O PAPEL DO ENFERMEIRO AUDITOR NA AUDITORIA DE ENFERMAGEM

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Foi realizada uma pesquisa também com o termo “enfermeiro auditor”, não cadastrado no DeCS. Os critérios de inclusão foram artigos em português, com texto completo disponível, publicados entre os anos de 2010 a 2019 e possuir título correspondente com o assunto pesquisado. Os critérios de exclusão foram estar fora do tema e do recorte temporal de pesquisa. Foram selecionados para compor a amostra final. O enfermeiro auditor tem um papel de grande importância na melhoria da qualidade da assistência e na assistência de enfermagem que chega para o paciente. et al, 2012). Além disso, o enfermeiro auditor deve identificar as falhas, apontando sugestões e soluções, contribuindo para o crescimento educacional do hospital e dos enfermeiros que atuam na assistência (SIQUEIRA, 2014).

Diante do exposto, está claro que o processo de auditoria é benéfico para as instituições e para os pacientes. Além disso, o trabalho do enfermeiro auditor denota-se de extrema importância para o desenvolvimento de uma boa auditoria, sendo componente indispensável da equipe de auditoria. Neste contexto, este estudo possui como objetivo investigar a atuação do enfermeiro auditor na auditoria de enfermagem. Outros autores distinguem a auditoria entre externa e interna. Enquanto a auditoria interna tem como foco principal avaliar os processos internos e a efetividade de gestão de riscos, a auditoria externa se encarrega de validar saldos e movimentações (MAFFEI, 2015). Conforme Lins (2017): A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho (p.

Neste sentido, destacam-se dois termos: fraude e erro. O termo fraude é usado para descrever o ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações, operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, etc. a aplicação do método de auditoria de enfermagem beneficia os clientes que terão uma assistência de melhor qualidade através dos serviços oferecidos com mais eficácia. Os benefícios atingem também a equipe de enfermagem que revendo as atividades desempenhadas e os resultados que se deseja alcançar obtém subsídios que estimulam a reflexão profissional, possibilitando uma enfermagem cientifica. E a instituição recebe uma contribuição significativa pelo fato de verificar o alcance dos seus objetivos, constituindo base para prováveis mudanças internas (p.

Neste contexto, o enfermeiro auditor exerce um papel de grande responsabilidade e destaque, devendo realiza-lo com integridade, idoneidade, respeitabilidade, caráter ilibado, padrão moral elevado, vida privada irrepreensível, justiça e imparcialidade, bom senso no procedimento de revisão e sugestão, autoconfiança, capacidade prática, meticulosidade e correção, perspicácia nos exames, pertinência nas ações, pesquisa permanente, finura de trato e humildade. Estes são os princípios éticos profissionais e qualificações pessoais que deve reger a profissão dos mesmos (COREN-SC, 2017). na BVS. Após aplicados os critérios de inclusão, foram encontrados 47 artigos das bases de dados indexadas à BVS: Bases de Dados de Enfermagem (BDENF), LILACS e MEDLINE. Destes, foram selecionados 08 artigos. A segunda pesquisa, com o termo “enfermeiro auditor” gerou 43 artigos na BVS.

Após a aplicação dos critérios de inclusão, restaram 14 artigos. Descrever a importância da auditoria de enfermagem e identificar os eventos adversos deste processo no CC. Relato de experiência. A auditoria é realizada por meio de codificação e cobrança dos débitos do procedimento anestésico-cirúrgico com análise da documentação envolvida no processo, sendo o prontuário o principal instrumento de análise de contas. O enfermeiro auditor realiza três tipos de auditoria na instituição: auditoria institucional, auditoria no CC e funções da enfermagem; e auditoria de custos e glosas. DIAS et al, 2011. Revisão narrativa. O principal papel do enfermeiro auditor é promover benefícios à comunidade por meio do controle da qualidade da assistência prestada. O enfermeiro auditor pode atuar em diversas áreas de auditoria, além de possuir atividades privativas estabelecidas pelo COFEN.

BLANK; SANCHES; LEOPARDI, 2013. A prática do enfermeiro auditor hospitalar na região do Vale do Itajaí Identificar a atuação do enfermeiro auditor intra-hospitalar na mesorregião do Vale do Itajaí. Relatar as experiências vivenciadas pelas autoras durante a atuação profissional em Centro Cirúrgico. Relato de experiência com abordagem descritiva. O processo contábil em auditoria envolve a verificação de história clínica, registro diário da prescrição, evolução médica e de enfermagem, checagem dos serviços e dos relatórios de anestesia e cirurgia. A auditoria de enfermagem é utilizada pelas instituições de saúde com a finalidade de avaliar a qualidade da assistência e acompanhar os custos decorrentes da prestação dos serviços. SILVA, 2015. Esta prática envolve atividades, entre elas auditoria de contas hospitalares, estimativa da quantidade de materiais e medicamentos utilizados, avaliação da qualidade da assistência, entre outras (PINTO; MELO, 2010).

Além disso, o enfermeiro atua como gerente da equipe de auditoria, promovendo capacitações técnicas, auditando contas (JÚNIOR; ROGRIGUES, 2017). O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) atribui como atividade privativa do enfermeiro auditor, no exercício de suas atividades, organizar, dirigir, planejar, coordenar e avaliar, prestar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre os serviços de Auditoria de Enfermagem (SANTOS et al, 2012). Para isso, o enfermeiro auditor utiliza-se do principal instrumento de avaliação da qualidade da assistência prestada ao usuário dos serviços de saúde, que são as anotações de enfermagem (SILVA, M. et al, 2012; SILVA, J. Conforme as avaliações do mesmo, é possível identificar falhas na assistência e encontrar soluções para resolve-las. Além disso, há minimização dos gastos com insumos e produtos de saúde, apesar de não ser esse o objetivo principal da auditoria em saúde.

Por possuir atribuições privativas, o trabalho do enfermeiro auditor tem sido mais valorizado e tem crescido seu alcance em hospitais do país, bem como sua participação em equipes de auditoria. Desta forma, a auditoria de enfermagem pode ser realizada de maneira qualificada e técnica. Novas pesquisas sobre a auditoria em enfermagem são necessárias, principalmente no que se refere aos resultados advindos do trabalho do enfermeiro auditor, em várias regiões e localidades do país. de Enfermagem, v. n. p. CREPALDI, S. A; CREPALDI, G. p. COREN, Santa Catarina. Parecer COREN/SC: Enfermeira auditora de uma operadora de saúde pode prestar assessoria a um prestador de serviço desta operadora? Parecer COREN/SC nº 30, Florianópolis, 2017. DIAS, T. C. Adm. Saúde, v.

n. p. JUNIOR, A. Auditoria: Uma abordagem prática com ênfase na auditoria externa: contém exercícios. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MAFFEI, J. L. MENDES, K. D. S; SILVEIRA, R. C. C. R. Auditoria Médica no Sistema Privado: abordagem prática para organizações de saúde. São Paulo: Iátria; 2005. OLIVEIRA, D. R; JACINTO, S. Auditoria de enfermagem: conhecimento de profissionais em hospital público de referência. Rev Rede Enf Nord, v. n. p. PINTO, K. TIM; O. H; SAMPAIO, G. F. TRAD. Auditoria da qualidade: com base na ISO 9001:2000: conformidade agregando valor. F. et al. Tendências da função do enfermeiro auditor no mercado em saúde. Text Cont Enf, v. n. Avaliação da qualidade das anotações de enfermagem em unidade semi-intensiva.

Esc Anna Nery Rev Enf, p. v. p. SILVA, K. Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos. Rev Bras Enf, v. n. p. SILVA, Jaira S.  Caderno saúde e desenvolvimento, v. n. p.

170 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download