O papel do Intraempreendedorismo na Inovação Disruptiva

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Administração

Documento 1

Neste sentido, o presente trabalho pretende explicar sucintamente sobre o termo intraempreendedorismo e apresentar um exemplo de uma empresa que acredita e incentiva este comportamento em seus colaboradores, a gigante 3M, avaliando se isto é um fator positivo ou se não apresenta interferência clara no desenvolvimento da organização. ENTENDENDO O INTRAEMPREENDEDORISMO O mundo esta constantemente mais competitivo, provocando as empresas a serem cada vez mais inovadoras para conseguirem se destacar em seu mercado de atuação e um tema pertinente a este cenário é a chamada inovação disruptiva. Teoria inventada pelo professor de Harvard, Clayton. Christensen, popularizada no final dos anos 90, consiste no fenômeno pelo qual:  (. uma inovação transforma um mercado ou setor existente através da introdução de simplicidade, conveniência e acessibilidade em empresas onde a complicação e o alto custo são o status quo.

Neste ponto, entra o diferencial da empresa, ou seja, a própria organização deve incentivar o empreendedorismo corporativo, deixando claro em seu “modo de ser”, em suas atitudes, principalmente internas, que incentiva e reconhece as inovações trazidas por seus colaboradores. De modo geral, pode-se inferir que para que o intraempreendedorismo de fato se propague em uma empresa em níveis que possam trazer algum retorno, “funcionários de todos os níveis têm de sentir, por meio de exemplos de seus gestores, que todas as ideias são consideradas e realmente levadas em consideração” (ANDREASSI, T. p. O INTRAEMPREENDORISMO INTRÍNSECO DA 3M Para exemplificar o poder da empresa em engajar e motivar seus colaboradores a inovarem em prol do crescimento da organização serão analisadas alguns pontos e acontecimentos da empresa 3M.

Segundo o norte-americano Guifford Pinchot, que definiu o termo há mais de 20 anos, “o intra-empreendedor é aquele que assume a responsabilidade, e os desafios correspondentes, pela criação de inovações de qualquer espécie dentro de uma organização” (ANDREASSI, T. pressupõe que a inovação e a atitude empreendedora podem ocorrer em qualquer nível da empresa. Cada funcionário, com suas próprias experiências e recursos, podem inovar e ser empreendedor (ANDREASSI, T. p. De acordo com Serafim, a empresa evoluiu muito nos últimos anos neste sentido e ativamente encoraja seus colaboradores a ter ideias, avaliando todas que são submetidas, mantendo a equipe disposta a sempre inovar, em suas palavras: “Aqui na 3M as pessoas são motivadas a não se acomodarem em suas posições na corporação e pensarem além de seus cargos” (Luiz Eduardo Serafim, apud THIEL, C.

R. Exemplos de intraempreendedorismo para se inspirar. Disponível em: <https://blog. aevo. com. br/8-exemplos-de-intraempreendedo rismo-para-se-inspirar/>. Disponível em: <https://www. mjvinnovation. com/pt-br/blog/o-que-e-inovacao-disruptiva/>. Acesso em: 14 nov. THIEL, C.

87 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download