O PAPEL DA CONTROLADORIA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

O objetivo do presente estudo é demostrar como a controladoria auxilia a gestão organizacional na tomada de decisão, enfatizando a eficácia de seus resultados e a importância dos seus processos para as empresas, independentemente do seu porte. Num cenário econômico competitivo, a controladoria pode ajudar as empresas na busca pelos resultados almejados, através da aplicação dos seus processos e controles que visam um melhor resultado financeiro para as mesmas. Palavra-Chave: Controladoria, Gestão Empresarial, Gestão Estratégica, Controller. INTRODUÇÃO Os avanços tecnológicos e a abertura dos mercados, a partir da internacionalização das economias, levou as organizações a manterem relacionamentos empresariais e voltar suas estratégias para além de sua região de atuação, tornando a gestão complexa, necessitando de diversos gestores para atender toda a relação empresa-mercado.

Várias são as especificações das funções hoje desempenhadas dentro das organizações, como os gestores de marketing, de pessoal, de logística, bem como o controller, que é um profissional com conhecimentos relevantes sobre todo o negócio, indispensável nas tomadas de decisões pela capacidade de apresentar relatórios fidedignos e on time sobre o negócio, angariando resultados competentes para o planejamento estratégico da empresa. afirma que à controladoria cabe “o processo de assegurar a eficácia da empresa mediante o controle das operações e seus resultados planejados”. As atividades básicas da Controladoria podem ser assim denominadas: 1. Planejamento: estabelecer e manter um plano integrado para as operações consistentes com os objetivos e as metas da companhia, a curto e longo prazo. Controle: desenvolver e revisar constantemente os padrões de avaliação de desempenho para que sirvam como guias de orientação aos outros gestores no desempenho de suas funções assegurando que o resultado real das atividades esteja em conformidade com os padrões estabelecidos.

Informação: preparar, analisar e interpretar os resultados financeiros para serem utilizados pelos gerentes no processo de tomada de decisão. Assim, a controladoria surge como uma ferramenta capaz de suprir a necessidade de potencializar os resultados, utilizando-se de técnicas administrativas, econômicas e contábeis para gerar informações relevantes aos processos decisórios e estratégicos, divididas em sistemas de informações, sistemas de controle internos, planejamento estratégicos e orçamentários e setor contábil (OLIVEIRA et al. No Quadro 1 é demonstrado as funções exercidas pela Controladoria nas suas atividades nas empresas. Quadro 1 - Funções e produtos da controladoria Função Produto Subsidiar o processo de gestão • Suporte operacional à estruturação do processo de gestão; • Apoio técnico às fases do processo de gestão; • Estudos técnicos e proposição de alternativas de ação; Apoiar a avaliação de desempenho (a controladoria apoia a avaliação de informação, porém esta deve ser feita cada qual com seu responsável) • Elaboração da análise de desempenho econômico das áreas; • Elaboração da análise de desempenho dos gestores; • Elaboração da análise de desempenho econômico da empresa; Apoiar a avaliação de resultado • Elaboração de resultado econômico dos produtos e serviços; • Monitoramento e orientação do processo de estabelecimento de padrões; • Avaliação de resultados de seus próprios serviços; Gerir os sistemas de informação • Definição de base de dados; • Elaboração de modelos de decisão para os diversos eventos econômicos, considerando as características físico-operacionais próprias das áreas para os gestores; • Padronização e harmonização do conjunto de informações econômicas.

Modelo de informação; Atender aos agentes de mercado • Análise e mensuração das legislações no resultado econômico da empresa; • Atendimento a diversos agentes do mercado, seja como representante legal, seja como apoio ao gestor responsável. Fonte: Parisi et al. Assim, entre as vantagens percebidas na gestão empresarial com suporte eficiente da controladoria, podem ser citadas: a gestão econômica do negócio, a eficácia organizacional traduzida pela geração de lucro e satisfação dos stakeholders, e a obtenção de resultados pré-estabelecidos. Auxiliando em todos os processos da empresa, a controladoria atua como fonte de informações e suporte para planejamento, execução e controle. A sua aplicabilidade na gestão de preços, custos e sistema da informação resulta na otimização, melhor relação de preço, custo e lucratividade, com uma fiscalização dos fatos ocorridos e resultados obtidos.

Um banco de dados bem gerenciado pode emitir relatórios e indicadores para avaliar se os processos em uso estão sendo eficazes. CONCLUSÃO Este estudo teve como foco o papel da controladoria como instrumento de gestão nas organizações. Poor people, poor places, and poor health: The mediating role of social networks and social capital. Social Science and Medicine, n. p. FRANCISCO FILHO, Valter Pereira. Planejamento e Controladoria Financeira. São Paulo: Atlas, 2014. PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégica e Operacional: conceitos, estrutura, aplicação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

159 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download