “uma característica comum em várias doenças cerebrais” e fundamental para “induzir a disfunção da BBB”. O presente artigo fornece informações importantes que relacionam neuroinflamações e danos na barreira hematoencefálica a diversas enfermidades que afetam o cérebro, sendo indicado para todos os que investigam sua natureza e pretendem encontrar meios de vencê-las. Sobre os autores: Kuo-Chen Wu, Chih-Yu Lee, Fang-Yi Chou e Chun-Jung Lin são pós-doutorados pela Escola de Farmácia da Universidade Nacional de Taiwan. Yijuang Chem é pesquisador do Departamento de Ciências da Vida e do Instituto de Ciências do Genoma, da Universidade Nacional Yang-Ming, de Taiwan. Resenhado por:.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download