O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Tipo de documento:Discurso

Área de estudo:Administração

Documento 1

Vivenciamos momentos de grande transição e em muitos casos, as novas realidades e suas demandas requerem uma reversão política que responderam bem no último século e mais, alternância na mentalidade das organizações e das pessoas. Tecnologia da Informação e os Processos Administrativos Resultados, sucessos e conquistas de clientes, é proporcional à velocidade em que as informações de qualidade são assimiladas na empresa e pela rapidez com que são tomadas as decisões. São expressivos os componentes da TIC que respondem pelo seu sucesso. Os estudos de Rezende e Abreu (2000), apontam que a Tecnologia de Informação está fundamentada em: - Hardware e seus dispositivos e periféricos; - Software e seus recursos; - Sistemas de telecomunicações; - Gestão de dados e informações.

Toda essa junção possui relação direta e indireta desses componentes elevando o potencial de atuação das empresas, acumulando valor de mercado e capacidade de gerir as informações de forma mais eficaz. que lidam com muitos tipos de sistema da informação por vez utilizam alguns tipos simples de sistema como o próprio papel e à caneta. Nosso intuito aqui é focar em opções tecnológicas como a informatização ou sistema informatizado. Diversos programas tecnológicos, vem conduzindo ganhos na tomada de decisão gerando informações de forma mais rápida, tanto na área de Sistemas de Apoio às Operações quanto para a área de Sistemas de Apoio Gerencial. Denominada Tecnologia da Informação (TI), Zegarra (2000), propõe uma definição como sendo todas as formas de tecnologias aplicadas ao processamento, armazena e transmite informações de forma eletrônica.

Considerada como ferramenta singular para o gestor uma vez que contribui efetivamente com as estratégias da empresa (O‟BRIEN, 2004). No cenário das microempresas 78,0% fizeram uso computador, enquanto no porte subsequente (empresas com pessoas ocupadas entre 10 e 19), a taxa de uso do equipamento foi de 94,1%, ao passo que nas empresas com 10 a 20 pessoas ocupadas esta proporção foi de 91,5%. O cenário muda quando empresas com 500 ou mais ocupantes a universalidade do uso de computador prevalece. Observa-se, portanto, uma concentração nas microempresas do potencial para que haja aumento do uso das TI, notadamente aos segmentos da indústria e do comércio. INSTITUO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA, 2018). A partir desses dados fica claro que o uso dá TI dentro das organizações são fundamentais, as empresas, aderem as novas tecnologias fazendo ainda da ferramenta no processo de gestão.

Nosso entendimento não finaliza aqui, nem se esgotam as informações sobre o tema, sugerindo a continuidade em futuros trabalhos, pois sempre haverá espaço para novas pesquisas acerca de como melhor gerenciar as empresas, e suas formas de produção e disseminação da informação. REFERENCIAS DRUCKER, Peter. Desafios Gerenciais para o Século XXI. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. ed. MAGALHÃES, Antonio de Deus F. LUNKES, Irtes Cristina. BAHIA. Sistemas Contábeis: o valor informacional da contabilidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 2000. São Paulo: Atlas, 2013. ZEGARRA, S. L. V. Diretrizes para elaboração de um modelo de gestão dos fluxos de informações como suporte à logística em empresas construtoras de edifícios.

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