O PAPEL DO TUTOR NA APRENDIZAGEM ONLINE

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

São Paulo 2019 Reservado para Ficha Catalográfica Márcio Barreira O PAPEL DO TUTOR NA APRENDIZAGEM ONLINE Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização da Universidade Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para obtenção do título Bacharel em Especialista em Educação a Distância. Orientador: Prof. Dr. São Paulo, xx de. de 2019. Considerando esses aspectos, o objetivo geral da pesquisa é refletir sobre o papel do tutor na EAD e os objetivos específicos são abordar os elementos relativos à Educação online, condizentes à Educação Superior e identificar o papel do tutor, dentro desse novo paradigma de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico, fundamentada por autores relevantes que abordam o tema. Palavras-chave: EAD. Aprendizagem. Tutoria. Interaction. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 5 2 A TUTORIA ONLINE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 7 2.

Breve Histórico sobre a Tutoria 8 2. Competências do Tutor 9 2. O Tutor e o Fórum de Discussão 12 3 ABORDAGEM SOBRE A TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EAD 13 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14 REFERÊNCIAS 15 1 INTRODUÇÃO Esta pesquisa aborda o papel do tutor na mediação do ensino e aprendizagem, no âmbito da educação a distância (EAD). Nesse contexto, faz-se necessário compreender as abordagens didáticas da educação online, tendo em vista que ela trouxe para o contexto do ensino e aprendizagem, um novo tipo de interação que ocorre por meio a interatividade entre tutor e cursista (aluno e professor), no âmbito da graduação. RAIÇA, 2009). Considerando todos esses aspectos, fica evidente que as mudanças no processo educativo tornaram a realidade do ensino- aprendizagem mais dinâmico, tendo em vista que a interação entre tutor e estudante é viabilizada por uma combinação de suporte técnico de comunicação, onde a sala de aula corresponde a um ambiente virtual (telessala) e as aulas recebem a denominação de fórum.

A partir dessa constatação, o problema deste estudo é: qual a importância da tutoria na educação online? Logo, este estudo se justifica, porque busca respostas para questionamentos relativos aos atributos e desempenho da tutoria, no parâmetro dessa nova metodologia de ensino (online). Afinal, a educação virtual tem uma dimensão diferenciada da presencial, como por exemplo, se antes o estudante utilizava o texto, hoje se vale do hipertexto, se antes a interação ocorria por meio da aula presencial, hoje acontece através de fórum, e a sala de aula é representada por telessalas. A tutoria desempenha papel fundamental na EAD, pois apenas o uso do material didático pode não garantir a aprendizagem. Desse modo, a interação com a tutoria é uma forma de se propiciar ao estudante a distância, uma relação que apenas outro sujeito, outro ser humano pode fornecer, contribuindo com sua formação, com suas experiências, com sua subjetividade (BEZERRA; CARVALHO, 2011, p.

A principal responsabilidade da tutoria é “garantir a inter-relação personalizada e contínua dos estudantes com o sistema. Essa ação realiza a articulação necessária entre os elementos do processo e a consecução dos objetivos propostos”, conforme ressalta Martins (2003 citado por TORRES, 2007, p. Breve Histórico sobre a Tutoria O método da tutoria originou-se no século XV, dentro das universidades, cujo foco era a orientação de caráter religioso, com o intuito de difundir a fé e a conduta moral. Competências do Tutor Na EAD, o tutor atua diretamente com os estudantes, resolvendo dúvidas, avaliando-os, buscando identificar dificuldades e mediando o processo de aprendizagem. É importante levar em consideração que na EAD, há uma distância física e temporal entre estudantes e tutores, mas a tecnologia é um instrumento de mediação.

Essas condições exigem uma postura nova por parte do estudante e por parte do tutor. Dessa forma, o tutor é visto como um professor, mas com características peculiares às necessidades da EAD (NUNES, 2012). Esse profissional precisa compreender a percepção que os diversos atores envolvidos possuem sobre o assunto abordado. Esse profissional atende aos estudantes em grupo ou individualmente, ficando à disposição em aulas, miniconferências, seminários, ou moderam debates pela internet em portal da universidade. Os contatos ocorrem em espaços previamente planejados, combinados, como também via telefone e por escrito. O tutor motiva estudantes a estudar, discute com eles os conteúdos, as oportunidades profissionais que o curso pode propiciar, os questionamentos gerais sobre o estudo e estimula os estudantes a participarem das tarefas individuais e dos grupos de discussão.

O diálogo facilita a continuidade, estabilidade, intensidade e realidade nos cursos EAD (PETERS, 2001). Portanto, a educação online possibilita uma pedagogia que tem seus métodos e conceitos, e concorrentemente tem provocado impactos pela sua característica virtual, onde o tempo e o espaço desapareceram, fazendo surgir novos modos de interação entre tutor e cursista. Dessa forma, o tutor deve interagir com os estudantes através dos recursos de informação e comunicação que estão dispostos na web. Conforme Reis (2005), o tutor propõe caminhos para os estudantes, mediando e sugerindo temas nos debates em grupo, fazendo intervenções para incentivar, desacelerar as discussões polêmicas, evitar a fuga ao tema, enfim, exercer um controle para que o assunto seja sempre referente ao que foi proposto para as aulas.

Esses momentos de interação devem contribuir para a construção de conhecimentos. Os tutores têm um papel fundamental no desenvolvimento de cursos a distância. Hoffman (2007) fala do papel de “acolhida” do educador, um papel inclusivo, e não excludente. Esse mediador, que faz a intermediação do conteúdo, tem competências junto aos cursistas nesse ambiente, visando ao alcance do sucesso da aprendizagem. Para Blandim (1990), é indiscutível que a responsabilidade e desempenho do tutor, reflete a qualidade do ensino e aprendizagem na modalidade online. Por esta razão, em muitos casos, o tutor precisa se aperfeiçoar, para poder lidar com os novos recursos tecnológicos, para que seja satisfatório o fórum de discussão, em outras palavras, as informações sejam precisas e corretas, e os métodos utilizados sejam compreensíveis a todos os participantes.

ABORDAGEM SOBRE A TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EAD Para Silva (2010), os ambientes virtuais de aprendizagem ressignificaram os processos de ensino e aprendizagem, ou seja, os fundamentos epistemológicos não se alteram, apenas permitem trabalhar com diferentes ferramentas. Na mesma linha de pensamento, Aretio (2008) coloca que compete aos pesquisadores buscarem respostas para os questionamentos que suscitaram com este novo método de ensino, onde a sala de aula é chamada de chat, e além de um novo glossário, surgiram novos significados, quer no âmbito da didática, como da avaliação, e principalmente, da mediação entre tutor e cursista. A pesquisa permitiu que eu compreendesse que Brasil tem avançado na TE à medida que apoia a EAD. Portanto, essa modalidade de ensino possibilita o acesso dos mais diferentes e dispersos espaços geográficos deste país, à educação superior.

Além disso, entendi que o tutor é o mediador que possibilita esse formato de pedagogia, que tem seus métodos, conceitos, e tem provocado impactos pela sua característica virtual, onde o tempo e o espaço desapareceram, fazendo surgir formas novas para a apropriação de conhecimentos. A realização dessa pesquisa foi relevante, pois contribuiu para minha formação profissional por ser uma modalidade de ensino que muito me interessa e que pretendo realizar outras pesquisas sobre outras dimensões da EAD saber sobre outras funções profissionais que fazem parte desse ensino. Penso que essa pesquisa é relevante porque ela pode contribuir para novas pesquisas com outros caminhos da educação online. BEZERRA, Mayam de Andrade; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tutoria: concepções e práticas na educação a distância.

In: SOUSA, RP. MIOTA, FMCSC. and CARVALHO, ABG. Brasília: UnB, 2007. LARA, Enderson. EAD: Vantagens da educação a distância portal educação. Portal Educação, 2009. Disponível em: http://www. MARTINS, O. B. ARREDONDO, S. C. Teoria e prática tutorial em EAD. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. NUNES, Vanessa Battestin. Processo avaliativo de tutores a distância em um curso de Pós-graduação e reflexões sobre mudanças de condutas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2012. Avaliação e o processo de ensinoaprendizagem online. Universidade Anhembi Morumbi, 2005. Disponível em: http://www. abed. org. Educação online: teorias, práticas, legislação e formação. Disponível em: http://www. universa. com. br/ead.

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