O orçamento da polícia metropolitana

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Administração

Documento 1

Gestão de custos do setor público 8 2. Contabilidade pública 8 2. Auditoria e controle na administração pública 10 2. Contabilidade. CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13 ÍNDICE 2 1 INTRODUÇÃO Este trabalho trata-se de uma produção de texto individual onde será trabalhado uma situação geradora de aprendizagem a partir de um estudo de caso, onde analisa-se a situação de um conselheiro do setor orçamentário da polícia metropolitana, desse modo entre as pendências que o mesmo deve cuidar estão análise e aprovação de orçamentos das solicitações da polícia antes que as decisões das mesmas sejam tomadas e reveladas para a realidade municipal, durante o processo de análise dos orçamentos em questão o conselheiro deve observar a relação custo-benefício de cada solicitação e a partir de então tomar as decisões que lhe cabem.

• Qual a porcentagem de operações em que o helicóptero da polícia é utilizado atualmente? • Em que um novo helicóptero melhorará o desempenho dos serviços prestados atualmente para a população? • A criação de uma frota motorizada para o batalhão da polícia se encaixa na política de redução de custos do governo? Se não, o que faz a relação custo beneficio ser positiva para a provação desse projeto? • Em que um quadro de servidores para atuar nos centros de telefonia da polícia melhorará a qualidade do serviço prestado à população? • Quais os dados que indicam a necessidade de criação de uma operação entre os grupos imigrantes? 2. Etapas de criação de um projeto público: Porém mesmo após as perguntas norteadoras terem sido feitas e devidamente respondidas, por si só um discurso não é o suficiente para embasar a submissão de um projeto para licitação como um projeto formal, pois para que isso aconteça o mesmo tem que ser construído de maneira formal e estruturada para favorecer ao órgão de análise todas as informações necessárias para a tomada de decisões, para tanto o mesmo deve ir por escrito como um modelo formal, que contém um título curto que sirva para demonstrar a ideia central da solicitação, uma descrição em formato de texto que deve ser escrito de forma direta com todos os dados disponíveis sobre o projeto em questão, uma justificativa que pode ser composta por dados, estimativas, índices e etc que justifiquem as motivações que geraram aquele projeto, objetivos em lista ou pequeno texto que descrevam o que este projeto pretende atingir a curto, médio e longo prazo, metodologia, uma sessão do projeto que justifique como o projeto será desenvolvido narrando o seu passo a passo, cronograma uma tabela que relaciona cada período cronológico do projeto com o a data que o mesmo deve ser realizado, orçamento que consiste em um pequeno texto dos gastos e recursos necessários para que o projeto se concretize incluindo um tópico sobre como esses recursos podem ser captados e por fim os indicadores que é um anexo que só pode ser escrito após o projeto estar implantado onde é feito um acompanhamento do mesmo listando cada objetivo atingido.

Gestão de custos do setor público. Outro dado disponível para auxiliar o conselheiro na sua decisão é o panorama atual dos recursos disponibilizados para a polícia atualmente, o montante disponível para subsidiar os recursos estruturais utilizados pela polícia é de R$20. para uma área de 800m2 que consiste em centros de treinamento com 200m2 e 220m2, simuladores de tiro com 150m2 e 100m2 e prédios para a administração com 130m2, desse modo o conselheiro calculou quanto é pago por cada um desses espaços chegando aos seguintes números: • Centro de treinamento I com 200m2: R$5. e vem solicitar que todos as receitas e despesas presentes no orçamento sejam especificadas de modo a proporcionar uma fácil identificação em futura análise; • Não vinculação: este princípio está no artigo 167 da constituição federal de 1988 para solicitar que as receitas e despesas do orçamento não sejam vinculadas umas com as outras; • Orçamento bruto: este principio está no artigo 6 da constituição de 1988 vindo para garantir que todas as despesas e receitas sejam universalizadas para os serviços, sendo possível um acompanhamento orçamentário por setor mais eficiente; • Equilíbrio: este principio esta no artigo 15 da lei complementar 10.

da constituição federal de 1988 e orienta que receita e despesa do atual orçamento estejam equilibradas; • Legalidade: este principio está no artigo 31166 da constituição federal de 1988 e vem para exigir que todo orçamento seja analisado e aprovado segundo a legislação vigente no País; • Publicidade: este principio está no artigo 37 da constituição federal de 1988 e ele visa que todo orçamento aprovado e em vigência seja publico para que qualquer membro da comunidade cívica do país possa ter acesso ao mesmo – isso é praticado atualmente através do diário oficial e dos portais de transparência; • Clareza: este principio está no artigo 037 da lei orçamentária de 2004, o mesmo orienta que se tenha objetividade para a construção de orçamentos públicos, através da linguagem utilizada e da construção do texto; • Exatidão: este principio está no artigo 7 e 16 da constituição de 1988 o mesmo vem para solicitar que os orçamentos sejam exatos para que a partir deles possa ocorrer uma programação eficaz.

Auditoria e controle na administração pública. Depois de todo o processo de análise dos projetos solicitados por meio da audiência inicial, do projeto escrito e do embasamento na legislação o case aponta que 02 projetos foram aprovados pelo conselheiro e pelo conselho orçamentário, foram eles: A compra de um novo helicóptero e a criação de uma campana motorizada em duas rodas para a unidade de crimes de gangues, no entanto o trabalho do conselheiro não acaba após a aprovação, uma vez aprovados os projetos para o orçamento vigente o próximo passo é estabelecer as formas como esses projetos serão acompanhados, pois uma vez que o mesmo foram aprovadas com a justificativa que se fariam necessários para a melhoria dos serviços prestados, é necessário que se faça um programa de acompanhamento que garanta que estas melhorias estão acontecendo.

Para criação desta campanha é necessário primeiramente que se escolha a forma de auditoria que será realizada em cada um dos projetos, para orientar o processo dessa escolha a controladoria geral da união criou um processo de de centralização, integração e acompanhamento do controle interno, pois um projeto público não pode ser analisado igualmente com o projeto de qualquer instituição, pois programas governamentais não devem visar outro lucro se não o social e isto implica em uma enorme diferença no ramo organizacional, implantado em maio de 2003 o governo junto com o setor contábil de cada instância começaram um trabalho de captação, registro, acumulo, resumo e interpretação do desenvolvimento de cada projeto. Administração financeira. Curitiba: Camões, 2008 Antonio Barbosa.

Controladoria governamental como instrumento de governança e efetividade das políticas públicas: uma análise da atuação da controladoria geral da união. Disponível em: http://seer4. fapa. digitalpages. com. br/users/publications/9788579872372 SANTI, Eurico Marcos Dinis de. Curso de direito tributário e finanças públicas. São Paulo: Saraiva, 2008.

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