O MULTILETRAMENTO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO MÉDIO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Letras

Documento 1

Mas para colocar tudo isso em prática, o educador deverá elaborar estratégias e traçar um plano de aula que atenda aos objetivos educacionais para que o foco do aprendizado não seja perdido pelo uso desta tecnologia. Por tudo isso, esse trabalho objetiva orientar nos cuidados necessários para se manter o objetivo educacional e propor sugestões de uso da música em sala de aula objetivando melhoria na qualidade do aprendizado e buscando despertar maior interesse nos estudantes para o estudo de conteúdos da língua inglesa. Palavras-chave: Multiletramento, Smartphone, Android, Aplicativo, Audiovisual, Música. ABSTRACT This work aims to propose the use of multiletramento through strategies of using an android application as a technological resource aimed at the teaching and learning of the English language through the study of music using smartphones of the students of high school students in the classroom.

This resource is presented as an option that seeks to solve not only the limitation of didactic resources that has been found in dseveral public schools, which has been the result of mechanized and repetitive classes, contributing to a negative perception of the teaching by the student, as also aims to provide a more enriching experience through the multiletramento to be experienced, through audiovisual resources that allow greater sensorial perceptions by the student, as well as to seek to arouse the interest of the young high school through the English language through music, which is a means of an expression so pleasing to the young man. Com base nesta realidade, propõe-se que se trabalhe em sala de aula a língua inglesa através do multiletramento. Através do multiletramento é possível que se trabalhe os sons das palavras através de uma experiência multimídia, se visualize imagens ou vídeos que representem significados de palavras na língua inglesa, permitindo assim, uma experiência audiovisual.

Através do uso de uma ferramenta próxima ao jovem (que ele possui grande afinidade), e a utilização de aplicativos audiovisuais, trabalhando-se o multiletramento, este trabalho visa proporcionar uma experiência de aprendizagem agradável e estimulante ao estudante do ensino médio. Mas como fazer isso em escolas públicas que não oferecem outros recursos e não possuem infraestrutura? O que o professor pode fazer para tentar mudar essa realidade em sala de aula? Como motivar o jovem de ensino médio a estudar a língua inglesa de uma maneira que seja para ele mais prazerosa e mais enriquecedora em termos de aprendizagem? São algumas das perguntas que este trabalho visa responder. O MULTILETRAMENTO, A REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS E O DESINTERESSE DOS ESTUDANTES Segundo Faria et al.

As disciplinas de língua portuguesa e matemática são consideradas as mais úteis por, respectivamente, 78,8% e 77,6% dos alunos. Já geografia, história, biologia e física são consideradas descartáveis para 36% dos entrevistados (CORREIO BRAZILIENSE, 2013, p. Este estudo apenas reforça o quanto o uso da tecnologia é importante para o jovem estudante. Ela se tornou uma realidade diária em seu cotidiano, e através dela, é possível que se trabalhe o multiletramento. Fica a sugestão, a título de exemplo de prática de multiletramento, a adoção de uma tecnologia no ensino da língua inglesa. Conforme Silva (s. d): As novas tecnologias, mídias e tecnologias de informação e comunicação (TICs) são tratadas pela maioria dos profissionais docentes como “monstros” do século, que vieram tomar os seus lugares ou suas mentes, e assim, preferem continuar as aulas de maneira mecânica e exaustiva, enquanto os alunos estão dentro da sala de aula munidos de aparelhos que os levam às informações imediatas através da rede de internet (SILVA, s.

d, p. Tal como afirma Silva (2001), “a escola não pode ficar indiferente ao fenómeno do audiovisual” (SILVA, 2001, p. Mas como utilizar recursos tecnológicos audiovisuais em escolas que não possuem muitos recursos e infraestrutura? Uma solução encontrada por muitas escolas públicas é a utilização do próprio smartphone pelo aluno para realização do trabalho em sala de aula. Isso traz uma conclusão importante acerca deste trabalho: que antes mesmo do educador dar início às suas aulas com música, ele deve realizar uma pesquisa junto aos alunos de quais tipos de músicas que eles mais gostam, quais cantores são os seus preferidos, buscando trazer músicas que despertem o interesse deles, pois assim, ele conseguirá conquistar o estudante ainda mais para que possa vir a despertar nele o interesse pelo estudo da língua inglesa, conseguindo, desta forma, atingir uma porcentagem maior de estudantes interessados pelos conteúdos; • através do gráfico 3: conclui-se que 83% dos entrevistados (23 estudantes dentro de um total de 27) acredita que a utilização de músicas nas aulas de inglês seria interessante, sendo que 11% pensa que talvez, ou seja, não tem certeza, e apenas 4% acredita que não.

Ou seja, grande parcela acredita no ensino de inglês através de músicas; • através do gráfico 4: ao serem questionados como eles acreditam que o professor poderia utilizar músicas nas salas de aulas, conclui-se que: 33% dos entrevistados sugeriu “fazer traduções”, outros 33% sugeriu “completar as letras”, 26% acredita que “cantar as músicas acompanhando as letras” e apenas 7% sugeriu “interpretar as canções”. Conclui-se, portanto, que conforme os resultados desta pesquisa, a maior parte escolheu “fazer traduções”, “completar letras” e “cantar as músicas acompanhando as letras”, que somados, totalizam 93% dos entrevistados; • através do gráfico 5: ao serem perguntados se o seu professor de inglês utiliza músicas em algum momento da aula, conclui-se que 48% respondeu que “sim”, 37%, respondeu que “às vezes” e apenas 15%, respondeu que “não”.

O que é muito positivo, pois indica que a utilização da música para o ensino da língua inglesa é muito considerada pelos professores, se somadas as respostas “sim” e “às vezes”, totalizam juntos, 85%. Baseando-se nestas informações, serão elaboradas, através deste trabalho, atividades a serem aplicadas em sala de aula, através da utilização do estudo de músicas, visando atender esses interesses, e simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento de habilidades como listening (ouvir), speaking (fala), writing (escrita) e reading (leitura). Escolha realizada pelo fato de atender os seguintes critérios: é um aplicativo de livre distribuição, sendo que o estudante não precisa pagar por sua utilização, bastando apenas realizar o download através do próprio aparelho smartphone; ele utiliza o sistema “Android” (que é um dos mais utilizados pelos smartphones).

Outras vantagens do uso deste aplicativo é que ele é totalmente audiovisual: além de disponibilizar o áudio da música, exibe simultaneamente o vídeo que correspondente, o que também auxilia na compreensão e interpretação do conteúdo. Além disso, o aplicativo permite ao aluno acompanhar em tempo real a letra da música, na opção “karaoke”. Conforme relatado por Leite (2012) em seu trabalho atuando como “professora estagiária”, que para obter sucesso nas aulas, além de realizar um bom planejamento da aula é fundamental que o educador, antes de tudo, observe o perfil de cada turma, e procure trabalhar de modo que possa atender esse perfil escolhendo para ele a melhor estratégia e metodologia de ensino mais adequada. Em seu trabalho, Leite (2012) percebeu que a metodologia com recurso audiovisual seria uma boa maneira de estimular o perfil de aluno desmotivado.

Neste modo, a música toca também sincronizada com a letra correspondente, porém, ela pausa em algumas partes, exibindo um símbolo onde deveria ter uma palavra, e esta palavra, é cantada, porém, não é exibida, sendo que cabe ao usuário do programa clicar sobre a palavra correta, sendo que são exibidas 4 opções de palavras como resposta. O professor deve recomendar que o estudante inicie pelo nível de dificuldade “beginner” (iniciante), mesmo que o aluno não tenha muitas dificuldades, pois neste nível, o estudante poderá compreender o sistema de pontuação do jogo, e que quando ele erra muitas vezes, o jogo acaba. Quando maior o nível, maior a dificuldade tende a haver, já que o número de palavras que o jogador deve adivinhar vão aumentando.

Este é um bom exercício de memorização de compreensão da pronúncia - ouvir (listen) e vocabulário para os estudantes. No nível de dificuldade “begginer”, para a música “If I were a boy”, o jogador deverá adivinhar 62 palavras. Será pontuado o envolvimento efetivo do aluno, bem como a demonstração de seus resultados e engajamento. Conclusão Em um mundo globalizado, multicultural, e com diversidade tecnológica, a maioria das escolas públicas ainda realizam o trabalho de ensino da língua inglesa com a utilização dos seguintes recursos: giz, quadro e livro didático. Uma geração de jovens de ensino médio que desperta grande interesse pela tecnologia e pela música, por serem parte de uma geração em que desde cedo tiveram contato constante com equipamentos tecnológicos e recursos audiovisuais, se sente, na maioria das vezes, frustrada diante desta realidade.

O multiletramento se for acrescentado à sala de aula, de maneira planejada, utilizando-se de ferramentas que agradem ao jovem, pode ser trabalhado objetivando-se não só a motivá-lo, mas também permitindo que recursos audiovisuais o estimulem no aprendizado. Diante de limitações de infraestrutura e recursos didáticos, o educador deverá buscar soluções alternativas que possam despertar o interesse nos estudantes, visando uma motivação maior para o aprendizado. roca. utfpr. edu. br/jspui/bitstream/1/4807/1/MD_EDUMTE_VII_2014_33. pdf>. Até o fim de 2017, Brasil terá um smartphone por habitante, diz FGV. Disponível em: <https://link. estadao. com. br/noticias/gadget,ate-o-fim-de-2017-brasil-tera-um-smartphone-por-habitante-diz-pesquisa-da-fgv,70001744407> Acesso em: 10 de mai. FERRAZ, M. AUDI, L. C. C. Ensino de língua inglesa com música.  O ensino de língua inglesa através da música.

 Disponível em: <http://www. editorarealize. com. br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA16_ID7730_08092015145922. C. C. R. Uma imagem vale mais do que mil palavras: o audiovisual como facilitador e motivador da aprendizagem de uma língua estrangeira. Relatório de Estágio com feição dissertativa do Mestrado em Ensino do Português no 3.

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