O papel do enfermeiro na medicina do trabalho - revisão de literatura

Tipo de documento:Revisão integrativa de literatura

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Conclusão: O enfermeiro assume papel de suma importância na disseminação do conhecimento acerca da prevenção e manutenção da saúde do trabalhador. Palavras-chave: Enfermagem do Trabalho; Prevenção; Competências e habilidades do enfermeiro. INTRODUÇÃO O cuidado com o trabalhador é uma necessidade já reconhecida nos dias atuais, por meio de sua ação direta é possível o crescimento e fortalecimento das organizações que se utilizam de sua mão de obra. Desta forma, o cuidado com a saúde e segurança no trabalho implica a atuação interdisciplinar de profissionais de diversas áreas como engenharia e segurança no trabalho, medicina, enfermagem do trabalho (DIAS et al. Nesta perspectiva, a enfermagem ocupa significativa posição no atual contexto brasileiro como profissão sendo de fundamental importância na promoção de saúde e qualidade de vida, prevenção de doenças à saúde e assistência ao indivíduo e aos grupos, gerenciamento, auditoria, saúde e segurança no trabalho, entre outras (ALEXANDRINO, COUTINHO, SANTOS, 2013).

Ainda relacionado as várias perdas que afeta os trabalhadores, as lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares associados ao trabalho (DORT) resultante da combinação de sobrecarga do sistema osteomuscular com a falta de tempo para a sua recuperação são causas frequentes de doenças ocupacionais acarretando na inaptidão laboral temporária ou permanente. AZEVEDO, NERY, CARDOSO, 2017). No que concerne aos cuidados ofertados pelo enfermeiro, estes devem ser disseminados no ambiente laboral de maneira generalizada e executados em todo e qualquer ambiente de trabalho visando a proteção dos profissionais (RODRIGUEZ, 2017). Foi possível identificar a importância da utilização de EPIs compatíveis aos riscos como medidas de proteção para melhores condições de trabalho ampliando procedimentos preventivos a vida e a saúde do trabalhador (SANTOS, BRASILEIRO, 2013).

De forma a corroborar com o estudo, Oliveira e Pilon (2013) afirmam: “O EPI não evita acidentes, pois quem os evita é o usuário desses equipamentos, no entanto o enfermeiro do trabalho oferece assistência e cuidados de enfermagem junto ações educativas mediante seu uso. A. SANTOS C. M. F. Atuação do enfermeiro do trabalho no serviço de saúde ocupacional nos diferentes níveis de atenção. Texto & contexto enferm. BRASIL. Portaria nº 25 de 29 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a aprovação o texto da Norma Regulamentadora n. º 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). OLIVEIRA, A. M. S. S. PILON, V. E. A atuação do Enfermeiro do Trabalho na Prevenção de Riscos Ergonômicos. Rev Recien. ed. p. br/pdf/ean/v21n2/en_1414-8145-ean-21-02-e20170040.

pdf>. Acesso em: 02 set. SANTO, S N. A. scielo. br/pdf/sdeb/v41nspe2/0103-1104-sdeb-41-spe2-0188. pdf>. Acesso em: 03 set. TEIXEIRA, L.

120 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download