O PAPEL DO TUTOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Essas atribuições cabem ao tutor, figura relevante e que vem ganhando cada vez mais importância nesse processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Tutor. Educação à distância. Aprendizagem. Mediador. No âmbito da educação isso não é diferente e essa área tem passado, também, por diversas transformações nos últimos anos, especialmente com a introdução de novas tecnologias nos processos educacionais. A inclusão da tecnologia no contexto educacional tem possibilitado novas formas de ensino e novas modalidades de educação, como a educação à distância, intermediada pelo uso de computadores, portáteis ou não, tablets e smartphones. Nesse contexto, a educação à distância vem crescendo a cada dia, nos cursos de formação superior, pós-graduação e cursos livres. Com a regulamentação do MEC para essa modalidade de ensino, muitos estudantes têm feito uso dessa modalidade para se capacitar.

Nesse meio, o aluno não estuda sozinho, mas com a presença de um professor capacitado e em constante atualização para lidar nesse ambiente virtual de aprendizagem, o tutor. Para isso, o presente artigo terá abordagem qualitativa e o procedimento adotado será o de pesquisa bibliográfica. Pretende-se utilizar fontes de pesquisas como livros, artigos científicos publicados em revistas eletrônicas ou sites especializados, e matérias veiculadas em revistas eletrônicas que se fizerem pertinentes ao assunto. DESENVOLVIMENTO A variedade de opções para acesso ao conhecimento é muito mais vasta atualmente que há anos atrás. Os avanços da tecnologia digital possibilitaram novas maneiras de aprender e essa tecnologia aplicada à educação trouxe, além da modernização dos métodos pedagógicos, a democratização do ensino no sentido de atingir pessoas que não seriam elegíveis em um evento presencial.

Fazer um curso online já está sendo até mais que apenas uma questão de distância, de acesso a todos, mas também uma questão de tempo, pois o deslocamento até as faculdades, especialmente nas grandes cidades, faz com que o estudante perca tempo, além disso, a facilidade de acesso a computadores, notebooks, tablets ou smartphones tem facilitado a vida de muitas pessoas que desejam estudar. e 46) os principais momentos foram: (1) A instrução por correspondência, que acompanhou a industrialização do trabalho, preenchendo lacunas e compensando as deficiências do sistema educacional, especialmente no treinamento profissional, e facilitando o primeiro curso alternativo (um segundo) para a preparação para a entrada na universidade. A educação à distância nos anos 1970, 1980 e 1990, que ajudou as universidades nos países em desenvolvimento a canalizarem um crescente número de alunos que não completaram o segundo grau para a educação superior.

Não apenas expandiu a capacidade das universidades, como também desenvolveu novas formas da combinação de trabalho e estudo, introduziu estudos universitários regulares na educação de adultos e inspirou e efetuou importantes inovações pedagógicas. A educação à distância informatizada, que nos permite reagir e lidar com as principais mudanças sociais mencionadas. Isso representa o maior desafio do futuro. Nesse contexto, Bulcão e Renato (apud LITTO & FORMIGA, 2009, p. ressaltam que: Assim como a população mundial jovem que possui telefone celular cresce diariamente, tendo alcançado a marca de cem por cento das pessoas em alguns países e estando em constante crescimento mesmo nos países pobres, as possibilidades da tecnologia crescem de acordo com as necessidades da aprendizagem. Diante de tantas necessidades da sociedade, cresce e demanda por novas formas de aprendizagem e novos métodos para atender às expectativas dos estudantes.

No Brasil, a partir da década de 90, algumas Universidades foram pioneiras no uso da tecnologia na educação e se destacaram nessa modalidade de ensino, como a UnB, UFMT e UFSC, conforme relata Guarezi e Matos (2012). Atualmente existe o reconhecimento do MEC para que diversas universidades e faculdades promovam cursos em nível superior á distância. Muitos se especializaram no desenvolvimento de softwares, ambientes virtuais de aprendizagem, desenvolvimento de conteúdo próprio para o universo on-line e aprofundaram o conhecimento pedagógico para lidar com esse novo meio e esse novo público. Todavia, desde algum tempo, o ensino à distância vem sendo alvo de inúmeras críticas com relação à forma como o aluno estuda, isolado, sem a participação de outros alunos na construção do conhecimento.

Guarezi e Matos (2012) esclarecem que estudar à distância era considerado sinônimo de estudar sozinho, separado no espaço e no tempo, pois o aluno apenas recebia as informações, e que a qualidade dos cursos se reduzia basicamente a um bom material pedagógico, seja na forma impressa ou através de rádio ou fita de vídeo-cassete. O processo comunicativo entre alunos não recebia muita atenção e, quando existia, era de mão única, partindo das universidades para os estudantes. Entretanto, nos dias atuais, o modelo de ensino à distância, especialmente com as possibilidades que a internet permite, tem priorizado a comunicação de diversas maneiras: de um para um (professor ao aluno), de um para muitos (professor para vários alunos) e de muitos para muitos.

Diante disso, percebe-se que a educação à distância tem agregado valor à aprendizagem porque propõe novas soluções para novas necessidades. Essa modalidade não veio com a intenção de substituir o ensino presencial, mas de ser mais uma opção para muitas pessoas, empresas e universidades. Também não pretende diminuir os profissionais do ensino presencial, mas dar oportunidades para que novos profissionais surjam nesse meio, com formação pedagógica específica para atuar e ser um diferencial na vida dos alunos da aprendizagem à distância. O papel do tutor A educação hoje apresenta diversas possibilidades de cursos, os presenciais, semipresenciais e on-line. Para os cursos oferecidos nas modalidades semipresenciais e on-line se faz necessário a figura de um professor capacitado para lidar com os alunos no ambiente virtual de aprendizagem.

T. testamentário: o que exerce a tutela testamentária (FERREIRA, 2010, p. Diante desses significados é possível trazer o segundo significado para a área da educação, ou seja, o tutor nos cursos de educação à distância ampara o aluno dirigindo-o e conduzindo-o para o aprendizado. Nesse âmbito, Costa (2013, p. afirma que: Entende-se que a função do tutor assume várias significações de acordo com o tempo histórico no qual está inserido bem como depende da estrutura organizativa de cada instituição. Os ambientes virtuais possuem ferramentas, dentro das plataformas de aprendizagem, que possibilitam a comunicação, tais como fóruns, chats, listas de discussão, listas de e-mails, grupos de discussão, entre outros. Todavia, essa comunicação com os alunos não acontece de maneira desorganizada, mas acontece com base pedagógica com vistas a facilitar a aprendizagem na modalidade à distância.

Nesse sentido, Aretio (2001) apresenta três funções do tutor nesse processo de ensino-aprendizagem, que são elas: a função orientadora, que visa orientar para a realização de determinado estudo ou tarefa; a função acadêmica, direcionada a ensinar o conteúdo e esclarecer dúvidas dos alunos sobre o conteúdo abordado no curso; e a função institucional, que se refere ao relacionamento entre os alunos e entre alunos e instituição de ensino. Assim, verifica-se que o tutor possui tarefas específicas, diferente de um professor que atua em um curso de modalidade presencial, o tutor possui especificidades próprias para atuação em um ambiente on-line. Nesse sentido, Souza et al (2004, p. Por esse motivo é que o papel do tutor, muitas vezes, na visão da autora, acaba transcendendo a função de informar e orientar, passando ao esclarecimento de dúvidas e explicação de conteúdos, acompanhamento do processo de aprendizagem, correção de trabalhos e atividades complementares, orientação para trabalhos em grupo até avaliação de desempenho.

Dessa forma, o tutor acaba incorporando diversas outras funções à sua rotina, tornando-o um profissional complexo e completo para atuar nesse processo de ensino-aprendizagem. Belloni (1999) explica que um professor de ensino presencial, para se tornar um tutor Ead, acaba precisando assumir inúmeras outras funções, como por exemplo: a função de professor formador, que orienta o aluno para a aprendizagem; o conceptor e realizador de cursos e materiais, que prepara os currículos e planos de curso; o pesquisador, que se mantém atualizado para lidar com a dinâmica do conhecimento; o tutor, que orienta o aluno nos estudos; o tecnólogo educacional, que organiza de forma pedagógica o conteúdo ao ambiente virtual de aprendizagem; o professor que atua como recurso, respondendo às dúvidas dos alunos; e o professor monitor, que coordena grupos de estudo nas ações presenciais que possam existir no ensino à distância.

Assim, percebe-se que o papel do tutor é composto por diversas atribuições que são exercidas concomitantemente. Ao mesmo tempo em que o tutor pode exercer um papel administrativo, ao organizar as turmas virtuais, definir os calendários e esclarecer dúvidas, pode atuar acompanhando o aprendizado dos seus alunos e coordenando o tempo de acesso ao material disponibilizado na plataforma on-line, assim como a realização das tarefas. Esse processo de busca do conhecimento, entretanto, pode perder qualidade se não há a figura de um professor, um tutor, capacitado para atuar mediando a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos. A atuação do tutor, na modalidade on-line é muito ampla, conforme verificado no capítulo anterior do presente trabalho, e se faz muito importante na vida dos alunos. A velocidade das mudanças, instabilidade econômica enfrentada por diversos países do mundo, mudanças tecnológicas cada vez mais velozes, mudanças nos valores culturais e sociais, tem feito com que a vida das pessoas se tornasse mais atribulada que há décadas atrás.

Ter uma formação, hoje, é mais que um diferencial no mercado, mas uma necessidade de uma geração que muda a cada instante e que precisa lidar com uma gama de conhecimentos muito grande. Nesse sentido, os cursos à distância tem sido uma solução viável. Entretanto, é na figura do tutor que o desenvolvimento de novas ideias, novas aptidões, esclarecimento de dúvidas, novos olhares, troca de experiências e interações, acontece. Os alunos necessitam do tutor atuante nesse processo, necessitam de uma base para que a aprendizagem ocorra. É função do tutor promover esse encontro do aluno com o conhecimento, ampliar a visão do aluno acerca de um determinado tema, promover formas inovadores para que o aluno pense de maneira crítica e esteja comprometido na busca e no desenvolvimento do conhecimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A educação à distância, já consolidada no Brasil há alguns anos, inclusive já regulamentada pelo MEC, cresce na medida em que as pessoas começam a ter mais acesso à tecnologia e começam a conhecer novas formas de adquirir conhecimento. É uma modalidade de estudo presente não só na rotina das pessoas, mas na rotina de muitas empresas também. REFERÊNCIAS ARETIO, G. L. La educatión a distância: de la teoria a la práctica. Barcelona, Argentina: Ariel Educacíon, 2001. BARBOSA, M. Acesso em: 20 jan. BELLONI, M. L.  Educação à distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. DUTRA, J. Educar na crise. Revista Melhor Gestão de Pessoas, São Paulo, ano 23, n. p. agosto 2015. Curitiba, PR: Intersaberes, 2012. LITTO, F. M. FORMIGA, M. Educação à distância, o estado da arte.

A educação à distância em transição. São Leopoldo, RS: Unisinos; 2003. RIZZO, E. Firme, forte e a distância: modalidade de ensino mantém expectativa de crescimento apesar de existirem preconceitos. Revista Melhor Gestão de Pessoas, São Paulo, ano 23, n. Acesso em 20 jan. SÁ, I. M. A.  Educação à distância: processo contínuo de inclusão social. P. Tutoria na Educação à Distância. set. Disponível em: <http://www. abed.

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