O papel dos jogos nos anos iniciais do ensino fundamental

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A China, por exemplo, que de forma milenar já desenvolvia os jogos em sua cultura, é lembrado por Ksihimoto da seguinte forma: Não se conhece a origem desses jogos. Seus criadores são anônimos. Sabe-se, apenas, que são provenientes de práticas abandonadas por adultos, de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos. KISHIMOTO, 2005, p. Trazendo para uma reflexão teórica, acerca dos jogos e seu papel no processo de ensino-aprendizagem, no último século, podemos citar como alguns dos principais teóricos acerca do tema: o pedagogo norte americano John Deweys (1859-1952); o psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980); o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) e a pedagoga e médica italiana Maria Montessori (1870-1952). Assim, em sua concepção os jogos de exercício são propostos na perspectiva do processo de assimilação por repetição, esquema comum no primeiro ano de vida, ou seja, na fase sensório motor.

Já os jogos simbólicos, propõe uma dinâmica de reforço do que foi aprendido na fase anterior, com o diferencial de que dessa vez ao esquema é atribuído conteúdo de sentido, associações. E por fim, os jogos de regras a fase operatória, que possibilitam ao indivíduo o desenvolvimento de interação e o senso de coletividade. Dito isto, é perceptível a compreensão de que a utilização de jogos nas fases de desenvolvimento atribui ao processo, aspectos de habilidades práticas, tais como: funcionalidade, cumprimento de regras, desenvolvimento de comunicação e relações interpessoais e na perspectiva simbólica podemos ver o fomento da interpretação, significância, senso percepção, sobretudo, na ultima fase, caracteriza como operatório concreto, onde estão as crianças entre 7 e 12 anos, em sua maioria estudantes do ensino fundamental.

MACEDO, 1995). Montessori ressalta que o toque promove maior cadencia entre a relação do concreto com o abstrato, portanto seu método prima por atividades com elementos sensoriais (PEREIRA, 2006). Portanto, considerando os autores citados conclui-se que o jogo desempenha um papel essencial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social de uma pessoa. Posto que, de acordo com Klisys (2011), o jogo promove a construção e o desenvolvimento da nossa personalidade, ajudando em sua formação ética e moral. O jogo estimula diversas habilidades cognitivas e funções executivas, logo é inegável seu potencial transformador. REFERÊNCIAS BARANITA, Isabel Maria da Costa. KLISYS, Adriana. Quer Jogar?. Ed. SESC. São Paulo. Acesso em: 28 Out. PORTAL DA EDUCAÇÃO. Concepção do brincar e aprender na visão de Piaget e Vygotsky. Em: Portal da Educação.

Disponível em: https://www. br/artigos/jogosludicospedagogicos/index. php?pagina=2. Acesso em 28 Out. Farejador de Plágio - Registrado para - Não Registrado - Relatório do arquivo: O Papel dos jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental corrigido. docx em 43767 Use : 0 Aol 282 terra 93 mojeek 0 StartPage Pesquisa Ixquick Principais Sites - Analisar detalhadamente.

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