O nascimento da filosofia

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

A metodologia utilizada está pautada na aplicação de pesquisa bibliográfica e os resultados desta, com a análise dos textos, contribuíram para a compreensão de como se deu surgimento da filosofia e suas características. Palavras – Chave: (O NASCIMENTO DA FILOSOFIA E SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES, O QUE É A FILOSOFIA, QUEM FORAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS, PARA QUE SERVE A FILOSOFIA) 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho é referente ao nascimento da filosofia, os historiados relatam que a filosofia tem data e local de nascimento, no final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto, a principio a filosofia se questionava a respeito da natureza, sendo uma filosofia naturalista.

A filosofia natural ou da natureza trata das causas e efeitos da natureza, sendo percursora das ciências naturais, a primeira fase da filosofia natural nasceu com os pré-socráticos ao observar o mundo visível e fazer questionamentos do tipo: por que os seres vivos nascem e morrem, por que a prole se assemelha aos pais e etc. a segunda fase da filosofia natural se situa na modernidade nos séculos XVI e XVII. A importância da noção de arché está exatamente na tentativa por parte desses filósofos de apresentar uma explicação da realidade em um sentido mais profundo, estabelecendo um princípio básico que permeie toda a realidade, que de certa forma a unifique, e que ao mesmo tempo seja um elemento natural.

Tal princípio daria precisamente o caráter geral a esse tipo de explicação, permitindo considerá-la como inaugurando a ciência (MARCONDES, 2004, p. A grandeza desses primeiros filósofos está no fato, não de com eles ter começado a filosofia, mas por terem “formulado questões, problemas e condições da ciência e da filosofia, que permanecem significativas até hoje” (OLIVA; GUERREIRO, 2000, p. O que é filosofia Ao observar a palavra filosofia que é derivada de duas vogais gregas Philos Sophia, que significa amor e respeito pela sabedoria, Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra, com o conceito de amar a sabedoria. A filosofia é a racionalização, a criação continua de conceitos, foca em questões humanas e procura a desmistificação das coisas, atribuindo ao ser humano a capacidade de pensar e racionalizar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados obtidos na pesquisa implica que a filosofia surgiu com a busca por respostas em que a mitologia não satisfazia mais, principalmente com a organização social e politica dos gregos, tornando assim necessária a racionalização para satisfazer a questões sociais da época, onde se originaram os primeiros filósofos: Tales de Mileto, Anaxímenes e Anaximandro. No período pré-socrático os filósofos buscavam explicar questões relacionadas as transformações da natureza, ao mundo visível, atualmente ela abrange todo o ser, pensamento e quem somos. CONCLUSÃO Conclui-se que a partir da racionalização, do desenvolvimento da sociedade e da busca por respostas de questões e problemas que a mitologia não satisfazia, foi que se originou a filosofia, pois a mitologia tentava explicar o cotidiano associando a deuses e a coisas sobrenaturais, no processo de desenvolvimento social e de organização social os gregos precisaram racionalizar as coisas desenvolvendo o pensamento e, por conseguinte a filosofia.

O trabalho possibilitou compreender como se deu o processo do nascimento da filosofia, onde se originou com Tales de Mileto no período pré socrático. REFERÊNCIAS OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. São Paulo, Moderna, 2003. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download