O MARKETING DIGITAL NA PROMOÇÃO DOS SERVIÇOS MÉDICOS

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Administração

Documento 1

Objetivo Geral 4 1. Objetivos Específicos 4 1. JUSTIFICATIVA 5 2 REFERENCIAL TEÓRICO 6 2. O MARKETING DIGITAL: UMA CONCEITUALIZAÇÃO 6 2. O CONSUMIDOR DA ERA DIGITAL 7 2. Com o emprego exponencial dos canais digitais as empresas conseguem manter um relacionamento com o seu público de maneira individualizada, atendendo mais rapidamente aos seus anseios e satisfazendo mais assertivamente, com produtos e serviços, as suas necessidades. Neste sentido, é fundamental tomar decisões estratégicas sobre público, conteúdo e plataformas, fazendo com que o Marketing pela internet ganhe um significado primordial na estratégia competitiva das empresas e dos profissionais. O marketing utilizado para promover os produtos e serviços médicos corresponde ao conjunto de ações e estratégias que são utilizadas para valorizar a prática médica, bem como para promover as empresas, seja por meio da identificação de oportunidades que o mercado apresenta, seja para manter o relacionamento com os clientes e consumidores dos produtos e serviços.

Porém, o marketing médico é delicado no sentido de que sua utilização deve atender um conjunto de princípios éticos que regem a medicina, que, embora seja uma disciplina banida do currículo formal na formação médica, a competitividade existente no mercado e a sua importância para a manutenção dos negócios, faz do Marketing um importante aliado para os profissionais e serviços médicos. A ética na profissão médica exige limites na propaganda e publicidade médicas, pois a atividade fim não é considerada a econômica e financeira, mas sim a preservação da vida humana, cabendo, portanto, ao Marketing Digital aplicado aos serviços médicos considerar este fator. Kotler (2005) refere que o objetivo das ações de Marketing em uma empresa é satisfazer as necessidades do consumidor, antecipando ou oferecendo-lhe os motivos da sua procura.

Assim, o marketing começa muito antes da venda de determinado produto ou serviço, não sendo somente publicidade. O Marketing é fator principal no desenvolvimento e criação dos produtos em geral, também, tem papel fundamental na detecção de necessidades, surgindo ai uma oportunidade, e deve ser contínuo durante a vida do produto, seja na conquista de novos clientes, seja na modernização, performance e gestão de vendas do produto. Conforme Kotler (2005, p. “uma oportunidade de Marketing é uma necessidade do comprador que a empresa pode atender de maneira lucrativa”. Até certo tempo atrás, os profissionais de Marketing construíam as estratégias para o mercado consumidor como um todo. Na atualidade, o consumidor de forma individualizada, é o centro da estratégia de Marketing. Segundo Piñeiro-Otero e Martínez-Rolán (2016, p.

são valorizados os aspectos de “satisfação do consumidor, orientação para o mercado ou valor para o consumidor na gestão de Marketing”. O CONSUMIDOR DA ERA DIGITAL Segundo Kotler (2005), para que as empresas consigam satisfazer as necessidades dos clientes alvos, precisam compreender o comportamento do consumidor. Essas descrições a respeito dos fatores que influenciam os consumidores são estudas pelo Marketing e usadas de forma a persuadir os compradores. São expostos à uma comunicação de Marketing que tem o objetivo de manter o consumidor informado e despertado aos apelos comerciais, evitando a rejeição aos produtos promovidos. O consumidor online apresenta algumas características, conforme Ryan (2016), que acabam influenciando as estratégias de Marketing, podendo ser definidos da seguinte maneira: a) são experientes em usar mídia, os consumidores já estão acostumados a usar aplicativos e a comprar online; b) são imediatistas, no mundo basicamente digital, os consumidores estão crescendo ou envelhecendo acostumados a ter imediatamente o que querem, as informações são on-time, desafiando as empresas a fornecer produtos e informações com velocidade; c) estão no controle, as estratégias de marketing devem ser baseadas no usuário como o centro da estratégia; d) são inconstantes, apesar de ser online, o consumidor espera a lealdade e transparência em todas as ações do vendedor, sendo portanto, fundamental para o marketing digital construir uma marca de confiança; e e) são vocais, o consumidor da era digital fala para os outros sobre suas experiências online, seja em fóruns, em mídias sociais, ou em comunidades de que participe.

O consumidor atual é experiente no uso de aplicativos móveis, usando-os para realizar as suas compras. Por conta disto, o comércio online ou e-commerce tem crescido muito nos últimos anos, com tendência a continuar crescendo (E-COMMERCE BRASIL, 2020). O MARKETING MÉDICO FRENTE À ÉTICA MÉDICA No campo da saúde, e mais precisamente na área da medicina, a ética é abordada na profissão tendo em vista um compromisso pessoal assumido, com interesses específicos de ambas as partes e lealdades gerais. Desta maneira, além dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento da profissão, esta “impõem obrigações que asseguram competência e confiabilidade profissionais, correlatas aos direitos das outras pessoas”  (SOARES ; SHIMIZU; GARRAFA, 2017, p. O estudo da ética faz parte do currículo acadêmico nas escolas de medicina do país e dentre as razões para considerar o seu estudo em cursos como o de medicina, Siqueira (2009) observa que de forma lamentável, o conhecimento é disponibilizado nas instituições educacionais com uma forma de adquirir rentabilidade econômica em detrimento da possibilidade do atendimento por valores éticos, de forma que a competitividade pessoal seja colocada num patamar maior de relevância do que a promoção da solidariedade.

O Código de Ética Médica, publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CRM), é baseado nos princípios deontológicos da medicina (SOARES; SHIMIZU; GARRAFA, 2017) e reforçam o respeito absoluto ao ser humano, cuja atividade médica deve ser verificada como atuação em prol da saúde individual e da coletividade, onde não haja discriminações de qualquer espécie (CFM, 2019). A ética e a moral eram estudadas desde os tempos filosóficos, quando os pensadores despertados pelas questões referentes à vida social, passaram a regrar com conselhos a conduta que relacionavam a vivência em sociedade considerando o certo sobre o errado, e o justo sobre o injusto (BUENO, 2007). O que muda obviamente, conforme já descrito, são as restrições previstas em lei que interferem na forma e conteúdo para as propagandas da área médica.

Segundo o Manual de Publicidade Médica, no seu art. º, a propaganda, anúncio ou publicidade médicos dizem respeito a qualquer comunicação levada ao público, sem distinção do meio utilizado, de atividade, anuência ou participação do profissional médico na sua veiculação (CFM, 2011). Dentre as diversas possiblidades que o Marketing Digital proporciona aos serviços médicos, está a oferta de ferramentas e estratégias que auxiliam as empresas a desenvolverem suas metas e objetivos a partir do relacionamento com o seus clientes. Assim, optar pelo Marketing Digital permite às empresas e aos profissionais a utilização de técnicas e ferramentas estratégicas para tornar o processo mais ágil e gerar mais oportunidades, gerando conteúdo de qualidade e aprimorando o relacionamento com os seus clientes.

Em complemento, a pesquisa será descritiva, que conforme Gil (2010, p. afirma, as pesquisas descritivas “compreendem os estudos que pretendem caracterizar, descrever ou traçar informações sobre algum determinado assunto”. Deste modo, a utilização da abordagem qualitativa e descritiva estará adequada aos propósitos desse trabalho, cujo objetivo visa abordar as ferramentas do Marketing Digital que podem ser utilizadas para a promoção dos produtos e serviços médicos. CRONOGRAMA As atividades necessárias para a realização da pesquisa estão demonstradas no Cronograma do Quadro 1, especificando os passos necessários para a elaboração do pré projeto de pesquisa, bem como do projeto final. REFERÊNCIAS ALT-SIMMONS. n. p. BUENO, Isaque José. Liberdade e ética em Jean-Paul Sartre. Monografia (Graduação) apresentada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, v. n. p. CORDEIRO, Quirino. Marketing digital: o que é, suas vantagens e ferramentas. Disponível em: <https://www. mirago. com. br/marketing-digital/>.  São Paulo: Saraiva, 2003. E-COMMERCE BRASIL. E-commerce brasileiro cresce 22,7% com faturamento de R$ 75 bi em 2019. Disponível em: <https://www. ecommercebrasil. Nuevas Ideas en Informática Educativa – TISE: 2015. KOTLER. Philip. Marketing Essencial. Conceitos, estratégias e casos. MOWEN, John C; MINOR, Michael S. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003. NEVES, Nedy Cerqueira. Ética para os futuros médicos: é possível ensinar? Brasília: Conselho Federal de Medicina, 2006. com/marketing-digital/>. Acesso em: 01 nov. PIÑEIRO-OTERO, Teresa; MARTÍNEZ-ROLÁN, Xabier. Understanding Digital Marketing - Basics and Actions. Springer International Publishing Switzerland, 2016. ª ed. Hong Kong: Kogan Page, 2016. SIQUEIRA, José Eduardo de.

O ensino da ética no curso de medicina. O Mundo da Saúde, v. Impr. p.

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