O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES COM O APOIO DA PSICOLOGIA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

MSc. Xxxxxx Obs. Preencher o nome completo do professor com sua titulação Cidade 2020 O Papel do Pedagogo nas Organizações com o apoio da Psicologia Nome do aluno (a)* Nome do orientador (a)** Resumo: O presente artigo traz a questão da importância do papel do Pedagogo Empresarial à luz do apoio do Psicólogo Organizacional e do Trabalho (POT), de forma a medir o resultados da ação destes profissionais nas organizações, verificando possíveis alterações nos resultados das empresas e na satisfação dos colaboradores. É importante entender também o papel da educação neste contexto, em especial voltado a adultos e as questões inerentes ao comportamento humano, de forma a atrelar a elas o impacto que todas essas ações e questões possam ter tido (e ainda têm) na sociedade em geral e no resultado esperado pelas organizações.

Palavras-chave: Pedagogia Empresarial. “o pedagogo é um estudioso das ações educativas que ocorrem em todas as vidas sociais, culturais e intelectuais do sujeito inserindo em uma sociedade na qual ele contribui para o seu desenvolvimento”, assim podemos entender que desde sempre sabe-se a importância do papel do pedagogo empresarial, já que não há lugar maior para o desenvolvimento de um indivíduo do que os ambientes escolar e profissional. Além disso, o equilíbrio emocional das equipes também é importante para o alcance das metas e resultados e atrelados à educação, são uma composição de sucesso para isso. Apesar de ambos os profissionais, tanto pedagogos como psicológicos, sejam profissionais do departamento de recursos humanos nas empresas, a psicologia nas organizações sempre foi muito voltada apenas ao processo de recrutamento e seleção, deixando de atuar de forma mais generalista nos recursos humanos assim ditos.

Não podemos esquecer que o trabalho de uma pessoa é um elemento transformador para sua vida, já que afetas as várias áreas de sua vida como a social, política, cultural, econômica e até mesmo psíquica (MALVEZZI, 2004). Veremos aqui como o papel do Pedagogo se faz nas empresas e a sua importância, assim como a psicologia pode ser uma grande aliada não só na capacitação e desenvolvimento dos times, mas também para garantia de um bom ambiente profissional e equilíbrio emocional dos funcionários da organização. O primeiro deles seria o Pedagogo, que tem a atuação voltada exclusivamente para a educação e que também apoia as questões voltadas ao desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, de acordo com a vertente profissional que este profissional optará por seguir (escolar ou empresarial).

Além disso, esses profissionais são capacitados para identificarem eventuais dificuldades dos indivíduos que apoiam, oferecendo soluções e metodologias mais aderentes à realidade destes, melhorando assim os métodos e resultados do ensino x aprendizagem esperados. Em segundo vem o Psicólogo, profissional voltado para o estudo do comportamento humano, sendo necessário analisar as questões mentais dos indivíduos de forma a entender, ajudar a melhorar e controlar os processos emocionais, as reações e as percepções dos indivíduos acerca de si mesmo e dos que o rodeiam. Esse equilíbrio psíquico ajuda até mesmo no desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes de uma pessoa, desenvolvendo sua inteligência e apoiando diretamente o aprendizado, não apenas escolar, mais de forma muito eficaz em relação ao aprendizado organizacional.

O último, porém, não menos importante é o Psicopedagogo, que seria uma espécie de junção deste dois profissionais, mas a psicopedagogia está mais voltada a aplicar os diversos recursos da psicologia ao processo de aprendizagem, fazendo com que ele possa se tornar mais eficaz ao educando. Sabemos que adultos e crianças aprendem de formas diferenciadas, então a andragogia ajuda a estabelecer estratégias e processos que se adequem à aquisição do conhecimento que deve ser feito pelos adultos, incluindo abordagens diferenciadas para isso. Lindeman (apud ROSA, 2010, p. reforçar esse conceito ao afirmar que: A educação de adultos será através de situações e não de disciplinas. Nosso sistema acadêmico cresce em ordem inversa: disciplinas e professores constituem o centro educacional. Na educação convencional é exigido de o estudante ajustar-se ao currículo estabelecido; na educação de adultos o currículo é construído em função da necessidade do estudante.

Apesar de oficialmente proclamada na década de 1970, a pedagogia empresarial já existia desde as épocas antigas, e tomou forma na época da revolução industrial, onde para se utilizar o maquinário tecnológico amplamente usado pelas indústrias e fábricas, era necessário instruir o funcionário a fazer de forma eficaz. Começou assim, de forma lenta e desorganizada, os processos de treinamento e desenvolvimento organizacional. A Pedagogia Empresarial passou a ser intitulada desta forma pela Prof. ª Maria Luiza Marins Holtz nos anos 1970, visando conceituar todas as ações voltadas à capacitação e desenvolvimento dos profissionais dentro dos ambiente corporativos. Não é coincidência que a Andragogia e a Pedagogia Empresarial surgissem exatamente na mesma época. O pedagogo empresarial promove a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e autonomia emocional e cognitiva (RIBEIRO 2007, p.

Com esse entendimento e com o trabalho do Pedagogo em andamento, houve a transformação econômica, política e social aguardada por este novo mundo. Apesar de se entender a necessidade da educação corporativa, a mesma não foi (ainda hoje não é) tão valorizada como deveria. Ainda nos dias atuais, grande parte das organizações não investem na formação de seus colaboradores, deixando muitas vezes o seu desenvolvimento por sua própria conta. Esse diferencial de estudo apresentado pelos profissionais acabou gerando uma competitividade no mercado de trabalho, já que são contratados os profissionais que mais apresentam condições e capacitações para a execução de suas atividades e se ele já vem “pronto”, sem necessidade de investimento pela organização, esta a vê como um diferencial e considera que seja o mais adequado e preparado, embora um bom profissional não só se faz de seus conhecimentos técnicos, há outros fatores que o diferenciam como suas habilidades socias, a adaptabilidade, trabalho em equipe, inovação, entre outros.

Para Zanelli & Bastos (2004), o ambiente organizacional gera fenômenos psicossociais que regem a vida das pessoas e que de certa forma até mesmo influenciam a forma de relação dos indivíduos em sociedade. Conforme citamos Malvezzi (2004) acima, o trabalho impacta diretamente todas as áreas da vida de uma pessoa, de forma interna e externa. Apesar do papel do Psicólogo nas organizações até pouco tempo atrás estar muito voltado às atividades de recrutamento e seleção, esta atuação tem mudado de forma significativa nos últimos anos. O profissional POT deve ter uma visão multifacetada e uma atuação multidisciplinar, já que precisa entender quais são os grandes desafios enfrentados pelas pessoas na empresa, sendo a peça unificadora entre a organização e os funcionários, como um representante do departamento de recursos humanos e mais do que nunca, entender dos diversos processos e a atuação básica das áreas de atendimento.

Este profissional vai atuar com as mais diversas equipes da companhia, ou seja, desde os times técnicos operacionais até a liderança. Pode-se verificar que o Pedagogo tem um leque de oportunidades nas organizações, passando cadeiras de RH, voltadas a treinamento e desenvolvimento, mas também no mapeamento de profissionais e suas competências, de forma que a organização possa, a curto, médio e longo prazo mapear os talentos e quais devem ser desenvolvidos no quê. Segundo Silva (1999): É a função da Administração de Recursos Humanos que consiste em preparar o trabalhador para assumir futuras competências e responsabilidades, enfrentando desafios maiores do que aqueles para os quais está habilitado. Um programa de desenvolvimento visa, portanto, à potencialidade plena do trabalhador e à sua ascensão funcional dentro da organização, constituindo-se num dos maiores fatores de incentivo e motivação, principalmente para os que estão ingressando no mercado de trabalho (SILVA, 1999, p.

Sendo assim, de forma simplista, o Pedagogo deverá tratar as suas situações diárias nas organizações tendo como base suas atitudes. Albuquerque (2012) cita um ciclo de atitudes (ou ciclo atitudinal), onde este deverá receber e avaliar cada situação e decidir qual a melhor abordagem de acordo com cada uma delas. Diminui o turnover (ou rotatividade) devido a satisfação dos colaboradores, diminuindo custos de contratação e treinamento. Quando a mesma trabalha de forma multidisciplinar com o pedagogo empresarial, os ganhos da empresas são muito grandes, já que unindo a capacitação e o desenvolvimento, com o clima, saúde mental e aspectos comportamentais, têm-se um maior aproveitamento dos recursos humanos da empresa, ou seja, seus colaboradores e com isso o alcance do resultados acontece de forma mais rápida, assertiva e estratégica.

CONCLUSÃO É notória a importância de se ter os profissionais certos e capacitados para a realização de seu trabalho. Isso, além de gerar resultados para a empresa, gera também a satisfação dos colaboradores, gerando um bom clima organizacional e com isso maior produtividade. O Pedagogo Empresarial torna-se cada vez um profissional de destaque nas organizações, já que é entendido a importância do papel da educação nos contextos escolares e organizacionais, então nada melhor que o profissional de educação para alavancar as competências, habilidades e atitudes dos funcionários, aumento a produtividade, os resultados e até mesmo a qualidade de vida dos mesmo, pois através da instrução dos mesmos possuem maiores possibilidades de promoções e de aumento do estilo de vida, contribuindo até mesmo para a economia.

Society. REFERÊNCIAS BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981, 1995. Pedagogia empresarial: formas e contextos de atuação. Rio de Janeiro: Wak, 2008, p.   Malvezzi, S. Prefácio. In J. A teoria da alienação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. Misiak, H. Raíces filosóficas de la psicologia. Buenos Aires: Troquek. htm, 2010>. Acesso em: 25/09/2020.   SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica.  10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. Zanelli, J. C. Bastos, A. V.  Psicologia, organizações e trabalho (pp. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.

96 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download