O papel do serviço social nas ongs

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Objetivos Específicos 07 5 METODOLOIA 07 5. Pesquisa bibliográfica com fontes primárias 08 5. Pesquisa bibliográfica com fontes secundárias 10 6 CRONOGRAMA 11 REFERÊNCIAS 11 1 TEMA O presente projeto tem como tema a atuação profissional do Serviço Social nas Organizações Não Governamentais, sem fins lucrativos, em atividades socioeducativas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. JUSTIFICATIVA Para que se construa a pertinência e relevância do tema, necessário estabelecer alguns parâmetros conceituais que embasam a construção do presente projeto. Nesse sentido, delimita-se o quadro das investigações em busca da compreensão sobre as ONG’s e a prática profissional do Serviço Social. No essencial, significa gerar ganhos sociais ou benefícios para os stakeholders. Parte das seguintes premissas: respeitar os interesses da população, preservar o meio ambiente e satisfazer as exigências legais.

SROUR, 2003, p. apud Montaño, 1997, p. Dessa maneira, atividades de caráter social em empresas privadas também se articulam com ONG’s ou ocorre a própria empresa criar Fundações para atuar junto à sociedade, beneficiando-a em algum aspecto. Assim, considera-se que ao delimitar a prática profissional do Assistente Social em ONG’s socioeducativas possam ficar estabelecidas a sua contribuição e importância na dinâmica social que essas instituições inserem-se e contribuir para uma discussão cada vez mais presente nos Cursos de Serviço Social. PROBLEMA Como foi visto a perspectiva de atuação profissional do Serviço Social direciona-se também às ONG’s de onde surgem alguns questionamentos, a saber, quais atividades cotidianas profissionais podem o profissional de Serviço Social desempenhar em ONG’s de caráter socioeducativo? Atendimento às crianças e adolescentes? Como um Educador Social? Atendimento às famílias, com quais estratégias? Responsável Técnico dessas entidades, de caráter burocrático? Interlocutor entre entidades e o poder público? Reorientação aos princípios éticos do Serviço Social, com qual autoridade? Tais questões surgiram, a partir das observações feitas no Estágio Supervisionado em uma ONG socioeducativa em Barueri, São Paulo, cujo núcleo de atendimento é oferecer atividades lúdicas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no contraturno escolar.

Diante dessas questões, na observação in loco e no momento atual da pesquisa, acredita-se que com o desenvolvimento da pesquisa seja possível traçar a atuação do profissional em Serviço Social em ONG’s socioeducativas. OBJETIVOS 4. GERAL Apontar as principais atribuições profissionais do Assistente Social em ONG’s de caráter socioeducativo para crianças e adolescentes. fontes secundárias podem ser bases de dados, banco de dados, bibliografias e índices, biografias, catálogos de bibliotecas, centros de pesquisa, e laboratórios, [. filmes e vídeos, fontes históricas, [. Internet, museus, arquivos e coleções científicas, tabelas. Assim, a presente pesquisa irá utilizar as duas categorias de fontes para execução da tarefa em que se apresenta o seu estágio atual. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM FONTES PRIMÁRIAS: Na fase na qual se encontra a pesquisa, selecionam-se as seguintes obras para análise e reflexão do quadro teórico a ser construído: ABEPSS.

p. Disponível em: < http://www. abepss. org. br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210. pdf> Acesso em: agosto de 2017. ANDRADE, Renato Almeida de. O enfrentamento da questão social e o terceiro setor​: o serviço social e suas condições de trabalho nas ONGs. Vila Velha: Univila, 2006. Área de desenvolvimento Social ­ AS/GESET RELATO SETORIAL Nº 3 Julho/2001. O Serviço Social e o Terceiro Setor. Serviço Social em Revista, v.  07, n.  02, Londrina/PR: UEL, 2005. Disponível em:< http://www. Disponível em:< https://dspace. almg. gov. br/bitstream/11037/1091/3/1091. pdf>  Acesso em agosto de 2017. br/wp­content/uploads/2009/06/Yolanda­Guerra. pdf> Acesso em agosto de 2017. IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na contemporaneidade. São Paulo: Cortez, 2003. Textos & Contextos (Porto Alegre) 2010, 9 (Enero-Junio). Disponível em:: <http://www. redalyc. org/articulo. oa?id=321527166008> Acesso em: setembro de 2017.

MONTAÑO, Carlos. Terceiro Setor e Questão Social​: crítica ao padrão emergente de intervenção social.  ed.  São Paulo: Cortez, 2003. SILVA, Ademir Alves da. A prática profissional dos assistentes sociais e o projeto hegemônico do Serviço Social- SMS/RJ. In: O serviço Social e a questão social: direitos e cidadania. Anais, vol. III, p. WIECZYNSKI, Marineide; RONCONI, Luciana. Lopes, Roseli Esquerdo; Malfitano, Ana Paula Serrata, Ação social e intersetorialidade: relato de uma experiência na interface entre saúde, educação e culturaInterface. Comunicação, Saúde, Educação. Julio-Diciembre). Disponível em: <http://www. redalyc. Descrição de pesquisa de campo, contida no apêndice da dissertação. VELLASQUES, Fabricia. Desatando os NÓS: uma experiência do Serviço Social na área da Educação e da Cultura.

Dissertação de Mestrado. Fundação Getúlio Vargas. Disponível em:< http://www. cfess. org. br/arquivos/CEP2011_CFESS. pdf> Acesso em agosto de 2017. cressrn. org. br/files/arquivos/4UkPUxY8i39jY49rWvNM. pdf> Acesso em: agosto de 2017. IAMAMOTO, Marilda Vilela. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Meta 6. Disponível em <http://www2. camara. leg. O serviço Social frente ao Neoliberalismo. Mudanças na sua base de sustentação funcional-ocupacional. In: Serviço Social e sociedade. São Paulo: Cortez. Ano XVIII março.

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